— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
PEDAGOGIA DE JESUS
Certa vez ouvi uma pregação sobre essa passagem e achei pertinente comentar!
Nesta passagem a mulher cananeia é testada na fé por Jesus, senão veja:
PRIMEIRO TESTE - O SILÊNCIO DE JESUS
...mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma.
Jesus não deu ouvidos ao clamor desta mulher! Muitos de nós nos achamos desprestigiados, ofendidos quando nossos clamores não são ouvidos! Ora, Jesus é Rei e Senhor, cabe a Ele determinar quando e como responder aos servos!
SEGUNDO TESTE - A CRÍTICA DOS HOMENS
Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.
Pior do que o silêncio de Jesus são as palavras de desestímulo das pessoas, que nos incentivam a desistir da caminhada e do nosso foco, a SALVAÇÃO!
Senhor Socorre-me!
A cananeia venceu estes dois testes com a obstinação de quem sabe o que quer: A CURA DE SUA FILHA!
TERCEIRO TESTE - A FIRMEZA DO NÃO!
“Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”.
O teste fatal! A humilhação enfim, o fundo do poço! Jesus sempre deixou claro que sua obra salvífica era em primeiro lugar para os judeus! Todos sabiam disso! Jesus sempre falava nisso!
Apesar de parecer grosseiro, Jesus estava reafirmando aquilo que sempre defendia!
Quando mexe com a nossa vaidade, difícilmente mantemos a perseverança, a nossa fé, a nossa convicção!
Aprendi com esta mulher guerreira que a sabedoria e a persistência baseada na fé nos traz as palavras certas para argumentar, mesmo com um DEUS feito homem, como Jesus!
A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”
Jesus não resistiu as palavras da mulher, pois Assim como no centurião romano, deve ter pensado no episódio de Mateus 8, 10:
10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.
Então Jesus proferiu sua sentença:
“Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Então que o exemplo desta mulher cananeia nos ajude a enfrentar os testes que a vida nos impõe e que Deus permite para nosso crescimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário