sábado, 13 de agosto de 2011

O AMOR CUIDADO

O quê move o cuidado de um pai ou de uma mãe com seus filhos? O quê os motiva a abrir mão de si para o bem estar dos outros membros da família? Pode ser a responsabilidade, o compromisso, dentre tantas outras coisas! Mas se nos aprofundarmos, veremos que a fonte da Paz, Harmonia, equilíbrio de uma família está no AMOR!

Quem ama cuida e por isso, a importância de cuidar primeiro do AMOR, para o equilíbrio familiar! Fui chamado para pregar hoje no grupo de casais Sagrada Família da Comunidade Coração de Maria sobre o tema o O AMOR CUIDADO!

O amor cuidado é o amor aprimorado, caprichado, zelado e bem feito!

Tudo que é bem cuidado é sinal de que foi tratado com carinho, esmero, atenção e intenção. Todo cuidado tem um propósito, não é acidental!

Quando pensamos em CUIDADO, pensamos em atenção especial e esmerada, por ex: Comportamento vigilante, precavido e zeloso.
O Amor cuidado não suporta desleixo, nem o desmazelo negligente.

Enumeramos alguns riscos ao amor cuidado:

AS PALAVRAS
Um dos mais importantes cuidados se relaciona com as Palavras que se falam dentro de casa;
Comunicação em qualquer área da nossa vida é fundamental e precisa ser priorizada dentro da família; Pois, temos que estar conscientes sobre a força das palavras negativas; que decorrem dos relexos de pensamentos perniciosos;

Nem um Amor resiste a reclamações rotineiras e ao pessimismo. Nem um amor resiste ao pessimismo!

A lamúria gera reclamações constantes; As reclamações constantes afastam os membros da família;

É insuportável conviver com quem só sabe reclamar da vida, dos outros, de Deus e, principalmente do conjugue. Ninguém merece e ninguém aguenta!

RADICALISMO
Outro risco que precisa ser considerado é o RADICALISMO, a falta de flexibilidade depõe contra si próprio. A história do 8 ou 80 não tem nada de evangélico, pelo contrário, cria rótulos ou gera dúvidas, além de quebrar a harmonia das limitações pessoais de cada membro da família.

ANTIGAMENTE ERA MELHOR!
Outro risco, deixar o passado no lugar dele: no passado! Mesmo que tenha sido bom, ótimo. Não volta! O hoje é o que verdadeiramente importa!

SÓ AMOR ROMÂNTICO EXISTE
Não podemos confundir o Amor verdadeiro com o romantismo novelesco! AMOR é doação, perdão, renuncia, decisão, recomeço, vivência, constância, entrega, lágrimas, luta, vitórias, derrotas, conquistas e perdas.

PREOCUPAÇÃO EXAGERADA COM O FUTURO
A vida familiar é feita de etapas que precisam ser vividas cada uma a seu tempo!
Acompanhe seu FILHO hoje, celebre as festinhas de escola, as conquistas da natação, as notas boas e ruins!

Quem só pensa no futuro, esquece de viver o presente!

Para cuidar corretamente do AMOR só tratando-o como o seu criador o trata! E como descobrir esta forma se não temos uma intimidade com o CRIADOR que é Deus?

Cuidar da espiritualidade é cuidar do crescimento e amadurecimento do amor, onde se descobre o perdão que é o antídoto para evitar toda a bola de neve que os riscos acima levam a descuidar do amor!

Para encerar, vamos ler a passagem de Josué 24, 14 – 22.
Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14“Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos.
18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
19Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem”.
21O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. 22Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que esco¬lhestes o Senhor para servi-lo”. E eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!”

Observe a decisão de Josué: Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. Essa deve ser a nossa opção, pois somente assim o AMOR será cuidado! Chama a atenção também a profissão de fé do povo de Israel reconhecendo que somente Deus pode nos ajudar a cuidar das nossas vidas e especialmente o AMOR que fortalece e protege a família!

Nenhum comentário: