domingo, 22 de março de 2015

Um namorado segundo o coração de Deus

Se as vezes nos falta referencias no mundo de hoje marcado por corrupção, mentiras, falta de caráter e achacadores! A Biblia nos é um grande referencial para pautar a condução de nossas vidas.

Hoje escreveremos sobre um Namorado segundo o coração de Deus!

Vamso utilizar a historia de sansão começa a partir do capitulo 13 do Livro dos juizes

As vezes ao escolher um namorado complicado e com falhas de comportamento, poemos ter que arcar com consequencias duríssimas dessa escolha! Um certo tempo atrás, o Brasil ficou chocado com a história de SUZANE VON RICHTHOFEN, que com a ajuda do namorado matou os pais e até hoje, ela e o namorado pagam pelo crime cometido!

Sansão nos parece um namorado COMPLICADO!

Juizes 15, 6

Quem fez isso?, perguntaram os filisteus. Responderam: Foi Sansão, genro do tamneu, porque este tomou sua mulher e a deu a um de seus amigos. Então subiram os filisteus e queimaram a mulher juntamente com o seu pai.

1.SEM NOÇÃO DE AUTORIDADE DOS PAIS

Tem que ter a a provação dos pais

Juizes 14,3

Seu pai e sua mãe disseram-lhe: Não há porventura ninguém entre as filhas de teus irmãos, e em todo o nosso povo, para que queiras escolher uma mulher entre os filisteus, estes incircuncisos? Sansão, porém, disse ao seu pai: Toma esta para mim, porque me agrada.

2. – Bom filho, bom namorado!
Verso 9 - FEZ OS PAIS COMER SUBEIJO DE LEAO MORTO
Tomou o mel nas mãos e o ia comendo pelo caminho; e tendo alcançado os seus pais, deu-lhes do mel e eles comeram, mas não lhes disse que aquele mel provinha da boca do leão

3. Se amostrar na frente dos amigos ou das amigas!
COMPETITIVO –  verso 12
Sansão disse-lhes: Vou propor-vos um enigma; se o decifrardes dentro dos sete dias das bodas e descobri-lo, dar-vos-ei trinta túnicas e trinta vestes de festa;

4. Sem consideração por ninguém! Mata a reputação de qualquer um para se vingar!
MATOU 30 INOCENTES PARA PAGAR A DIVIDA
Verso 19 - Apoderou-se então dele o Espírito do Senhor, e desceu a Ascalon. Matou ali trinta homens, tomou os seus despojos, e deu trinta vestes de festas aos que tinham explicado o seu enigma, e voltou enfurecido para a casa paterna.
Não gosta de ser contrariado, sempre tem a razão!

5. COLOCOU  FOGO NO RABO DE 300 RAPOSAS - Versos 15, 4 – 5
Ele se retirou, apanhou trezentas raposas e, tomando tochas, prendeu as raposas duas a duas pelas caudas e atou entre as duas caudas uma tocha.
Pôs-lhes fogo e soltou-as nas searas dos filisteus. Incendiou assim tanto o trigo que estava enfeixado como o que estava ainda em pé, queimando até mesmo as vinhas e os olivais

6. – Gosta de Prostituta, PORNOGRAFIA e ETC
Verso 16,1.
Sansão foi a Gaza, onde viu uma mulher meretriz, e foi procurá-la.

7.  Enamorou alguém que tinha valores e fé diferente da sua de novo!
Verso 4
Depois disto, enamorou-se de uma mulher que habitava no vale de Sorec, chamada Dalila.

8. Sansão escolhia mulheres contra a vontade de seus pais e de sua fé

9. Dalila devia ser uma mulher linda e extremamente atraente. Beleza não é tudo! O que vale é o carater!

O QUE VALE É CARÁTER E NÃO O CARA TER!

10. Abandonou a DEUS
Namorado que vai te fazer ir contra a vontade de Deus
Juízes 16, 17-19
E Sansão acabou por confiar-lhe o seu segredo: Sobre minha cabeça, disse ele, nunca passou a navalha, porque sou nazareno de Deus desde o seio de minha mãe. Se me for raspada a cabeça, a minha força me abandonará e serei então fraco como qualquer homem. Dalila sentiu que ele lhe tinha aberto todo o seu coração; e mandou dizer aos príncipes dos filisteus: Subi agora; porque ele me abriu todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus foram ter com ela, levando o dinheiro em suas mãos. Dalila fez que seu marido adormecesse nos seus joelhos, e chamando um homem, mandou-lhe que rapasse as sete tranças de sua cabeça. Ela começou a dominá-lo, pois sua força o deixou

A ordem de Deus
Juizes 13
3. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Tu és estéril, e nunca tiveste filhos; mas conceberás e darás à luz um filho.
4. Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho.
5. A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus.

Trair a Deus por uma paixão, ele traiu a Deus!
Quando foi capturado, os filisteus arrancaram os seus olhos! Ele já não enxergava a muito tempo, pois estava cego pela paixão!

O TEMPO DE CONHECIMENTO como instrumento para ajudar um jovem a saber exatamente com quem esta iniciando o seu namoro!
Esse processo consiste em um período onde os jovens se preparam, em uma espécie de pré-namoro, e realizam um percurso formativo de 3 a 6 meses antes da oficialização do namoro!

Pare e pense! O seu namoro precisa ser um instrumento de Deus e não algo que o afaste de Dele!

terça-feira, 17 de março de 2015

Tempo de deserto no namoro

“De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.” (Mc 1:35)

Segundo o dicionário Aurélio, Deserto pode ser definido como um lugar estéril e desabitado.

Por esse motivo, o nome deserto esteja relacionado a algo ruim, algo que não é adequado com para quem quer ser feliz!

É costume, entre o povo de Deus ouvirmos este tipo de comentário: “ Eu estou passando por um grande deserto na minha vida”. O que seria este deserto na vida cristã? São momentos difíceis, onde parece-nos que Deus nos abandonou.

Estes “desertos” são períodos de profundas aflições, tribulações e desânimo. Na linguagem dos místicos, noites escuras da alma.

Passamos por desertos em nossa vida familiar, profissional, espiritual e também sentimental!

Contudo, ao invés de ficarmos nos lamuriando, estes períodos de deserto, a exemplo de nosso Senhor Jesus, podem ser para nós um tempo de muitos frutos e de comunhão mais próxima com Deus.

No namoro, essa realidade não é muito diferente! Existem momentos que as coisas ficam “desarrumadas” no relacionamento. São noites escuras no namoro, onde existem mais perguntas do que respostas! É tempo onde se faz necessário, um silêncio dos sentimentos para escutar a voz de Deus e por consequência, da razão!

O problema é que quando esse tempo se instala, a indiferença e mudanças no comportamento é inevitável! E com eles, o famoso pedido de tempo! Pedido de tempo é considerado como uma afronta por muitos namorados, mas esses não entendem que esse tempo é como um deserto, onde eu me encontro com Deus para escutá-lo e arrumar a casa do meu namoro!

Por isso, Deus suscitou o Tempo de Deserto! Vamos detalhar o Tempo de Deserto:
1. Um casal chegam a conclusão de que o namoro perdeu algumas características importantes para o sucesso do namoro;
2. Conversam e propõem iniciar o tempo de deserto;
3. O Projeto Amor e Responsabilidade ajuda o casal a definir o tempo de deserto, que pode durar de no mínimo 1 mês à no máximo, 3 meses!
4. Ao iniciar o tempo de deserto o casal deverá passar 15 dias sem se encontrar, se dedicando à oração e escuta de Deus;
5. Depois desse tempo, o casal poderá se encontrar no máximo 1 vez por semana, para momento de partilha e escuta de Deus à dois;
6. Ao final do tempo de deserto, o casal se reúne e define se deseja continuar ou terminar o seu namoro dentro de um espírito de paz e harmonia com Deus e com o agora irmão!

Função do Tempo de deserto

Para o silêncio.
Quando aprendemos, em meio a estes períodos de duras provas, silenciar nossas vozes interiores e exteriores, conseguimos ouvir a voz de Deus sussurrando no nosso centro, na nossa alma, onde o Espírito Santo habita. E com isso ganhamos uma compreensão renovada de quem Deus é: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10).

Para a solicitude.
Nestes momentos podemos nos reservar a sós com Deus. Buscando nos esquivar do falatório e das aglomerações humanas, nos forçamos a abrir mão de nossas fugas pessoais para que assim possamos ter um encontro com a realidade daquilo que somos, e não aquilo que fingimos ser. Todas as máscaras que usamos caem. Estes momentos são terapêuticos, pois, ao mesmo tempo que revelam toda o nosso caos interior, revelam também que Deus nos ama e nos aceita como somos: com nossos defeitos e fraquezas. 

Para a oração.
São nestes períodos desérticos que aprendemos a realidade das nossas orações, que mais do que mero ritual é um encontro pessoal com o Deus que nos ama e que nos sustenta em meio à aridez de nossas vidas. No deserto aprendemos verdadeiramente a orar: nos momentos férteis aprendemos a pedir mais, nos desérticos aprendemos a descansar em Deus e a sermos gratos pelo que já temos. Quem gosta de desertos? Ninguém! Porém, eles são extremamente necessários para o forjar de nosso caráter e para nossa formação espiritual.

Moisés foi formado no deserto; Davi também. Até Jesus enfrentou seus desertos (Cf. Mt 4:1-11; Mc 1:12,13; Lc 4:1-13). Por que o seu namoro não pode ser formado também no deserto?

quarta-feira, 11 de março de 2015

Santissima Trindade e As Pessoas do Pai, Filho e Espírito Santo




Ao falar sobre a Santíssima Trindade estamos abordando um DOGMA de fé!

O quê é um dogma?
É uma verdade de fé, doutrinária na Igreja Católica que são estabelecidas como "dogmas da fé", ou seja, nenhum católico que queira continuar católico pode negar ou mudar aquilo.

O quê diz o dogma da Santíssima Trindade?
"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma."

Para fixar bem: Um dogma não se explica se não for pela condição da fé!

A Santíssima trindade é formada pela pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, cada uma traz consigo, um adjetivo para diferenciá-las entre si!

O Pai nós dizemos que ele é o CRIADOR!
E, professamos isso na oração do CREDO: Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador de todas as coisas!

O Filho dizemos que Ele é o SALVADOR!
Aquele que nos salvou da morte eterna, causada por nossos pecados, quando se ofereceu para morrer por nós e nos concedeu a chance de entrarmos no Céu!

O Espírito Santo, o chamamos de CONSOLADOR! Aquele que veio para cuidar de nós depois do retorno de Cristo ao Céu!

DINÂMICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

O Pai se derrama em Amor ao Filho, o Filho se derrama de Amor ao Pai e nesse exercício de Amor é gerado o Espírito Santo!

As três pessoas sempre estiveram juntas desde a criação do Mundo, se não vejamos:

E Deus disse: "Façamos o Homem à nossa Imagem e Semelhança! (Gênesis 1,26).

No principio era o Verbo e o Verbo era Deus e o Verbo estava com Deus (Jo 1,1),

A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gênesis 1,2)

Porém, As pessoas só foram se revelando ao passar da história da Salvação!

A primeira Pessoa a ser revelada foi o Deus Pai, e os judeus criaram uma imagem de um Deus distante, de um Deus incompatível com o homem! Um bom exemplo de disso é o como foi feito o templo de Jerusalém!

O Templo era divididos em partes, a primeira parte era o dos Gentios ( Pagãos), eles só poderiam entrar até ali; depois vinha a parte da mulheres, depois a parte dos homens, depois os sacerdotes e por fim o Santo dos Santos, local onde estava Deus! E nesse compartimento somente um Sumo Sacerdote poderia entrar!

Era escolhido u sumo sacerdote a cada ano devido ao risco de morrer, por entrar na presença de Deus! Segundo a tradição Judaica, devido a incompatibilidade do pecado do Homem com a santidade de Deus, quando este se colocava na presença de Deus ele morreria com certeza!

No santo dos Santos havia um véu que separava Deus dos homens, quando Jesus expirou na Cruz, a Bíblia nos conta que o véu do templo se rasgou!

E por quê?

A partir do sacrifício de Jesus, o acesso a deus estava garantido para todos aqueles que seguem Jesus como o seu único salvador!

Veja uma ilustração do templo abaixo:





A história do povo de Deus sempre foi marcada pelos pecados e desvios da vontade de Deus; Porém, Deus resolveu enviar o Seu Único Filho para que Ele também se revelasse ao Mundo, E Jesus veio ao mundo para ensinar a todos através do seu Evangelho como seguir a vontade do Pai! Observe que Jesus foi gerado no ventre de maria por obra do Espírito Santo! Mais uma vez a Santíssima Trindade agindo junta!

Jesus, o Deus Filho, assim como o deus Pai é uma pessoa e deseja se relacionar com você, assim como Eles se relacionaram com todos na nossa história da salvação!

Hoje vivemos a época de revelação da pessoa do Espírito Santo, essa revelação mais explícita aconteceu em um diálogo de Jesus com os seus apóstolos no Evangelho de João 14, 17-18:

 "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós".

E também no capítulo 15, 26-27:

 "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio".
Sendo que a primeira manifestação visível para os apóstolos se deu no dia de Pentecostes, como nos conta o Livro dos Atos do Apóstolos no capítulo 2, 2-6:
" De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua".

Existe uma dinâmica muito simples que nos ajuda a entender como na Santíssima Trindade existe UM SÓ DEUS  e TRÊS PESSOAS!

Pegue 3 palitos de fósforos que representa cada uma das Pessoas do Deus Pai, Filho e Espírito Santo; acenda os palitos e UNA AS TRES PONTAS acessas a tal ponto que as chamas se tornem uma só! Nessa chama unificada não dá para saber de qual palito é a chama, assim também não dá para distinguir uma pessoa da outra na Santíssima Trindade!