quarta-feira, 11 de março de 2015

Santissima Trindade e As Pessoas do Pai, Filho e Espírito Santo




Ao falar sobre a Santíssima Trindade estamos abordando um DOGMA de fé!

O quê é um dogma?
É uma verdade de fé, doutrinária na Igreja Católica que são estabelecidas como "dogmas da fé", ou seja, nenhum católico que queira continuar católico pode negar ou mudar aquilo.

O quê diz o dogma da Santíssima Trindade?
"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma."

Para fixar bem: Um dogma não se explica se não for pela condição da fé!

A Santíssima trindade é formada pela pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, cada uma traz consigo, um adjetivo para diferenciá-las entre si!

O Pai nós dizemos que ele é o CRIADOR!
E, professamos isso na oração do CREDO: Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador de todas as coisas!

O Filho dizemos que Ele é o SALVADOR!
Aquele que nos salvou da morte eterna, causada por nossos pecados, quando se ofereceu para morrer por nós e nos concedeu a chance de entrarmos no Céu!

O Espírito Santo, o chamamos de CONSOLADOR! Aquele que veio para cuidar de nós depois do retorno de Cristo ao Céu!

DINÂMICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

O Pai se derrama em Amor ao Filho, o Filho se derrama de Amor ao Pai e nesse exercício de Amor é gerado o Espírito Santo!

As três pessoas sempre estiveram juntas desde a criação do Mundo, se não vejamos:

E Deus disse: "Façamos o Homem à nossa Imagem e Semelhança! (Gênesis 1,26).

No principio era o Verbo e o Verbo era Deus e o Verbo estava com Deus (Jo 1,1),

A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gênesis 1,2)

Porém, As pessoas só foram se revelando ao passar da história da Salvação!

A primeira Pessoa a ser revelada foi o Deus Pai, e os judeus criaram uma imagem de um Deus distante, de um Deus incompatível com o homem! Um bom exemplo de disso é o como foi feito o templo de Jerusalém!

O Templo era divididos em partes, a primeira parte era o dos Gentios ( Pagãos), eles só poderiam entrar até ali; depois vinha a parte da mulheres, depois a parte dos homens, depois os sacerdotes e por fim o Santo dos Santos, local onde estava Deus! E nesse compartimento somente um Sumo Sacerdote poderia entrar!

Era escolhido u sumo sacerdote a cada ano devido ao risco de morrer, por entrar na presença de Deus! Segundo a tradição Judaica, devido a incompatibilidade do pecado do Homem com a santidade de Deus, quando este se colocava na presença de Deus ele morreria com certeza!

No santo dos Santos havia um véu que separava Deus dos homens, quando Jesus expirou na Cruz, a Bíblia nos conta que o véu do templo se rasgou!

E por quê?

A partir do sacrifício de Jesus, o acesso a deus estava garantido para todos aqueles que seguem Jesus como o seu único salvador!

Veja uma ilustração do templo abaixo:





A história do povo de Deus sempre foi marcada pelos pecados e desvios da vontade de Deus; Porém, Deus resolveu enviar o Seu Único Filho para que Ele também se revelasse ao Mundo, E Jesus veio ao mundo para ensinar a todos através do seu Evangelho como seguir a vontade do Pai! Observe que Jesus foi gerado no ventre de maria por obra do Espírito Santo! Mais uma vez a Santíssima Trindade agindo junta!

Jesus, o Deus Filho, assim como o deus Pai é uma pessoa e deseja se relacionar com você, assim como Eles se relacionaram com todos na nossa história da salvação!

Hoje vivemos a época de revelação da pessoa do Espírito Santo, essa revelação mais explícita aconteceu em um diálogo de Jesus com os seus apóstolos no Evangelho de João 14, 17-18:

 "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós".

E também no capítulo 15, 26-27:

 "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio".
Sendo que a primeira manifestação visível para os apóstolos se deu no dia de Pentecostes, como nos conta o Livro dos Atos do Apóstolos no capítulo 2, 2-6:
" De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua".

Existe uma dinâmica muito simples que nos ajuda a entender como na Santíssima Trindade existe UM SÓ DEUS  e TRÊS PESSOAS!

Pegue 3 palitos de fósforos que representa cada uma das Pessoas do Deus Pai, Filho e Espírito Santo; acenda os palitos e UNA AS TRES PONTAS acessas a tal ponto que as chamas se tornem uma só! Nessa chama unificada não dá para saber de qual palito é a chama, assim também não dá para distinguir uma pessoa da outra na Santíssima Trindade!

Nenhum comentário: