sábado, 29 de novembro de 2014

Pais e Filhos!

O capítulo 15 do Evangelho de Lucas é considerado o departamento de achados e perdidos da Bíblia! É Ovelha perdida, é moeda perdida e filho perdido e com todas essas parábolas, Deus deseja nos falar sobre o valor de recuperar aquilo que estava perdido e foi achado!

É neste capítulo é que encontramos uma das mais belas histórias do amor de Deus, uma história criada por Jesus para falar sobre o perdão, sobre o desafio de retornar para Deus, como também sobre o relacionamento de pais e filhos!

Eu costumo dizer que pregar para Pais e Filhos é a especialidade do nosso Carisma, pois evangelizamos tratando a todos como FILHOS!

Eu até acredito que todo Filho de Deus que é um Bom Pai tem boas chances de se encontrar no nosso Carisma, pois se cuidamos bem dos filhos dos outros imagina dos nossos! (Risos)

Nesse caso, vamos nos deparar com um Pai que é incompreendido pelos seus dois filhos, o filho mais novo não o compreende e vai embora; o filho mais velho fica, mas também não consegue compreender o pai, ou seja, nenhum e nem o outro traz dentro de si os valores do Pai!

Acredito que o filho dos sonhos deste Pai fosse a mistura do Filho mais novo quando volta com o Filho mais velho que fica!

Pare e pense! O quê fez esse menino sair de casa? O quê o fez sair debaixo da proteção de seu Pai?

O Pai deste menino é Deus! E o menino quem é?

Responda: SOU EU!

Neste contexto, o Pai tem um Inimigo, mas esse Inimigo é infinitamente menos poderoso que o Pai! Como diz São Tiago no seu capitulo 1: "DEUS É INACESSÍVEL AO MAL!", ou seja, o Mal não pode sair de Deus e nem pode chegar até a Deus.

O Inimigo sabe que a única forma de atingir um pai é atacar seus filhos. Mas esses filhos quando estão sob a Sombra do Onipotente, nada pode também os atingir!

Então qual a opção que resta para o Inimigo? Afastar os filhos do Pai, se faz necessário atrair esses filhos para uma terra distante do Pai!

Jesus quer nos ensinar uma grande verdade: O LUGAR MAIS SEGURO PARA SE ESTAR É NA PRESENÇA DO PAI!

Porém,d Jesus nos dar a entender que esse menino esta na presença do Pai, mas olhando para o quê esta acontecendo lá fora! E as coisas lá fora parecem mais coloridas, mais bonitas, mais cheio de vida do que na presença de Deus! E como tem gente encantadas com as luzes da terra longe do Pai!

Um detalhe interessante é que ele pede seus direitos, e mesmo sem o tê-los, o Pai os dar! Mas observe que por uns dias, o jovem não vai embora! Ele nesse momento tem tudo! Ele tem o Pai, tem os seus direitos, tem sua independência e história nos mostra que ele não foi embora logo! Ele não precisava sair da presença do pai! Ele tinha tudo para ser feliz! 

Assim somos nós, temos tudo para ser feliz na presença de Deus! Podemos ser prósperos, podemos nos divertir, podemos ser amados e amar!

Mas na casa do Pai tem Limites, tem ordem e as vezes os limites que o Pai nos apresenta nos tira, algo de grande valor para os filhos: a LIBERDADE!

Eu me recorro a frase de São João Paulo II, que nos ensinava que: "A verdadeira liberdade não constitui em fazer o quê quero e sim, em não fazer o que não quero!".

Esse Jovem vai descobrir a duras penas que não existe liberdade longe dos Valores e da presença do Pai!

Longe da presença do Pai, podemos até encontrar euforia, mas não encontraremos felicidade! Afinal Euforia é felicidade de fora para dentro e Felicidade é alegria de  dentro para fora!

Do que adianta ganhar o mundo e perder a vida?

O nosso menino cai em si, e segundo a psicologia, essa é a pior queda que uma pessoa pode ter!

Mas, ele lembra dos VALORES DO PAI, de como o Pai age! Ele estava disputando comida com os porcos e Jesus dar a entender que o funcionário, ficou analisando para quem deveria dar a comida e ele julgou que os porcos eram mais importantes do que o menino! 

Longe do Pai, não perdemos só as nossas riquezas, mas principalmente, nossa dignidade de filho!

Nosso menino, cai em si; reconhece o erro; faz o ato de contrição; e toma a atitude de voltar para casa, não mais para o amor do Pai e sim, para os valores deste Pai!

Só que ele havia esquecido que todos os valores do Pai eram regidos pelo o seu amor incondicional por seus filhos! E o Pai o perdoou INTEIRAMENTE!
Mandou matar o Bezerro (Afinal alguém tinha que morrer nessa história!), e colocar anel, vestes que representa o retorno da dignidade do menino de Filho do Pai!

E agora temos um filho que compreende o seu Pai pois experimentou dos Valores do Pai! Porém, o Filho mais velho que nunca saiu da presença do Pai, parece que nunca esteve, verdadeiramente, nessa presença, pois não assimilou nada dos valores do Pai. 

Na festa do perdão é comum ter pessoas que não queiram participar! Elas são livres para isso! Mas não deixe de estar na festa do perdão por causa dos outros! Se alguém não vai gostar deixe que ele vá se ter com o dono dos porcos, o PAI!


Nenhum comentário: