É com muita preocupação que a Igreja olha para a forma com a qual os jovens administram a sua santidade na esfera da sexualidade, o Homem foi feito para a Mulher e a Mulher foi feita para o Homem; deste modo, ambos precisam estar cientes de sua responsabilidade na administração da sua santidade, aqui nesse texto representado pela imagem do Jardim do Éden!
Deus chamou o Homem e a Mulher para um projeto maravilhoso! O de administrar, dominar, cuidar, zelar toda a à sua criação!
Vamos recapitular a Criação do mundo feita por Deus (Gn 1).
1° Dia - Deus fez o DIA e a NOITE;
2° Dia - Deus fez os CÉUS;
3° Dia - Deus fez a TERRA, MAR e ESPÉCIES, PLANTAS, ERVAS COM SEMENTES;
4° Dia - Deus fez o SOL e a LUA;
5° Dia - Deus fez os MONSTROS MARINHOS, PEIXES e AVES DO CÉU;
6° Dia - Deus fez os REPTEIS, SERES VIVOS, ANIMAIS e por fim, O HOMEM!
7° Dia - Deus descansou.
As escrituras nos dizem que foi o Homem que deu sentido a tudo o quê Deus criou (Gn 2,5); e a Mulher deu sentido ao Homem, e por consequência, a toda criação! Na passagem é revelado que o Homem procurou alguém para ajudá-lo e não encontrou!
Deus entregou o Jardim do Éden nas mãos do Homem, e mais ou menos, em 48 horas descobriu que precisava Criar outro ser para ser uma ajuda adequada ao Homem na sua missão de administrar a Criação!
Deus diz que não convém deixar o Homem só! Refletindo sobre essa frase me lembrei quando minha esposa ia para Retiro de final de semana e como as meninas eram pequenas, eu ficava com elas no fim de semana inteiro! Ela organizava tudo, roupas, comida, horários e etc.. Quando chegava no Domingo, encontrava a casa de pernas para o ar! Colchões na sala, a pia lotada de louças para lavar dentre outras calamidades domésticas; Por isso, eu acabei associando com a possível bagunça que Deus encontrou o Éden depois que entregou para o Homem!
A ajuda adequada esta relacionada com a NECESSIDADE do Homem em administrar o Éden, Deus fez o Homem dormir para criar a Mulher, provavelmente, para o Homem não opinar! (rsrs)
E assim Deus fez a Mulher, Organizada, sensível, Subjetiva, envolvida e comprometida! Pronta para completar tudo aquilo que falta ao Homem.
E na sexualidade? Falando aos jovens é preciso esclarecer que Deus também pensou na COMPLEMENTARIEDADE dos Jovens casais de namorados!
Eu gosto muito da metáfora utilizada pelo Professor Felipe Aquino para exemplificar a diferença entre a sexualidade masculina e feminina; ele utiliza o exemplo de que a sexualidade masculina é parecida com um FOGÃO ELÉTRICO, ou seja, o Homem não precisa de muio estímulo para estar pronto para o ato sexual; ao passo que a sexualidade da Mulher é comparada a um FOGÃO A LENHA; é próprio da sexualidade feminina um conjunto de carícias para que a mesma, esteja pronta para o ato sexual!
E o que essa metáfora nos diz? Um Casal de namorados Cristãos, podem contar com essas diferenças para ADMINISTRAR a sua santidade no namoro! E nesse contexto, cabe a moça o controle do avanço das carícias ou do "clima" durante o namoro! As meninas sempre terão em suas mãos um maior nível de controle sobre essas situações que favorecem o pecado da fornicação, por que Deus as fez mais preparadas que os rapazes para controlar seus impulsos sexuais!
E aos rapazes, o quê podemos recomendar?
Rapazes, escolham moças que sejam verdadeiramente, AJUDAS ADEQUADAS na administração de seu Éden, pois administrar o Éden, é administrar a santidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário