Recebemos a missão de partilhar com vocês sobre o tema da Relação de Pais e
Filhos e muito nos alegra partilhar o tema pois vivenciamos grandes maravilhas da
parte de Deus na Construção dos nossos filhos.
Construção?
Sim! Nós construímos nossos filhos, eles são exatamente aquilo que projetamos para eles através da educação que damos a eles.
Os filhos são frutos da educação que executamos na criação deles e se eles são éticos é por que os pais foram éticos; se eles são racistas, misógenos e homofóbicos é porque assim foram educados.
Um bom exemplo disso é o tratamento que nós dispensamos ao seus pais vira a referência do tratamento que seus filhos vão dispensar a nós! Eles olham como os avós são tratados como a referência correta de como será o relacionamento conosco!
Nos ressentimos do tempo de que quem educava os filhos eram os pais. Hoje,
muitos pais abriram mão da educação dos seus filhos e terceirizaram essa função à escola, à Igreja e até mesmo ao gestor do trabalho.
Lembrando a fórmula mágica: Pais EDUCAM, a Escola ENSINA e a Igreja CATEQUIZA, esses três pilares
formam os valores e o caráter da criança e do jovem, preparando-os para o futuro.
O primeiro grande passo que ensinamos nas nossas palestras é RESGATAR A
AUTORIDADE DOS PAIS através do TEMOR DO SENHOR para que as famílias voltem a ser felizes na sua totalidade. (Salmo 127)
Relação de Pai x Filho não tem isonomia, como também a relação Aluno x
Professor e Patrão x Empregado não tem, pois a isonomia pressupõe igualdade e
nenhum desses exemplos se encaixa nessa realidade.
Educar filho parece jogo de videogame, a cada fase que passa, vem outra mais difícil! Vivo hoje o desafio de ajudá-las na entrada no Mercado de trabalho já sei que depois virão outras preocupações ainda maiores.
Na atual cultura pós moderna, a tecnologia tem gerado uma efebocracia (poder do conhecimento nas mãos do jovens) que tem sobreposto a gerontocracia (o poder do conhecimento nas mãos dos mais velhos). E uma contínua desvalorização daqueles que até então ensinava para valorizar quem antes aprendia.
Descobri que chega uma fase que
não dá mais para proteger e que os filhos precisam voar sozinhos, senão eles não
serão aquilo que todo pai sonha: felizes!
Tem pai e mãe que cerceia o crescimento dos filhos e depois quer que eles saibam
se virar na vida! Gosto do exemplo de Maria que quando Jesus completou os 30 anos, ela o incentivou a “cair no campo” com a sua missão nas bodas de Caná. É engraçado pois tem filho que precisa ser incentivado (Como Jesus) e tem filho que se deixar ele já tá no mundo antes do tempo! Até nisso os pais precisam pedir à luz de Deus para orientar seus filhos.
O equilíbrio familiar dessa relação Pai x Filho para ser mantido nos momentos de
conflito precisa partir desse conceito de quem é o Pai e de quem é o filho! (tem
hora que eu não sei reconhecer quem está mandando nessa relação!).
Capitulo 15 de Lucas é o capítulo dos Achados e perdidos da Bíblia é a Ovelha que se perde, é a moeda que é perdida e é o Menino que quer se perder! Isso nos faz entender que:
A) Tem Filho que se perde (E o Pai tem que ir atrás)
B) Tem Filho que é perdido (E o Pai tem ir atrás)
C) E tem Filho que quer se perder (O Pai não vai atrás )
Esse capitulo vai me ensinar também como um pai se comporta diante de dois filhos rebeldes: Nenhum faz o seu show de desrespeito dentro de casa, todos VÃO COMETER OS SEUS ERROS FORA DE CASA!
E porquê? Por que a casa daquele Pai tem ordem e autoridade!
O mais novo quando quis se perder, foi se perder onde? Dentro ou fora de casa?
O mais velho, quando quis questionar a autoridade do pai de acolher o filho mais moço e fazer festa, ele fez isso onde? Dentro ou fora de casa?
Os dois fizeram fora. Pois a casa tem ordem e autoridade. Precisamos resgatar a autoridade dos pais dentro de casa!
Não existe a família perfeita, existe a sua família! A família mais importante é a sua! Você não tem outra, então cuide dela!
Certa vez vi a propaganda da família Doriana, todo a família sentada a mesa de manhã, a mãe colocando a mesa, os filhos todos dialogando sobre suas expectativas para o dia, um verdadeiro sonho. Isso não é compatível com a realidade da família do século XXI, onde todos saem cedo às pressas para escola, trabalho e onde inclusive a mãe também t que correr para trabalhar!
Antes de criticar sua família, lembre da família de Adão, tinha tudo para ser perfeita e mesmo assim, não foi. O que faz a nossa família perfeita e feliz É TEMER AO SENHOR E ANDAR NOS SEUS CAMINHOS.
Zele por sua família, pois Nossa Senhora em Fátima no seu último segredo revela que a última batalha entre Deus e o Diabo será travada dentro da instituição família!
A célula matter da sociedade é a família. Se ela estiver saudável, a sociedade também estará e o contrário, também é verdadeiro!
Que a Sagrada família de Nazaré nos ajude nas batalhas pela nossa família!
Que Deus lhe abençoe com a benção especial e materna da Gospa Maria Rainha da Paz!