domingo, 19 de outubro de 2014

E eu disse: Aqui estou, envia-me!

Quando  Jesus no seu Evangelho de Lucas 10,2 nos diz: "Grande é  a Messe, mas poucos são os Operários!", encontramos um diagnóstico importante do exercício da missão dos cristãos de hoje; passamos a entender o porquê de tantos serviços de evangelização parados ou aguardando cristãos que respondam como Isaías no título deste artigo!

É claro que o reino do Inimigo não deseja que esta realidade mude, pois quanto menos gente  evangelizando mais poder ele exercerá sobre os filhos que estão afastado de Deus!

E o quê precisamos fazer para mudar esta realidade?

Vamos seguir o mesmo itinerário do profeta Isaías, e pedir à Deus que nos convença a proferir a mesma bela frase de Isaías: Aqui estou, envia-me!

Vamos ao Livro de Isaías, capítulo 6, no versículo 1 até o versículo 8, que nos diz assim:

" No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo. Ai de mim gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa, tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me".

No ano da morte do rei Ozias...

O primeiro passo é a morte de Uzias, todo o início do sim de Isaías, começou com a morte do Rei Uzias, mas quem era Uzias?

Esse personagem tem sua história contada no livro dos Reis e percebemos que enquanto era instruído pelo profeta Zacarias, foi um Rei próspero e bem sucedido, porém sua experiência com Deus dependia do profeta, quando este morreu, Uzias se desviou do caminho de Deus, se tornando orgulhoso e soberbo e passou a desobedecer a Deus e terminou seu reinado leproso abandonado ao ostracismo.

Para que Uzias morra na sua vida, são preciso duas atitudes:

a) Acabar com a dependência de outras pessoas para ter uma experiência pessoal e profunda com Deus;
Toda dependência que não seja a de Deus, não tem sentido e te faz mal!

Quantas pessoas dependem de tantas coisas para servir a Deus, dependem da sua agenda, de alguma autoridade que pastore e faça o controle da presença, outros dependem se vai ser reconhecido e exaltado como o servo fiel, enfim, o desejado por Deus é que você dependa exclusivamente dEle para ser Missionário, pois Deus não escolhe os capacitados mas, capacita os escolhidos!

b) Obedecer a Deus.
Quantas pessoas são designadas por Deus através de líderes que estão na Igreja ao serviço de Deus e simplesmente, desobedecem! Quantos irmãos e irmãs que querem fazer apenas o que querem e quase nunca o quê Deus quer!

Deus em Êxodo 30,1-8 e Números 3, 10 fala através da lei de Moisés que um rei não podia entrar no Templo e incensar o altar e Uzias na sua arrogância desobedeceu à Deus.

Se você é um consagrado, um cristão batizado, membro de movimentos religiosos e é designado para ministérios de evangelização, obedeça! 

"... eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele..."

O segundo passo de Isaías foi VER A  GLÓRIA DE DEUS, quando iniciamos a disposição de matar os Uzias que nos impedem de ser missionários, aumenta a abertura para a intimidade com Deus na missão, pois quem tem serviço na Igreja, reza mais! A Intimidade é maior, pois temos o Espírito Santo agindo em nosso favor!

"...Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa, tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada..."

O terceiro passo foi a PURIFICAÇÃO DO PECADO, ver a glória de Deus, a intimidade com Deus me purifica!

Certa vez, os discípulos retornavam felizes por terem expulsos demônios e curado doentes e Jesus vos disse que ficassem alegres não por isso, e sim , pelo fato de seus nomes estarem escritos no céu! (Lucas 10,20)

Resumindo....

Quando mato Uzias, vejo a glória de Deus através de uma experiência pessoal com Jesus e sou purificado dos meus pecados me capacito a dizer, assim como o profeta: Aqui estou, Envia-me!


Nenhum comentário: