Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com situações de tristeza, desânimo e perca da intensidade da fé!
Essa semana eu encontrei um médico, muito amigo, o conheço a mais de 20 anos! Considerado um dos melhores médicos de sua região! Fazia quase um ano que eu não o encontrava; eu havia sido informado que ele estava enfrentando um câncer no pulmão e confesso que esperava encontrar um homem desanimado, triste e com sua fé abalada, mas, para minha edificação encontrei um homem consciente de sua condição, sereno e convicto de que tudo está bem entregue, pois está nas mãos de Deus!
Que belo testemunho, ele um homem da ciência, estudioso, totalmente, entregue ao amor de Deus. Em nenhum momento de nossa conversa escutei uma lamentação, só escutei palavras de agradecimento por estar vivo mais um dia; depois de alguns tempo conversando, pedi para rezar por ele! Ppis Deus me fazia ver diante de mim, um novo Nicodemos! Alguém que nasceu de novo, nasceu da água e do Espírito!
Alguém que experimentou um batismo de martírio, mas que contrariando todo padrão humano de ficar revoltado, demonstra gratidão a Deus por mais um dia de vida!
Essa experiência me fez lembrar de três irmão que enfrentaram três desafios à sua fé, Lázaro, Marta e Maria. Essa narrativa só é encontrada no Evangelho de João!
Essa família era muito amiga de Jesus, tanto que sempre que estava em Betânia, Jesus fazia questão de se hospedar na casa dessa familia, Lázaro estava doente, Maria era aquela mulher pecadora que se atirou aos pés de Jesus na casa de um fariseu que beijou seus pés e os enxugou com os cabelos e Marta era super agitada! Com a doença de Lázaro mandaram chamar Jesus! A gravidade da doença remetia uma certa urgência e Jesus diz que a mesma não era caso de morte, mas para a glória de Deus! Mas para quem estava em Betânia, a cada dia que se passava, seria natural o desespero! E Jesus ainda ficou dois dias antes de ir!
O primeiro desafio, Esperar pela a hora de Jesus!
Saber esperar pela demora de Deus; se Jesus é o Senhor, ele diz a hora que vai agir, o tempo e a hora é dEle!
Mas, se Ele não vier!
O segundo desafio foi no enterro de Lázaro, pois se Jesus não veio quando o amigo estava doente, era natural que a família esperasse por sua presença no enterro! Jesus também não apareceu, a passagem nos diz que Jesus já sabia da morte de Lázaro e comunicou isso aos discípulos,mas mesmo assim, Jesus não quis ir ao enterro! Ele estava em Jerusalém que ficava a cerca de 3 km de Betânia, e mesmo assim chegou ao destino somente quatro dias depois da morte de Lázaro, quem estava com Jesus sabia que a poucos dias antes, os judeus tentaram apedrejar Jesus proximo a Betânia e que retornar, segundo relato de Tomé, seria sofrer o risco de morrer também! Mas, as amigas? Marta e Maria não sabiam disso! A expectativa havia sido frustrada mais uma vez, afinal, O Amigo não apareceu no enterro de Lázaro!
O terceiro desafio fica por conta de aproveitar o encontro com Jesus! Muitas pessoas se sentem frustradas em suas expectativas com relação a Jesus, e por isso mesmo, se mantém longe da Igreja ou de Deus! Quantas pessoas pedem ajuda a Jesus em momentos difíceis de sua vida, e como não são atendidas, simplesmente, se revoltam contra Jesus!
Maria estava arrasada e as escrituras nos conta que ela ficou em casa enquanto Marta correu ao encontro de Jesus ainda na entrada da aldeia! Quantas pessoas ficam paralisadas pelas suas expectativas não atendidas, por não compreender que as coisa devem acontecer sempre para a glória de Deus e não para o seu interesse pessoal! Marta correu para Jesus; ela não esperou ele chegar em sua casa, ela foi ao seu encontro!
Marta passou no teste! Ao se encontrar com Jesus profere: "Senhor se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido!" que demonstração de confiança no poder de Jesus, pois ela completa: "...mas sei também agora que tudo o quê pedires a Deus, Ele te concederá!" . Marta sabe em quem depositou a sua fé.
Jesus responde de forma curta e objetiva: "Teu irmão ressugirá!". Marta, exprime mais uma vez, a confiança em Jesus quando expressa a sua fé nos ensinamentos que Ele havia lhe formado, quando exprime: " Sei Senhor que ele há de ressugir no último dia, conforme tens nos ensinado"! Jesus ficou edificado com sua palavras e diz "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá! Crês nisto"?
E todos sabemos que Jesus chamou Lázaro e o trouxe novamente à vida!
Mas o quê Deus quer nos dizer hoje é que em tempos de tempestades, doenças, aflições, Jesus sempre estará conosco, por que Ele é um amigo fiel!
Pode demorar, pode até nem vir, mas quando menos esperarmos, Ele estará como sempre, sendo fiel em nossas vidas!
Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário