sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta Santa - O Ápice do Amor de Deus



Aprendemos desde a infância que Páscoa é a passagem de uma vida velha para uma vida nova! Pascoa significa passagem, e Deus continua passando na vida das pessoas para lhes oferecer uma vida nova!

Na história dos judeus, Deus tirava o povo da escravidão e os levava para a liberdade na Terra prometida!

Para vivemos bem a Páscoa, precisamos entender e viver bem o TRÍDUO PASCAL, que começa na quinta feira santa, passa pela Sexta Santa e pelo Sábado Santo para finalmente, chegar no Domingo de Aleluia!

Para quem faz parte do Carisma Rainha da Paz, esse dia tem uma importância muito grande, pois é na Liturgia desse dia que acontece a passagem fundante do Carisma que está narrado no Evangelho de João 25, 17 - 19!

Nossa fundadora nos dizia hoje que a cada ano, a comunidade cresce no entendimento da importância da vivência plena da Semana Santa, o tríduo pascal deve ser para nós, em especial, uma data com grande valor litúrgico e teológico para cada membro da Comunidade Rainha da Paz!

Jesus e a Cruz!

A cruz tinha um significado de humilhação pública, punição extrema, suplício dos malfeitores e sinal dos derrotados para os romanos. Misteriosamente, Jesus ao invés de se revoltar pela a injustiça, decidir pelo o enfrentamento; Jesus escolhe a resignação, Jesus venceu se deixando "humanamente" se vencer!

Temos uma filosofia no mundo de hoje de fugir da cruz, de fugir de tudo que nos traga sofrimento! Existe um adágio popular que diz que "Fugiu como o Diabo foge da Cruz!", fugir da Cruz é pensamento do Inimigo, pois a Cruz para ele representa derrota!

Devemos olhar para a Cruz como algo que me leva para a vitória celeste, os sofrimentos que se apresentam em nossa vida, nos são grandes oportunidades de "tomar a nossa cruz e seguir a Jesus", pois todo sofrimento visto sob uma perspectiva de oferta a Deus produz frutos em nossa vida e da humanidade inteira. Precisamos olhar para a Cruz com um olhar diferente dos romanos!

São João Paulo II já nos escrevia em 1984, através de sua carta apostólica Salvifici Doloris que o sofrimento na presença de Jesus é fecundo, a explicação do sofrimento é um grande mistério! Podemos olhar para uma mulher que sofre com as dores do parto que proporciona a chegada de uma vida!

O Profeta Isaías no capítulo 53 nos profetiza com um relato detalhado e minucioso de toda a paixão de Jesus, o quê nos revela que a missão de Jesus já estava no coração de Deus há muito tempo!

São Paulo em sua carta aos Colossenses (1,24) nos fala:
"Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja".

Nesse caso, a Cabeça não pode ser crucificada sem o corpo, assim Jesus e sua Igreja que somos todos nós! Nosso Estatuto (§ 99) nos fala todo sofrimento ofertado a deus é um dom, principalmente, quando ofertado para a conversão da humanidade!

Uma feliz Sexta Santa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: