domingo, 20 de setembro de 2015

Administrando a TPM no namoro

Esse é um tema recorrente quando pedimos sugestões de temas para a formação de namorados, casados e afins. A Tensão Pré-menstrual  (TPM), traz muito desconforto ao relacionamentos quando não encarada com seriedade, companheirismo e, principalmente, informação!

A proposta da abordagem ao tema é ajudar aos casais a sentar e conversar sobre o assunto dando toda a importância ao tema que ele merece!

Desde que o mundo é mundo e que a mulher é mulher, o ciclo menstrual existe! É como podemos definir o ciclo menstrual?

É o nome dado ao processo hormonal feminino responsável pela emissão de um óvulo pelo ovário para uma possível fecundação.

As alterações hormonais desse processo provocam dentre outros sintomas a TPM, que se caracteriza por uma SÍNDROME de sintomas que varia de mulher para mulher! Os sintomas podem ser:

EMOCIONAIS:
- Depressão, vontade de chorar;
- Irritabilidade, ansiedade, insônia;
- Fome em excesso ou falta de apetite;
- Sonolência, dificuldade de concentração e cansaço.

FÍSICOS 
- Acne, Dor de cabeça;
- Inchaço das mamas;
- Dores osteomusculares;
- Distensão gasosa.

No passado, a sintomatologia e os seus efeitos nas mulheres, fez a TPM ser associada até com maus espíritos e que libertação ocorria com a liberação do fluxo sanguíneo. Tanto que em Levidico 15, 19 - 25, traz orientação de como se portar frente a esse período da vida feminina. Durante muitos anos na história da humanidade, as mulheres foram descriminadas ainda por consequencia do pecado de Eva e por isso, sempre se olhou para a menstruação como algo que identificava a mulher como impura!

Na TPM como na vida, as alterações causadas pelas mudanças hormonais do ciclo menstrual só potencializa a característica, personalidade e comportamento da mulher que já existe dentro delas! Se uma mulher é agressiva, durante a TPM ela ficará mais agressiva; se uma mulher tem um comportamento depressivo, durante a TPM ela estará mais depressiva.

Por isso, cada um dos namorados, cônjuges precisam guardar esses conselhos:

Falando as mulheres:

Os momentos, situações e desafios que você vive não pode mudar a sua percepção de quem é Deus, pois se vc está em uma momento favorável, Deus é Deus e se você estiver em um momento desfavorável, Deus será Deus do mesmo jeito! É isso vale para as pessoas que convivem com você, elas continuarão sendo que elas são mesmo você com TPM ou não!

Falando aos homens:
Nessa vida Deus se utiliza de algumas leis para governar o mundo é uma delas é a das 4 estações. perceba que tudo tem fase e tem um tempo e que tudo passas e se você, não sabe se relacionar-se acordo com cada estação do outro, seus relacionamentos serão de uma estação só!

A TPM tem data específica no mês, todos os meses estará fazendo parte de suas rotinas e nesse caso, nada melhor a fazer do que vivenciar a paciência, o diálogo, o companheirismo e o fazer o outro feliz!

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: