“Esforce-se para ficar calado.” – 1 Tessalonicenses 4:11 KJV
O Dr. Joe R. Brown, de Rochester, Minnesota, fala sobre sua frustração ao tentar conhecer o histórico de um paciente. A esposa respondia a todas as perguntas. Por fim, o Dr. Brown pediu que ela saísse da sala.
Quando ela saiu, o médico descobriu que o marido não podia falar. Chamando a mulher de volta, o Dr. Brown pediu desculpas por não ter percebido que o homem tinha afasia – perda da fala – e não podia dizer uma palavra. A mulher ficou ainda mais perplexa – pois ela também não sabia!
A Bíblia diz que “há tempo para calar e tempo para falar” (Ec 3:7).
Por quê?
Porque não se comunicar o suficiente pode destruir um relacionamento, e falar demais também.
Às vezes, falamos por estarmos solitários e termos poucas oportunidades de falar com outras pessoas; outras vezes é porque amamos o som da nossa própria voz. Seja qual for a sua motivação, falar em excesso pode lhe fazer mal.
É por isso que Paulo escreveu: “Esforcem-se para ficar calados”. A palavra usada em grego sugere um esforço intenso. Entretanto, se você é um tagarela, precisará de esforço e de disciplina intensa para vencer esse hábito arraigado.
Falando de um modo geral, é uma boa ideia falar menos do que você sabe; às vezes, o seu poder em uma situação vem do silêncio e não das palavras. Pessoas ansiosas tendem a tagarelar sem parar, e quando você está negociando, isso pode colocá-lo em uma situação de desvantagem, pois sinaliza que você é inseguro.
Quando Jesus compareceu diante de Pilatos para ser julgado, “Ele não abriu a Sua boca” (Is 53:7).
Por quê? Porque Jesus não estava sendo julgado – Pilatos sim! E Jesus sabia disso.
Resumindo: você geralmente aprende mais ouvindo, por isso não fale demais!
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário