domingo, 2 de agosto de 2015

Corrigindo os enganos

Muitas vezes, tomamos decisões erradas na vida, são escolhas por caminhos errados que nos levam a consequências desagradáveis e que muitas vezes nos custam muito caro!

Quando essas decisões, escolhas afetam além de nós mesmos, a sensação de culpa fica maior do que quando as consequências são direcionadas somente a nós!

Quando resolvemos formar uma equipe para caminhar na dimensão de matrimônio e namoro temos que ter o zelo de ser prudentes em nossas escolhas pois a mesmas, repercutem diretamente na equipe que você formou, no namoro tem a namorada, os familiares dela e seus familiares também, na dimensão de matrimônio, as repercussões e tornam mais complexas, pois envolvem os filhos!

Se um casal toma decisões e escolhas erradas juntos de comum acordo, o enfrentamento das consequências são coesas enquanto casais, agora quando as decisões unilaterais levam ao erro, os membros dessa equipe tendem a culpar uns aos outros pelo fracasso! Isso é um perigo!

Em primeiro lugar precisamos entender que vivemos sob a LEI DE SEMEADURA, onde eu posso SEMEAR o quê eu quiser, mas a COLHEITA é obrigatória!

Em segundo lugar, não podemos perder o senso de equipe, onde um oferece suporte ao outro para sair dos problemas! E se o meu parceiro não reconhecer o erro, primeiro você ajuda a resolver o problema, pois toda a equipe pode estar em perigo se você não agir!

Gostaria de lhe apresentar uma mulher fantástica chamada Abigail, a história dela está contada no livro de I Samuel 25!

"Havia um homem em Maon cujas propriedades estavam em Carmelo. Era um homem muito rico: possuía três mil ovelhas e mil cabras. Ele encontrava-se então em Carmelo para a tosquia de suas ovelhas. Chamava-se Nabal, e sua esposa Abigail, mulher de grande inteligência e formosura. Ele, porém, era grosseiro e mau; descendia de Caleb. Davi, no deserto, sabendo que Nabal tosquiava o seu rebanho, mandou-lhe dez homens com esta ordem: Subi a Carmelo e dirigi-vos a Nabal, saudando-o em meu nome e dizendo-lhe: Pela vida! A paz seja contigo! Paz à tua casa e paz a todos os teus bens! Soube que há tosquia em tua casa. Ora, os teus pastores estiveram perto de nós e nunca lhes fizemos mal algum. Nada lhes faltou durante todo o tempo que ficaram em Carmelo. Pergunta-o aos teus servos e eles to dirão. Que os meus encontrem agora graça aos teus olhos, porque chegamos em um dia de festa. Rogo-te que dês aos teus servos e ao teu filho Davi o que tiveres à mão. Os homens de Davi foram e repetiram a Nabal todas estas palavras em nome de Davi, e ficaram esperando. Nabal, porém, respondeu-lhes: Quem é Davi? E quem é o filho de Isaí? Há hoje muitos escravos que fogem da casa de seus senhores! Irei eu tomar meu pão, minha água e a carne que preparei para os meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde?

Os servos de Davi retomaram o caminho e voltaram. Ao chegarem, contaram tudo ao seu senhor. Então disse Davi aos seus homens: Cinja cada um a sua espada! Todos o fizeram, inclusive Davi. Cerca de quatrocentos homens seguiram Davi, ficando duzentos com as bagagens. 

Mas Abigail, mulher de Nabal, fora informada por um dos servos de seu marido: Davi mandou, do deserto, mensageiros para saudar o nosso amo, mas ele os recebeu mal. No entanto, esses homens nos trataram sempre muito bem, e jamais nos fizeram mal algum, nem nos causaram prejuízo durante todo o tempo que estivemos com eles no campo. Pelo contrário, serviram-nos de defesa, dia e noite, durante todo o tempo em que estivemos com eles apascentando os rebanhos. Vê, pois, o que tens a fazer, porque nosso amo e toda a sua casa está ameaçada de ruína, e ele é um malvado com quem não se pode falar.

Apressou-se então Abigail, e tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco cordeiros preparados, cinco medidas de grão torrado, cem tortas de uvas secas, duzentas de figos secos, colocando tudo em cima de jumentos. E disse aos seus servos: Ide adiante de mim; eu vos seguirei. Mas não disse nada a Nabal, seu marido.

Quando descia por um caminho secreto da montanha, montada num jumento, encontrou Davi com os seus homens que vinham em sentido inverso. Ora, Davi dissera: Em vão, pois, guardei tudo o que esse homem possuía no deserto, sem que lhe fosse tirada coisa alguma! E ele paga-me o bem com o mal. Deus trate com todo o seu rigor os inimigos de Davi! E que ele não me poupe, se de hoje até amanhã eu deixar vivo um só homem de tudo o que pertence a Nabal! Quando Abigail avistou Davi, desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele. Assim prostrada aos seus pés, disse-lhe: Sobre mim, meu senhor, caia a culpa! Deixa falar a tua serva e ouve suas palavras. Que o meu senhor não faça caso desse malvado Nabal, pois ele é bem o que o seu nome indica: Nabal, louco; e ele o é. Mas eu, tua escrava, não vi os homens que o meu senhor mandou. Agora, por Deus e por tua vida: foi o Senhor quem te impediu de derramar sangue e de te vingar por tua mão. Sejam como Nabal os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. Aceita, pois, este presente que tua serva trouxe ao meu senhor, e reparte-o entre os homens que te seguem. Rogo-te que perdoes a culpa de tua serva. Certamente o Senhor dará à casa de meu senhor uma existência durável, porque o meu senhor combate nas guerras de Deus, e nenhum mal te atingirá em todos os dias de tua vida. Se alguém te perseguir ou conspirar contra a tua vida, a alma de meu senhor será guardada no escrínio dos vivos junto do Senhor, teu Deus, enquanto a vida de teus inimigos será lançada pelo Senhor ao longe, como a pedra de uma funda. Quando o Senhor tiver feito ao meu senhor todo o bem que lhe prometeu, e te tiver estabelecido chefe sobre Israel, não terás no coração este pesar, nem este remorso de ter derramado sangue sem motivo e de se ter vingado por si mesmo! Quando o Senhor te tiver feito bem, ó meu Senhor, lembra-te de tua serva.

Davi respondeu a Abigail: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que te mandou hoje ao meu encontro! Bendita seja a tua prudência! E bendita sejas tu mesma, que me impediste hoje de derramar sangue e vingar-me pela minha mão!" 

Palavra do Senhor!

Observe que Abigail não ficou potencializando o problema, pois a equipe corria risco de vida, a atitude foi de tentar resolver o problema, no qual conseguiu êxito! Diante do erro do parceiro, podemos ficar lamentando e acusando ou podemos tomar atitude de ajudar, é uma questão de escolha!

A vida a dois é cheia de desafios e talvez um dos mais importante é deixar de olhar os problemas de forma individual e pensar na equipe! 

O exercício desta renúncia no namoro refletirá no tipo de companheiro que você será em um futuro matrimônio!

Pense nisso e fiquem com Deus!

Nenhum comentário: