Na palavra do Evangelho de Mateus 5,13 - Deus nos revela sua vontade, para melhor entendimento, vamos dividir em duas partes:
PARTE I - LEVAR O SAL AO MUNDO!
Em Mateus 5, 13a, Jesus nos diz assim: "Vós sois sal da terra. Se o sal perde seu sabor, como tornará a ser sal?"
Jesus usa uma pedagogia simples para que todos sejam alcançados com os seus ensinamentos, todos nós sabemos que O SAL TORNA OS ALIMENTOS SABOROSOS!
Em Jó 6,6 a palavra questiona "O quê é insosso, come-se sem sal?
A doutrina Cristã para os homens que estão distante de uma vida espiritual, não é muito atraente, afinal morrer para salvar os outros por amor, não nos parece ser algo muito convidativo!
No meu caso, enquanto membro do Carisma Rainha da Paz, exercer o chamado de MATERNIDADE ESPIRITUAL em pessoas que não são nada da minha família biológica; Cuidar, zelar como filho, aquele que não tem nenhum vínculo hereditário e genético, ser chamado a adorar e evangelizar para quem não está envolvido com uma experiência pessoal com Jesus Cristo, além de não ser saboroso, ainda é julgado como louco! (Ainda bem, louco por Jesus!)
Esses chamados às pessoas que estão no mundo, verdadeiramente, sob a ótica humana não são atraentes! Somente com o testemunho de quem experimentou o sabor de viver essas realidades, é que um dia o mundo poderá abraçá-las e encontrar um grande tesouro escondido! O Papa Francisco nos ensina que a Igreja não cresce pelo proselitismo e sim, pela atração! Essa atração vem do testemunho dos cristãos!
Irmãos e irmãs, o sal na vida cristã, além de dar sabor (sentido) a doutrina para os demais cristãos! Também a função de longevidade na nossa vivência pessoal deste testemunho, afinal, não somos chamados a ter esse testemunho em um momento da nossa vida, mas, por TODA a nossa vida!
No livro de Números 18, 19 Deus nos fala sobre uma ALIANÇA DE SAL que representa algo que seja eterno, duradouro! Assim Deus espera que o meu sal seja algo firme e bem fixado em uma experiência pessoal com Ele!
PARTE II - NÃO PERDER O SABOR!
Na segunda parte do versículo, Jesus questiona que se um cristão perde o sabor, qual será sua serventia?
Vejamos Mateus 5, 13 b - "...não serve para nada, jogam-no fora e é calcado aos pés pelos homens!"
Eu me lembro da história de uma grande evangelizadora, que encantava a todos com a sua disposição de servir e que deixou a sua fé arrefecer, chegando ao ponto de se envolver em um escândalo e perdeu toda a sua credibilidade de serva, pois as pessoas não lhe davam mais crédito à sua pregação! Aqui vamos separar a filha que precisa ser acolhida e cuidada da serva que levava sal ao mundo! Uma coisa é completamente diferente da outra!
Mas como fazer para não perder o sabor?
Um dia, partilhando com uma irmã, esta me relatou que quando não existia geladeira, a dona de casa salgava a carne para que esse alimento durasse mais dias e não viesse a se estragar, além de ter que expor essa mesma carne ao sol.!
E o que muito me chamou a atenção é que assim como a carne precisa ser exposta ao sol, nós precisamos nos expor na vida de oração e de intimidade com Deus, para que a longevidade da vivência saborosa do cristianismo se perpetue, pois o nosso sol é Jesus!.
Deste modo, para não perder o sabor se exponha à vida de oração e intimidade com Deus, no exercício da EVANGELIZAÇÃO e ADORAÇÃO!
Irmãos, sem a vivência do Evangelho e sem uma intimidade com Deus, perdemos a capacidade de saborear a Graça e de viver uma vida espiritual com sabor dentro da Vontade Divina!
E para não perder o sabor do sal, se exponha sempre à presença de Deus como filho amado que é!
Sim, você é um filho(a) muito amado(a) por Deus!
Sim, você é um filho(a) muito amado(a) por Deus!
Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário