sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Um Matrimônio provado pela fé!

Hoje quando a Igreja celebra o dia de São Januário, um bispo que foi preso e condenado por Diocleciano, ultimo Imperador perseguidor dos cristãos à morte, virando comida de leões e assim como com Daniel, as feras apenas o lamberam e pela maldade humana foram decapitados! Os fiéis guardaram seu sangue em uma ampola e começaram a tê-lo como protetor das pestes e das erupções do vulcão Vesúvio! Seu sangue até hoje esta em uma ampola, que no dia de hoje na Basílica de São Januário, esse sangue sai da forma solida para a liquida e muda de cor! Peçamos a São Januário para não deixarmos de confiar no Senhor mesmo nas tribulações e que ele interceda para que os vulcões do nosso matrimônio estejam sempre controlados por Deus!

Vamos falar hoje de um casamento que é um sinal de contradição para os dias de hoje!

O casamento de Jó e de sua esposa!

Jó 1: 1-3 nos descreve como esse casal era bem sucedido, possuíam muitos bens, ovelhas, camelos enfim, um casal abençoado com o dom da prosperidade.

"Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó, íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos. Este homem era o mais considerado entre todos os homens do Oriente."

Hoje Deus derrama sobre muitos casais esse dom de prosperidade, o problema é que muitos casais buscam não o seu padrão de prosperidade e sim, a prosperidade do outro! A minha medida esta relacionada com os meus valores e não com os valores do outros! Seja feliz com a sua prosperidade, não espere perdê-la para valorizá-la! Agradeça pelos bens que Deus lhe deu, seja grato!

Jó 1: 4-5 mostra como eles tinham um cuidado com seus filhos, e principalmente, o cuidado de não deixar que eles desagradassem a Deus!

" Seus filhos tinham o costume de ir à casa uns dos outros, alternadamente, para se banquetearem e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. Quando acabava a série dos dias de banquetes, Jó mandava chamar seus filhos para purificá-los e, na manhã do dia seguinte, oferecia um holocausto por intenção de cada um deles: porque, dizia ele, talvez meus filhos tenham pecado e amaldiçoado Deus nos seus corações. Assim fazia Jó cada vez."

Os filhos são de total responsabilidade dos pais; ninguém melhor do que os pais para orientar, ensinar e corrigir do quê o pai e a mãe! Nunca transfira essa responsabilidade para ninguém

Jó 1: 14-19 - Perdeu bens, Perdeu Filhos, 10 filhos de uma vez só!

“um mensageiro veio dizer a Jó: Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.

De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia. Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia. Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio de espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia! Ainda este estava falando e eis que entrou outro, e disse: Teus filhos e filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho, quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.”

Perdeu um filho é duro! Agora imagine perder 10 de uma vez!  Aqui precisamos aprender que em um casamento a única eterna é a aliança que se forma a cada vez que um homem e uma mulher se casa!

Tudo em um relacionamento a dois pode passar, mas a cumplicidade e desejo de ser fiel à promessa feita no altar, nunca deveria passar! Casamentos edificados nos bens materiais não se sustentam para sempre! Casamentos edificados nos filhos, também não se sustentam para sempre! Só sobrevive aquele casamento que é edificado em Deus! E ao que parece, esse casamento se manteve de pé, mesmo quando se perdeu os bens e os seus 10 filhos!

Qual o segredo? Intimidade com Deus. Em Jó 1: 20-22,  testemunhamos uma reação de quem tem intimidade com Deus! De quem reza e conhece o Deus onde pôs a sua confiança!

"Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra, disse: Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isso, Jó não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma."

Casamento edificado no sexo, também não se sustenta. Observe que em Jó 2: 7-8,  o marido foi acometido de lepra e com isso toda a sua vida sexual foi pro espaço! 

Casamentos que tem intimidade com Deus, não estão livre de discussões! Em Jó 2: 9.  A mulher manda o marido morrer e ele responde: Você está louca? Observe que a relação estava sofrida por tantos acontecimentos negarivos!

Antes de julgar a mulher, considere que mesmo depois de todas as desgraças que eles viveram juntos, ela continuava ali, ao lado de Jó! Ou seja, nunca o abandonou!

“Sua mulher disse-lhe: Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre! Falas, respondeu-lhe ele, como uma insensata. Aceitamos a felicidade da mão de Deus; não devemos também aceitar a infelicidade? Em tudo isso, Jó não pecou por palavras.”

Meu irmão e irmã, o verdadeiro casamento sobrevive a tudo, até mesmo a palavras de desespero! Hoje os casais se separam por tanta poua coisa! Por coisas tão pequenas! Esse casal, passou por perda de dinheiro, conforto, honra, perda de DEZ filhos, perda da saúde, perda da sexualidade por causa da lepra, e mesmo assim, não desistiram um do outro!

Não existe nenhuma tempestade que não passe! E a recompensa para aqueles que são fiéis á sua vocação de matrimônio é no minimo o dobro de tudo o que se perdeu em nome de uma vontade de fazer a vontade de Deus!

Veja que em Jó 42:12-13 todos os bens foram restituídos ao casal em dobro!

O Senhor abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros, e teve Jó quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Teve também sete filhos e três filhas:”

Só para terminar! Qual seria sua reação depois de estar rico de novo, com o cônjuge que lhe mandou morrer, quando você estava sem nada e doente? No caso deles, superaram e ainda tiveram 10 filhos novamente!

Que casal cheio de perseverança e de bom testemunho para nós!

Nenhum comentário: