Pela graça de Deus estamos perto de terminar mais um ano!
Rendemos louvores por tudo que vivemos em 2014, por tudo que deu certo, mas também pelo o quê não deu tão certo!
Nunca devemos deixar passar as oportunidades de aprendizado com os nossos erros, pois esses axontecimentos são verdadeiras aukas para a nossa vida!
Seja bem vindo, meu amado 2015!
A Palavra de Jesus é como uma espada que transpassa a nossa alma e nos toca profundamente a segui-lo de forma incondicional!
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
E já se aproxima 2015!
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Meu Sogro, uma benção para mim!
Eu até acredito que todo Filho de Deus que é um Bom Pai ou boa Mãe, tem boas chances de se encontrar no nosso Carisma, pois se cuidamos bem dos filhos dos outros imagina dos nossos! (Risos)
Todos nós em nossa breve vida, temos que responder algumas perguntas que são máximas individuais dessa vida:
Primeira pergunta: ONDE VOU QUERER PASSAR A ETERNIDADE, DEPOIS DESSA VIDA TERRESTRE?
Embora muitos se esqueçam disso, todos nós teremos de definir se queremos passar a eternidade no Céu ou no Inferno! Não existe outra opção, só temos essas duas! Essa definição é importante por que a senha da morte pode chegar a qualquer hora, e se você se esforça para passar no céu, mesmo que tenha limitações, Deus saberá da sua decisão e o acolherá apesar de suas fraquezas nesta vida.
Segunda pergunta: COMO VOU VIVER ESSA VIDA TERRESTRE PARA ALCANÇAR A RESPOSTA DA PRIMEIIRA PERGUNTA?
Precisamos viver de acordo com a minha proposta de eternidade, posso até pecar, mas tenho o firme propósito de me corrigir e continuar minha caminhada sob a proteção de Deus!
Aqui definimos algumas posições essenciais para esse percurso, como por exemplo, qual será a nossa espiritualidade e o nosso Estado de Vida. Não irei tratar nessa pregação sobre espiritualidade, poderemos até conversar sobre isso em outro dia, porém nos concentraremos na escolha do estado de vida. Existem 3 estados de vida: Celibato, Matrimônio e Sacerdócio. Cada um com seus desafios próprios. São Paulo em sua primeira carta aos Coríntios 7, 8 – 9, dois conselhos, sendo um para os casados e outro para os solteiros:
Aos casados: Não se separem! Aos solteiros: Não case!
Para Paulo que era celibatário, o caminho nesta terra para o Céu seria mais simples sozinho, sem depender de outra pessoa, pois quando casamos, não podemos pensar em chegar no céu sem a sua metade, sem o seu cônjuge, pois precisamos chegar lá com a nossa ajuda adequada!
Nós casados já definimos nosso estado de vida, nossos filhos e namorados estão vivendo o tempo de discernimento do seu estado, é uma época para vivências e experiências. E por isso, para essa turma, existe uma terceira pergunta: COM QUEM VOU VIVER NESSA TERRA PARA CAMINHAR JUNTO COMIGO PARA O CÉU?
Atualmente, eles experimentam o caminho do Matrimônio, mas temos jovens no Carisma que estão no caminho do celibato e outros ainda caminham para um sacerdócio. O importante é que esse discernimento seja feito de acordo com a vontade de Deus. Pois só assim seremos plenamente felizes!
Em outras palavras, nossos jovens aqui reunidos estão na época da prova! É o tempo da escolha; é nessa fase da vida que eles decidem com quem vão caminhar para o casamento!
É um tempo de conhecimento e de revelações de um para com o outro! Lembra da passagem das Virgens prudentes? ( Mateus 25, 1 – 13).
Por que o noivo não pegava noiva de lâmpada apagada? Por que ninguém casa no escuro. O período do namoro é um tempo de clareamento de quem eles são de um para com o outro!
Uma vez uma mulher foi ter com o Padre Léo e falava assim: É padre, depois de 20 anos eu estou abrindo os olhos para quem é o meu marido! O Padre respondeu: é minha filha, o tempo de abrir os olhos é antes de casar, depois de 20 anos de casamento é hora é de fechar os olhos!
Nossa Senhora Rainha da Paz suscitou no nosso meio um projeto para ajudar aos jovens que estão nesse caminho de matrimônio, chamado AMOR e RESPONSABILIDADE. Pois acreditamos que quem AMA tem RESPONSABILIDADE com o outro nesse período de vestibular ou de Enem (rs).
Nossa formação atualmente perpassa por quatro grandes pilares, para ajuda-los no processo de escolha e também apontar de onde na maioria das vezes vêm as causas de divórcio:
ADMINISTRAR AS DIFERENÇAS
ADMINISTRAR A SEXUALIDADE
ADMINISTRAR O FINANCEIRO
ADMINISTRAR OS FAMILIARES AGREGADOS
Hoje nesse dia tão importante em que contamos com suas presenças no nosso meio, vamos abordar a relação com os familiares:
Gostaria de lembrar junto com vocês de uma música que marcou a história de muitas pessoas da nossa faixa etária, Trem das Onze com Adoniram Barbosa, relembremos a letra da música:
Não posso ficar mais nem um minuto COM VOCÊ,
Sinto muito amor, mas não pode ser,
Moro em Jacanã,
Se eu perder esse Trem que sai agora as 11 horas,
Só a manhã de manhã
Vamos fazer um comparativo desse jovem da música com os jovens de hoje:
Jovem de Jaçanã: Ele fala Nem mais um minuto COM VOCÊ; Jovem de hoje: SEM VOCÊ;
Jovem de Jaçanã: Alguém maduro para dizer um NÃO para o amor dele; Jovem de hoje: Alguém imaturo para dizer não às suas paixões;
Jovem de Jaçanã: Ele não diz que não quer, ele diz que não pode; Jovem de hoje: Ele diz: eu não posso, mas eu quero;
E por que ele não pode ficar? É por causa do trem? Nãoooooooo!
É por causa da sogra da namorada! Vejamos:
E, além disso, mulher tem outra coisa:
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar,
Sou filho único, tenho a minha casa para olhar!
Pare e pense! Que coisa linda! Um jovem que diz não para um amor fora de casa e sim para o seu amor dentro de casa!
Quantos namorados e namoradas querem competir com essa verdade e não sabem que se hoje, ele diz não para os amores fora de casa, quando ele casar, ele continuará a dizer não para os amores fora de casa! Como também, se ele diz sim hoje, amanhã também dirá!
Nesse mesmo conceito, você não pode deixar de olhar para sua casa, para as necessidades que estão dentro delas, não pode se omitir em suprir as necessidades!
A Bíblia nos ensina que só devemos deixar pai e mãe, quando casarmos! Ou seja, até lá, em primeiro lugar, estará a palavra de Honrar Pai e Mãe! Essa realidade precisa estar muito clara, pois é a vivência dessa orientação de Deus que vai proporcionar a maturidade e o sentimento de dever bem cumprido para que eu os deixe um dia para me unir ao meu esposo!
Pesquisas apontam que quanto mais maduro os noivos casam, mais estabilidade esse casamento tem. E isso é fácil de explicar, uma pessoa que casa com 28 anos, por exemplo, já se formou já esta com sua vida profissional encaminhada, sua estrutura financeira é mais consistente do que um noivo, por exemplo, de 22 anos que esta quase saindo da faculdade.
Em outras palavras, quero dizer que até lá, o reinado é dos pais!
Disputar com os pais do seu namorado ou de sua namorada é certeza de que você vai perder, mesmo quando as circunstâncias a faça pensar que você ganhou! É derrota sempre!
Sua única chance é conquistar seu sogro (a), com testemunho e principalmente, demonstrando que você não vai causar riscos ou sofrimentos ao filho (a) deles!
Falando um pouco dessa criatura chamada Sogra na Bíblia:
Noemi – Livro de Rute;
História belíssima do relacionamento de Rute com sua sogra Noemi, uma relação de fidelidade e de família superior ao laço de sangue; onde Rute era para Noemi como uma filha e foi recompensada casando com um homem justo e misericordioso chamado BOOZ.
BOOZ casou com Rute e gerou OBED, OBED gerou Isaí, Isaí gerou Davi! José, pai de Jesus era descendente da linhagem de BOOZ esposo de Rute!
A Sogra de Pedro – Marcos 1, 29 – 31;
A palavra nos diz que quando ela adoeceu, os apóstolos SEM TARDAR, FALARAM-LHE DELA que estava na cama doente. Isso mostra o quanto ela era querida pelos apóstolos e por Jesus, e a sogra de Pedro que, infelizmente, não temos o nome dela, depois de curada voltou a fazer aquilo que toda sogra sabe fazer como ninguém: acolher!
Jetro, o sogro de Moisés – Êxodo 18,13;
Um bom sogro é como um segundo Pai; Jetro vendo a aflição de Moisés prestou o primeiro serviço de consultoria da história!
Um conselho que melhorou não só a vida de Moisés, mas de todo o povo de Israel!
Como vimos, os sogros são muito bem vistos na Bíblia! Por isso, conquiste o seu sogro! Pois os filhos são espelhos dos pais! Não tem como você dizer que ama o filho e detestam os Pais, isso seria incoerência!
É bem verdade, que em muitos casos, o genro e a nora são inconscientemente, encarados como adversários pelo os sogros, como alguém que vai tomar a sua filha!
E para terminar, dois conselhos:
Um conselho aos filhos que namoram não fique também, queimando o filme do namorado (a) com queixas desnecessárias! É cavar sepultura do relacionamento dele com seus pais!
Um conselho aos pais: Trate o namorado (a) do seu filho (a), como você gostaria que seu filho (a) seja tratado (a) pelos pais do namorado (a) dele (a)! Simples assim!
sábado, 29 de novembro de 2014
Pesquisa sobre o Divórcio
Um grande abraço!
Pais e Filhos!
A anestesia do Pecado
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Serás Inteiramente do Senhor, Teu Deus!
"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, depois de conceber,
...dá à luz ao pecado;
...e o pecado, uma vez consumado,
...gera a morte.
Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.
Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas".
Feliz o homem que suporta a tentação...
A tentação faz parte da vida do homem; e como acontece essas tentações? As armas utilizadas pelo o Inimigo são sempre as mesmas: AS CONCUPISCÊNCIAS do Prazer, Possuir e a do Poder.
Catecismo 1865 – Pecado aquilo que nos impede de ser Inteiramente do Senhor.
“O pecado arrasta ao pecado; gera o vício, pela repetição dos mesmos atos. Daí resultam as inclinações perversas, que obscurecem a consciência e corrompem a apreciação concreta do bem e do mal. Assim, o pecado tende a reproduzir-se e reforçar-se, embora não possa destruir radicalmente o sentido moral”.
Reprodutor de Pecados – Contágio de gripe/ O pecado é aparentemente gostoso
As dimensões do nosso ser atacado pelo Inimigo:
Físico – Corpo
Psico-afetivo – alma
Espiritual - Espírito
Catecismo 1866 – Os Pecados Capitais
Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com os pecados capitais que a experiência cristã distinguiu, na sequência de São João Cassiano (102) e São Gregório Magno (103). Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles:
• A soberba (físico)
• A avareza (Psico-afetivo)
• A inveja (Psico-afetivo)
• A ira, (Psico-afetivo)
• A luxúria (físico)
• A gula (físico) e
• A preguiça ou negligência (acédia) - (Espiritual).
Senhor nos conduz na travessia para uma vida nova
A primeira coisa que primeiro eu tenho que responder é EU QUERO UMA VIDA NOVA? EU QUERO
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Qualificando a vida Profissional e Espiritual
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
A Ousadia de Pedro
Jesus se considerava pronto para a segunda parte do projeto, mas ele sabia que a ultima parte ia depender do seus apóstolos, eram eles que iriam conduzir o projeto após a sua ascensão aos céus! Olhou para a sua equipe, aqueles que haviam sido escolhidos pessoalmente por ele e pensou em se retirar para se encontrar pessoalmente com o seu Pai! Porém, uma multidão o seguia, inclusive aqueles que haviam ficado órfãos, os discípulos de João.
Nesse momento, os discípulos (que em um futuro próximo ficariam responsáveis por este povo) manda dispensar o povo por que estava ficando tarde e pior, com fome! Jesus então vê que é hora de ensinar aos apóstolos como fazer; Jesus elabora um programa de treinamento para a sua equipe!
Primeiro, Ele multiplica os pães e os peixes e cria o futuro famoso MacFish (sanduíche de pão com peixe) e alimenta mais de 5 mil homens sem contar mulheres e crianças.
Depois, a coisa ficou quente para os apóstolos! São 3 desafios impostos por Jesus:
a) Obedecer e entrar na barca
b) Vencer a espera por Jesus na barca
c) Sair da Barca
O primeiro está no versículo 22 observe que Jesus obrigou os apóstolos a entrar no barco, isso demonstra que eles não estavam confortáveis em entrar no barco, na verdade eles ainda estavam lembrando da ultima experiência quando enfrentaram uma tempestade e o barco quase afundou, e naquela oportunidade Jesus estava com eles; e dessa vez Jesus disse vão na frente que eu vou depois, mas como ele ia depois de só havia um barco, mas mesmo assim, eles entraram no barco para atravessar o mar.
O segundo esta relacionado pela experiência de estar no mar agitado, com os ventos contrários e Jesus nada de aparecer. Imagine a dúvida tomando conta dos apóstolos e as discurssões sobre a a vinda ou não vinda de Jesus; cada apóstolo tem a sua personalidade e nos momentos de ansiedade essas ficam mais expostas, por exemplo: Tomé (O desconfiado) deve ter dito: Eu disse que não era para a gente entrar no barco; Natanael (O exigente) deve ter dito: Eu disse que esse barco era pequeno para todos nós!; Simão Iscariotes (O tesoureiro): Se esse barco afundar vai ser um prejuízo só!; Enfim, eles devem ter passados momentos de aflição e dúvidas, pois Jesus só foi ao encontro deles na terceira vigília da noite (As vigílias começavam as 18 horas e duravam 3 horas), ou seja, Jesus foi ao encontro deles após as 3 da manhã por isso, alguns gritaram Fantasma!
Movidos pelo medo, afinal, eles estavam num barco esperando por Jesus por toda a madrugada. Jesus tinha mais uma lição para ensinar a eles e olha que os discípulos eram ruim de aprender e desta vez, Jesus queria exercitar a paciência de esperar por Ele e o Acreditar na Sua Palavra, se Jesus disse que ia, os apóstolos precisavam acreditar, pois muitas coisas que Jesus havia dito a eles que só se concretizariam após sua paixão, morte e ressurreição.
E o terceiro desafio foi o mais difícil e só um apóstolo conseguiu ser vencedor!
Quando Jesus depois das 3 da manhã vinha andando sobre as águas, Pedro, mesmo sem ter a certeza de que era Jesus, teve a ousadia de tomar a iniciativa e pediu para ir ao seu encontro!
Todos os outros continuaram na barca, afinal onde era o lugar mais seguro, na barca!
Pedro nos ensina que você precisa fazer o que nunca fez para viver aquilo que você nunca viveu na sua caminhada. Se você faz as coisas sempre do mesmo jeito, sempre colherá os mesmos resultados.
Quem não sai do barco, tenta te convencer de que é loucura sai do barco e até torce contra para provar que eles estão cetos de não sair do barco!
Muitas pessoas se detém na frase de Jesus: Homem de pouca fé! Se Pedro que se lançou no mar tem pouca fé, imagina os quê Jesus não pensou dos outros onze que não tiveram se quer a coragem de sair do barco!
Em outra oportunidade, Jesus perguntou: E vós quem dizeis que sou? Todos responderam aquilo que todo mundo dizia, mas Pedro mais uma vez foi ousado e proclamou: Tú és o Cristo! E Jesus deu a ele o quê? Só as chaves da sua Igreja e o transformou em Pedra onde foi fundada a Igreja de Cristo! E os outros receberam o premio da mesmice!
Quem sai do barco conta milagres de si mesmo e quem fica no barco conta milagres que os outros viveram!
E você?
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Ergue-te, Jesus te Chama!
" Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se. Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado. Hipócritas!, disse-lhes o Senhor. Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber? Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado? Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava."
Observe que a mulher em questão estava possessa há 18 anos pelo Inimigo, quando nos permitimos ter experiências com obras que vem de Deus, eu me arrisco a dar poder ao Inimigo, e o pior de tudo é que depois de um tempo, ela se acostumou com a limitação imposta pela doença, observe que depois de tantos anos, talvez ela nem tivesse mais esperança de ter a sua vida transformada em uma vida saudável.
Quantas pessoas hoje vivem como essa mulher ENCURVADO na sua fé, na sua estima e diante das maldades do Inimigo. Será que alguém observou que essa mulher encurvada em todos os sentidos da sua vida, NÃO PEDIU PARA SER CURADA?
...Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe...
Existem três atitudes de Jesus nessa frase: JESUS VIU, JESUS CHAMOU e JESUS FALOU!
Repete comigo: Viu, Chamou e Falou!
Para Jesus te ver, você precisa estar onde Jesus estava (na sinagoga), você tem que estar engajado, estar na missas, nas adorações, nos eventos cristãos, independente, de você pedir ou não, Jesus estará atento a sua necessidade;
Jesus te pergunta hoje: Onde andas? Por quê eu não te vejo mais com tanta frequência? O que se espera de você? Esteja onde Jesus esta!
Jesus te viu, depois disso, Ele te CHAMA e se você não estiver atento, você pode perder o chamado e com isso, a oportunidade de ser curado! Quantas pessoas estão na Igreja de corpo, mas a cabeça está longe, a distração é uma ferramenta poderosa do Inimigo! O que se espera de você? Esteja atento para quando Jesus chamar!
Você quer ser Multidão ou discípulo de Jesus? Para a multidão, Jesus falava com parábolas mas, para os seus discípulos Ele conversava, tinha intimidade! Naquele momento, Jesus dedicou toda a sua atenção àquela mulher
...Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus...
O que se espera de você? Abrace a libertação, acolha acura e manifeste a sua fé em Jesus! Muitos são chamados mas poucos são escolhidos!
Ultimo detalhe: CUIDADO COM A TURMA DO CONTRA!
...Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado...
Preste atenção, o Chefe da Sinagoga! Diante da oportunidade de ser curado por Jesus, após 18 anos de escravidão no encurvamento do meu corpo, NADA PODE ME SEPARAR DA GRAÇA!
Que Deus lhe proporcione hoje a cura de tudo que te impõe a se encurvar a tudo que não seja a Deus!
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Administrar as diferenças
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Sede Prudentes e Sóbrias!
A mensagem de hoje está dirigida para as mulheres que buscam um caminho de santidade baseado em uma experiência pessoal com Jesus Cristo!
Tomamos por base o texto que se encontra na Carta aos Efésios 5, 15.
A passagem começa com o ensinamento da mensagem: Vigiai, pois com cuidado sobre a vossa conduta, que ela não seja seja condutas de INSENSATAS mas de SÁBIAS.
A insensatez precisa ser vigiada, todas as vezes que uma mulher deixa de agir de acordo com a sua imaginação, aumenta-se o risco da insensatez! Eu acabo me lembrando de um pregador que dizia que a Imaginação é a doida da casa e orientava que era preciso amarrar a doida!
Vejamos em Proverbio 14,1: A senhora Sabedoria edifica a sua casa e a senhora loucura destroi a sua com as suas próprias mãos!
Qual é a mulher sábia?
Seguindo Efésios...
... Que aproveitem CIOSAMENTE o tempo!
Como dizia nosso saudoso Pe. Léo, mente desocupada é oficina do encardido! A mulher deve lutar contra a ociosidade, nada de ficar o dia todo sem fazer algo de construtivo, algo que contribua para o seu crescimento pessoal e de sua familia!
... Não sejais IMPRUDENTES, mas procurai compreender a vontade de Deus!
Quantas mulheres se arriscam em situações que não são adequadas para uma mulher casada por exemplo! Quantas imprudencias constatadas no meio virtual! Quanta imprudencia no modo de vestir! Quanta imprudencia em nao aceitar a maturidade do seu corpo e de sua cabeça!
Outro dia, minha fundadora pregava para nós e se dirigia as mulheres ensinando uma forma de manter a SOBRIEDADE nas suas roupas, ela ensinava o seguinte: "Façam de conta que Nossa Senhora chegou na sua casa e vai precisar de uma roupa emprestada, será que suas roupas seriam adequadas?".
... Não vos embriagueis com o vinho que é fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito!
A bebida traz uma alegria fabricada e que é momentânea, ao passo, que o Espírito Santo proporciona uma alegria sem fim! Os apóstolos no dia de Pentecostes estavam tão cheio do Espírito Santo que os judeus pensavam até que eles tinham bebido!
Crie uma intimidade com Espírito Santo para que nunca te falte a verdadeira alegria!
... Recitai entre vós salmos, hinos, cânticos espirituais!
Que tipo de música você tem ouvido? As musicas cristãs fazem parte das suas playlists? As vossas músicas refletem uma mulher sábia ou uma mulher Insensata?
E por último!
...Rendei graças sem cessar e por todas as coisas!
A mulher sábia agradece a Deus por suas conquistas, pois sabe de onde vem todas as vitórias em sua vida e na sua família!
Que Nossa Senhora Rainha da Paz abençoe a todas as mulheres que leram essa mensagem! Amém!
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Sede Imitadores de Cristo
Sede pois IMITADORES DE DEUS, como FILHO MUITO AMADOS, segundo O EXEMPLO DE CRISTO.
Hoje, Deus vem falar para cada um de vocês que experimentam a vivência da primavera da juventude que sejam IMITADORES DE DEUS, aceitem o convite para uma vida nova e de mais intimidade com Deus!
Deus nessa passagem nos dar 2 dicas para vivermos esse caminho de imitar a Cristo:
I . Filhos Amados
A Palavra nos fala que Jesus nos amou e se entregou à Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor, pois o amor cheira bem
Não se consegue medir o Amor de Deus por seus filhos, o amor de Deus é IMENSURÁVEL! Precisamos apenas assumir essa condição de amados! O mundo grita de que não somos amados, de que temos que nos virar sozinho, e que aqui É CADA UM POR SI.
Mentira! Você é amado INCONDICIONALMENTE por Deus! No exemplo do filho pródigo, Deus não pergunta por onde andou e nem o que fez, apenas o amou! Assim é Deus!
II. Exemplo de Cristo
Quanto a fornicação, a impureza sob qualquer forma, ou a avareza que disto nem se faça menção entre vós, como convém aos SANTOS.
Nada de obscenidade, de conversas tolas ou levianas, por que tais coisas não convém, em vez disso, AÇÕES DE GRAÇA!
Encerramos com 3 alertas que finalizam a passagem de Efésios:
Alertas
1. Porque sabei-o bem, NENHUM DISSOLUTO, ou IMPURO ou AVARENTO (verdadeiros idolatras) terão herança no Reino de Cristo e de Deus.
2. Que ninguém vos seduza com vãos discursos;
3. Estes são pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes, NÃO VOS COMPROMETAS COM ELES (Os Rebeldes).
Que Nossa Senhora Rainha da Paz vos abençoe e lhes auxilie em seu caminho de Imitação de Cristo!
domingo, 19 de outubro de 2014
E eu disse: Aqui estou, envia-me!
É claro que o reino do Inimigo não deseja que esta realidade mude, pois quanto menos gente evangelizando mais poder ele exercerá sobre os filhos que estão afastado de Deus!
E o quê precisamos fazer para mudar esta realidade?
Vamos seguir o mesmo itinerário do profeta Isaías, e pedir à Deus que nos convença a proferir a mesma bela frase de Isaías: Aqui estou, envia-me!
Vamos ao Livro de Isaías, capítulo 6, no versículo 1 até o versículo 8, que nos diz assim:
" No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo. Ai de mim gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa, tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me".
No ano da morte do rei Ozias...
O primeiro passo é a morte de Uzias, todo o início do sim de Isaías, começou com a morte do Rei Uzias, mas quem era Uzias?
Esse personagem tem sua história contada no livro dos Reis e percebemos que enquanto era instruído pelo profeta Zacarias, foi um Rei próspero e bem sucedido, porém sua experiência com Deus dependia do profeta, quando este morreu, Uzias se desviou do caminho de Deus, se tornando orgulhoso e soberbo e passou a desobedecer a Deus e terminou seu reinado leproso abandonado ao ostracismo.
Para que Uzias morra na sua vida, são preciso duas atitudes:
a) Acabar com a dependência de outras pessoas para ter uma experiência pessoal e profunda com Deus;
terça-feira, 14 de outubro de 2014
ADMINISTRAR A SANTIDADE
É com muita preocupação que a Igreja olha para a forma com a qual os jovens administram a sua santidade na esfera da sexualidade, o Homem foi feito para a Mulher e a Mulher foi feita para o Homem; deste modo, ambos precisam estar cientes de sua responsabilidade na administração da sua santidade, aqui nesse texto representado pela imagem do Jardim do Éden!
Deus chamou o Homem e a Mulher para um projeto maravilhoso! O de administrar, dominar, cuidar, zelar toda a à sua criação!
Vamos recapitular a Criação do mundo feita por Deus (Gn 1).
1° Dia - Deus fez o DIA e a NOITE;
2° Dia - Deus fez os CÉUS;
3° Dia - Deus fez a TERRA, MAR e ESPÉCIES, PLANTAS, ERVAS COM SEMENTES;
4° Dia - Deus fez o SOL e a LUA;
5° Dia - Deus fez os MONSTROS MARINHOS, PEIXES e AVES DO CÉU;
6° Dia - Deus fez os REPTEIS, SERES VIVOS, ANIMAIS e por fim, O HOMEM!
7° Dia - Deus descansou.
As escrituras nos dizem que foi o Homem que deu sentido a tudo o quê Deus criou (Gn 2,5); e a Mulher deu sentido ao Homem, e por consequência, a toda criação! Na passagem é revelado que o Homem procurou alguém para ajudá-lo e não encontrou!
Deus entregou o Jardim do Éden nas mãos do Homem, e mais ou menos, em 48 horas descobriu que precisava Criar outro ser para ser uma ajuda adequada ao Homem na sua missão de administrar a Criação!
Deus diz que não convém deixar o Homem só! Refletindo sobre essa frase me lembrei quando minha esposa ia para Retiro de final de semana e como as meninas eram pequenas, eu ficava com elas no fim de semana inteiro! Ela organizava tudo, roupas, comida, horários e etc.. Quando chegava no Domingo, encontrava a casa de pernas para o ar! Colchões na sala, a pia lotada de louças para lavar dentre outras calamidades domésticas; Por isso, eu acabei associando com a possível bagunça que Deus encontrou o Éden depois que entregou para o Homem!
A ajuda adequada esta relacionada com a NECESSIDADE do Homem em administrar o Éden, Deus fez o Homem dormir para criar a Mulher, provavelmente, para o Homem não opinar! (rsrs)
E assim Deus fez a Mulher, Organizada, sensível, Subjetiva, envolvida e comprometida! Pronta para completar tudo aquilo que falta ao Homem.
E na sexualidade? Falando aos jovens é preciso esclarecer que Deus também pensou na COMPLEMENTARIEDADE dos Jovens casais de namorados!
Eu gosto muito da metáfora utilizada pelo Professor Felipe Aquino para exemplificar a diferença entre a sexualidade masculina e feminina; ele utiliza o exemplo de que a sexualidade masculina é parecida com um FOGÃO ELÉTRICO, ou seja, o Homem não precisa de muio estímulo para estar pronto para o ato sexual; ao passo que a sexualidade da Mulher é comparada a um FOGÃO A LENHA; é próprio da sexualidade feminina um conjunto de carícias para que a mesma, esteja pronta para o ato sexual!
E o que essa metáfora nos diz? Um Casal de namorados Cristãos, podem contar com essas diferenças para ADMINISTRAR a sua santidade no namoro! E nesse contexto, cabe a moça o controle do avanço das carícias ou do "clima" durante o namoro! As meninas sempre terão em suas mãos um maior nível de controle sobre essas situações que favorecem o pecado da fornicação, por que Deus as fez mais preparadas que os rapazes para controlar seus impulsos sexuais!
E aos rapazes, o quê podemos recomendar?
Rapazes, escolham moças que sejam verdadeiramente, AJUDAS ADEQUADAS na administração de seu Éden, pois administrar o Éden, é administrar a santidade!
Parte 5 - Curso teologia do Corpo
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Esquema de Lectio Divina
É um modo de oração com base na Sagrada Escritura, que propicia a meditação e a contemplação interiorizando um diálogo com Deus para firmar uma comunhão com Ele. A expressão “lectio divina” significa “leitura divina”.
Invocação ao ESPÍRITO SANTO
• ATITUDE PRÉVIA: CLAMAR O ESPÍRITO SANTO.
· Escolher um texto da Bíblia para fazer sua Lectio (pode ser o Evangelho do dia) – a agenda da Comunidade ou um livrinho chamado “Ano litúrgico” ou “Liturgia diária” traz esses textos.
• Procurar entender o sentido do texto.
Fazer perguntas:
Fazer a Leitura com todo o ser:
• Interiorizar.
• A qual conversão me chama?
- A
colheita da mensagem central. Essa mensagem se relaciona ao mistério de
Cristo, que é o centro das Escrituras.
- A
reflexão sobre a mensagem. É a semente acolhida no terreno fértil, o
coração.
- O
confronto. A Palavra interiorizada ilumina e orienta a vida para Deus.
• Minha resposta a Deus.
• Perdão / arrependimento. Cf. Lc 18,13.
Orar com o texto. Se o texto é:
• Conhecer Deus com a experiência do coração.
• Concentração contemplativa no mistério de Jesus Cristo. Cf Jo 17,3
* Reprodução conteúdo RP