terça-feira, 19 de julho de 2016

A Pessoa do Espírito Santo (Projeto ÉFETA-09/04)

A Pessoa do Espírito Santo

QUEM É O ESPIRITO SANTO?

-FORÇA MÍSTICA?
-PODER IMPESSOAL QUE DEUS DISPONIBILIZA PARA OS SEUS SEGUIDORES?

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA IDENTIDADE DO ESPIRITO SANTO?

-O ESPIRITO SANTO É DEUS!!!
-É UMA PESSOA, UM SER COM MENTE, EMOÇÕES E UMA VONTADE!

POR QUE O ESPIRITO SANTO É DEUS?

POR QUE ELE POSSUI OS ATRIBUTOS OU CARACTERÍSTICAS DE DEUS.
POR EXEMPLO:
}  ONIPRESENÇA (SL 139,7-8)
}  ONISCIÊNCIA (I COR 2,10)
}  PENSA E SABE: (I COR 2,10)
}  SE ENTRISTECE (EF 4,30)
}  INTERCEDE POR NÓS (RM 8, 26-27)
}  TOMA DECISÕES DE ACORDO COM SUA VONTADE (I COR 12,7-11)
}  O ESPIRITO SANTO É A TERCEIRA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
}  COMO DEUS O ESPIRITO SANTO PODE VERDADEIRAMENTE AGIR COMO O CONFORTADOR E CONSOLADOR QUE JESUS PROMETEU QUE SERIA :
}  JO 14,16
}  JO 14,26
}  JO 15,26

Pentecostes
Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja.

O que é Pentecostes?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.
Um fato dos Evangelhos é que os Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi à descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho. O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do Cristianismo de cada um.

O Dogma da Santíssima Trindade:

A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, as pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

(Pesquisa sobre Pentecostes retirada do site Catequese Católica)

Questionário: 

1°)Segundo a leitura, explique quem seria o Espírito Santo:
2°)Como Terceira Pessoa da Trindade Santa, o Espírito Santo possui algumas características, escolha uma delas ( a que mais chamou sua atenção) e escreva porque chamou sua atenção, utilizando a passagem bíblica dada).
3°)Procure em uma Bíblia,  a passagem dos Atos dos Apóstolos sobre Pentecostes, em seguida, descreva como ocorreu esse acontecimento, e explique a importância da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos:
4°) “A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas.”
Baseando-se no texto, explique como isso é possível: (Se for necessário, faça uma pesquisa extra sobre o assunto).

5°)Qual a diferença entre o Batismo e a Crisma (assunto tratado no final do texto)?

*As respostas devem ser escritas em folha de papel (pode ser de caderno), com caneta azul ou preta (não aceitamos digitado);

Nenhum comentário: