Comecemos pela passagem de Neemias, Capítulo: 6,9!
"Todos procuravam intimidar-nos. Diziam entre si: Fatigar-se-ão de tal modo que abandonarão o trabalho; este jamais será terminado. Agora, pois, ó meu Deus, sustentai os meus braços!"
O título da nossa formação de hoje será: Ó MEU DEUS, SUSTENTAI OS MEUS BRAÇOS.
Porque Fazer o que é certo, no meio de quem faz errado é muito difícil!!!
A história de Neemias e perseguição a ele por fazer o que é certo aos olhos de Deus!
Romper com a cultura do mundo e aderir ao ensinamentos de Jesus te faz inimigo de quem não O segue! Acredite, você tem inimigos pela sua escolha por Deus!
A sua escolha por Jesus expõe a NÃO escolha dos outros por Ele! E é isso que os irrita tanto!
Eles querem que todos fiquem na média para não expor sua pouca entrega ao Evangelho!
Pluralismo é a arma para acabar com a cultura da civilização ocidental! Não se trata de atacar o Cristianismo, trata-se de acabar com aquilo que deu base a cultura ocidental! E quanto para mais longe o pluralismo levar as pessoas de Jesus, mas elas ficarão irritadas com as que lutarem para se aproximar!
Viver a santidade é antes de tudo lutar para defender a vontade de Deus de como se deve namorar, casar, envelhecer e morrer!
Os nossos inimigos vão morrer longe do amor de Deus e eles não querem morrer sozinhos, precisam de muitos para que se justifiquem!
Por isso, buscam curtidas alheias para reforçar em si suas más escolhas!
Eles fazem terrorismo! Eles atacam nosso ponto fraco: o nosso orgulho!
Neemias nessa passagem é tentado a ferir sua fé !
Os nossos inimigos nos motivam a ferir nossa religiosidade para depois eles mesmos nos atacarem e diminuírem a graça da nossa fé e justificar a sua falta de fé e religiosidade!
Sejam firmes! Não pequem contra a Igreja e contra a sua fé !
Respeitem as suas fraquezas e se coloquem como pecadores amados, mas nunca como alguém que desrespeitam o Evangelho sem pesar na consciência!
Por isso, o tema desse encontro:
Ó MEU DEUS, SUSTENTAI OS MEUS BRAÇOS!
Podemos e precisamos clamar pela ajuda de Deus!
Não somos obrigados a ser super heróis da fé !
Mas precisamos tomar o nosso lugar de Filho amado de Deus e de Maria! Como filho amado desse Carisma que essencialmente, é feito de mães!
Lembro agora de quando Davi enfrentava Golias onde ele dizia:
(I Samuel,17)
"Davi respondeu: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, do Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste".
A postura deve ser de quem sabe onde colocou a sua fé e sua esperança!
Eu sou pecador, mas não sou acomodado na minha condição, eu me inclino à Deus e peço sua ajuda para me levantar e me ajudar a lutar para não voltar ao pecado que me aprisiona!
São João, Capítulo: 4
"Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José.6. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia.7. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber.8. (Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos.)9. Aquela samaritana lhe disse: Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!... (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)10. Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva.11. A mulher lhe replicou: Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo... donde tens, pois, essa água viva?12. És, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os seus rebanhos?13. Respondeu-lhe Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede,14. mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.15. A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e volta cá.17. A mulher respondeu: Não tenho marido. Disse Jesus: Tens razão em dizer que não tens marido.18. Tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Nisto disseste a verdade.19. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que és profeta!...20. Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar.21. Jesus respondeu: Mulher, acredita-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém.22. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.23. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja.24. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.25. Respondeu a mulher: Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo); quando, pois, vier, ele nos fará conhecer todas as coisas.26. Disse-lhe Jesus: Sou eu, quem fala contigo.27. Nisso seus discípulos chegaram e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher. Ninguém, todavia, perguntou: Que perguntas? Ou: Que falas com ela?28. A mulher deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:29. Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria ele, porventura, o Cristo?30. Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus".
A personagem que se encontra com Jesus faz parte de 2 categorias não muito respeitadas naquela época: MULHER e SAMARITANA.
Ela buscava água no lugar certo para matar sua sede fisiológica e Jesus vem oferecer água para matar a sede de sua alma!
Jesus queria fortalecer a sua fé e dar forças para que ela saísse do adultério!
Observe que ela se sentindo amada e liberta começa a anunciar o evangelho!
Jesus fonte de Água Viva para nos ajudar a vencer nossos inimigos INTERNOS como nossos inimigos EXTERNOS!
Desse modo, logo após optar por Jesus, enfrentar os inimigos da nossa escolha por Deus, tomar nosso lugar de pecador acolhido e perdoado, sonos chamados a anunciar Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário