A Palavra de Jesus é como uma espada que transpassa a nossa alma e nos toca profundamente a segui-lo de forma incondicional!
sábado, 4 de abril de 2015
Sábado Santo - O dia do Silêncio!
Hoje rememoramos a chegada de Jesus à mansão dos mortos, e com ela o fim do Sheol e a inauguração do acesso ao céu!
Observe na passagem do Evangelho de Mateus (27, 50-54) que após a entrada de Jesus na mansão dos mortos que acontecimentos relacionados no mundo dos vivos são percebidos e testemunhados pelo o relato da passagem!
"Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma.
E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas.
Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.
O centurião e seus homens que montavam guarda a Jesus, diante do estremecimento da terra e de tudo o que se passava, disseram entre si, possuídos de grande temor: Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!"
Essa referência nos mostra o quanto a entrada de Jesus proporcionou de modo real, na mudança da história!
Hoje eu participava do retiro de Semana Santa e o pregador nos lembrava que o Sábado Santo está no coração do tríduo pascal, ou seja, depois da morte de Cristo e antes da Ressurreição de Cristo e neste dia em que o Senhor está morto, levando a salvação àqueles que estavam mortos aguardando pelo salvador.
Observe que a Semana Santa determina muito do que viveremos no ano dentro da Igreja:
Quinta: adorações
Sexta: vivência da misericórdia
Sábado: Maria
Domingo: Alegria
Observe que no Sábado santo coube a Maria o protagonismo desse dia!
Quando uma mãe perdia seu filho, era comum que todos viessem à ela para que fosse consolada, mas Maria, contrariando a situação, consolava a todos!
Esse dia é marcado pelo o silêncio e quem mais do que Maria poderia expressar melhor esse silêncio, ela "que guardava todas as coisas no seu coração!"
Santa Isabel já proclamava que Maria seria bem aventurada por ter acreditado em Deus! No sábado Santo a Igreja se resumiu a Maria na espera por Jesus, pois ela que sempre acreditou nas promessas de Deus, na encarnação, na apresentação no templo, também não acreditaria na vitória de Jesus sobre a morte?
O dia de hoje é marcado pelo SILÊNCIO e pela ESPERA, ao contrário do mundo BARULHENTO e APRESSADO!
No Sábado Santo a Igreja esta calada em um silêncio profundo e frutífero! Contemplamos o sofrimento e a derrota sob uma perspectiva de Alegria, Ressurreição e vitória!
A grande marca da nossa vivência desse dia é o silêncio, nos espelhando em Maria!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário