Vamos pegar a passagem do Evangelho de Mateus 14, o capitulo inicia com a noticia da morte de João Batista e essa noticia mexeu com Jesus, pois ao mesmo tempo que se perdia um familiar próximo, ficava claro para Jesus que a missão de João de ser o preparador para sua vinda havia terminado e deste modo, a bola do projeto de salvação elaborado por Deus estava com Jesus!
Jesus se considerava pronto para a segunda parte do projeto, mas ele sabia que a ultima parte ia depender do seus apóstolos, eram eles que iriam conduzir o projeto após a sua ascensão aos céus! Olhou para a sua equipe, aqueles que haviam sido escolhidos pessoalmente por ele e pensou em se retirar para se encontrar pessoalmente com o seu Pai! Porém, uma multidão o seguia, inclusive aqueles que haviam ficado órfãos, os discípulos de João.
Nesse momento, os discípulos (que em um futuro próximo ficariam responsáveis por este povo) manda dispensar o povo por que estava ficando tarde e pior, com fome! Jesus então vê que é hora de ensinar aos apóstolos como fazer; Jesus elabora um programa de treinamento para a sua equipe!
Primeiro, Ele multiplica os pães e os peixes e cria o futuro famoso MacFish (sanduíche de pão com peixe) e alimenta mais de 5 mil homens sem contar mulheres e crianças.
Depois, a coisa ficou quente para os apóstolos! São 3 desafios impostos por Jesus:
a) Obedecer e entrar na barca
b) Vencer a espera por Jesus na barca
c) Sair da Barca
O primeiro está no versículo 22 observe que Jesus obrigou os apóstolos a entrar no barco, isso demonstra que eles não estavam confortáveis em entrar no barco, na verdade eles ainda estavam lembrando da ultima experiência quando enfrentaram uma tempestade e o barco quase afundou, e naquela oportunidade Jesus estava com eles; e dessa vez Jesus disse vão na frente que eu vou depois, mas como ele ia depois de só havia um barco, mas mesmo assim, eles entraram no barco para atravessar o mar.
O segundo esta relacionado pela experiência de estar no mar agitado, com os ventos contrários e Jesus nada de aparecer. Imagine a dúvida tomando conta dos apóstolos e as discurssões sobre a a vinda ou não vinda de Jesus; cada apóstolo tem a sua personalidade e nos momentos de ansiedade essas ficam mais expostas, por exemplo: Tomé (O desconfiado) deve ter dito: Eu disse que não era para a gente entrar no barco; Natanael (O exigente) deve ter dito: Eu disse que esse barco era pequeno para todos nós!; Simão Iscariotes (O tesoureiro): Se esse barco afundar vai ser um prejuízo só!; Enfim, eles devem ter passados momentos de aflição e dúvidas, pois Jesus só foi ao encontro deles na terceira vigília da noite (As vigílias começavam as 18 horas e duravam 3 horas), ou seja, Jesus foi ao encontro deles após as 3 da manhã por isso, alguns gritaram Fantasma!
Movidos pelo medo, afinal, eles estavam num barco esperando por Jesus por toda a madrugada. Jesus tinha mais uma lição para ensinar a eles e olha que os discípulos eram ruim de aprender e desta vez, Jesus queria exercitar a paciência de esperar por Ele e o Acreditar na Sua Palavra, se Jesus disse que ia, os apóstolos precisavam acreditar, pois muitas coisas que Jesus havia dito a eles que só se concretizariam após sua paixão, morte e ressurreição.
E o terceiro desafio foi o mais difícil e só um apóstolo conseguiu ser vencedor!
Quando Jesus depois das 3 da manhã vinha andando sobre as águas, Pedro, mesmo sem ter a certeza de que era Jesus, teve a ousadia de tomar a iniciativa e pediu para ir ao seu encontro!
Todos os outros continuaram na barca, afinal onde era o lugar mais seguro, na barca!
Pedro nos ensina que você precisa fazer o que nunca fez para viver aquilo que você nunca viveu na sua caminhada. Se você faz as coisas sempre do mesmo jeito, sempre colherá os mesmos resultados.
Quem não sai do barco, tenta te convencer de que é loucura sai do barco e até torce contra para provar que eles estão cetos de não sair do barco!
Muitas pessoas se detém na frase de Jesus: Homem de pouca fé! Se Pedro que se lançou no mar tem pouca fé, imagina os quê Jesus não pensou dos outros onze que não tiveram se quer a coragem de sair do barco!
Em outra oportunidade, Jesus perguntou: E vós quem dizeis que sou? Todos responderam aquilo que todo mundo dizia, mas Pedro mais uma vez foi ousado e proclamou: Tú és o Cristo! E Jesus deu a ele o quê? Só as chaves da sua Igreja e o transformou em Pedra onde foi fundada a Igreja de Cristo! E os outros receberam o premio da mesmice!
Quem sai do barco conta milagres de si mesmo e quem fica no barco conta milagres que os outros viveram!
E você?
Um comentário:
Gostei muito da reflexão, abriu a minha mente sobre a ousadia com Deus, aprendi bastante, Deus o abençoe ,!!!
Postar um comentário