Recebi a missão de pregar para um grupo de oração, onde os membros já receberam a efusão do Espírito Santo e por sequência os Dons do Espírito Santo. A proposta seria uma formação AVANÇADA sobre os Dons e ao mergulhar no coração de Deus nasceu o direcionamento aqui partilhado nesse artigo!
Graça e Paz da parte de Deus!
No SVES (Seminário de Vida no espírito Santo) recebemos uma formação sobre os DONS DO ESPÍRITO SANTO onde nos foi apresentado a riqueza espiritual dos dons que recebemos no nosso Batismo.
Perceba que com o passar das reuniões e dos dias, parece que o único Dom que se mantem presente é o DOM DE LÍNGUAS e como fazer para que os demais dons também estejam presentes nas nossas reuniões de grupo e e na nossa caminhada espiritual?
Vamos recorrer a Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios:
No Capitulo 12, Paulo descreve os dons:
"Há diversidade de dons, mas um só Espírito. 5.Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. 6.Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7.A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. 8.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; 9.a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; 10.a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. 11.Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz." I Coríntios, 12 - Bíblia Católica Online
Observe que Paulo apesar de enumerar 9 Dons, na prática só observamos um DOM ser manifestado nas reuniões dos grupos de oração: O DOM DE LÍNGUAS! E olhe lá!
Para sua pesquisa compartilho um excelente texto no link abaixo:
A chave se encontra no versículo 31 do capítulo 12 da Primeira carta aos Coríntios:
" Aspirai os dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos."
Que caminho ´esse?
Nos capítulos seguintes Paulo nos aponta dois caminhos que abordaremos a partir de agora:
No Capítulo 13, Paulo nos apresenta o AMOR/CARIDADE, todo o sentido dos dons está em servir ao outro! De nada vale a busca pela santidade e conversão se não houver o AMOR AO PRÓXIMO!
Vivemos em uma cultura EGOCÊNTRICA, nossas orações são sempre INDIVIDUADAS e quase nunca voltada para o outro!
Acesse o Capitulo 14 da 1Cor
Dom de línguas ou Dom de Profecia?
Dom de línguas é a porta dos outros Dons e os membros precisam sair da porta e entrar de cabeça nos demais Dons e São Paulo nos aponta a PROFECIA como o próximo DOM a ser perseguido nas nossas orações e no nosso crescimento espiritual.
O Dom de língua edifica a mim mesmo e os dons devem edificar os demais irmãos. Por isso, São Paulo nos diz: "... Mas prefiro falar na Assembléia cinco palavras que compreendo, para instruir também os outros, a falar 10 mil palavras em língua."
Qual o objetivo da PROFECIA (falar em nome de Deus)?1. EDIFICAR2. EXORTAR3. CONSOLAR
A partir da voz de Deus, o interesse pelo NOVO e pelo Sobrenatural cresce em nossas vidas!
Mas como isso acontecerá se nâo tem que PROFETIZE?
E como profetizarão, se NÃO TEM QUEM AME?
Peçamos ao Espírito Santo o Dom do AMOR/CARIDADE e da PROFECIA para crescermos na experiência e conhecimento de Deus.
No próximo artigo vamos falar sobre o caminho do AMOR/CARIDADE para a vivência avançada dos Dons!
Que Deus lhe abençoe com a benção especial e materna da Gospa Maria Rainha da Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário