sábado, 29 de novembro de 2014

Pesquisa sobre o Divórcio

Essa pesquisa foi realizada pela Universidade Nacional da Austrália e visa servir de subsídio para aqueles que trabalham com a evangelização de casais!
Um grande abraço!

Pais e Filhos!

O capítulo 15 do Evangelho de Lucas é considerado o departamento de achados e perdidos da Bíblia! É Ovelha perdida, é moeda perdida e filho perdido e com todas essas parábolas, Deus deseja nos falar sobre o valor de recuperar aquilo que estava perdido e foi achado!

É neste capítulo é que encontramos uma das mais belas histórias do amor de Deus, uma história criada por Jesus para falar sobre o perdão, sobre o desafio de retornar para Deus, como também sobre o relacionamento de pais e filhos!

Eu costumo dizer que pregar para Pais e Filhos é a especialidade do nosso Carisma, pois evangelizamos tratando a todos como FILHOS!

Eu até acredito que todo Filho de Deus que é um Bom Pai tem boas chances de se encontrar no nosso Carisma, pois se cuidamos bem dos filhos dos outros imagina dos nossos! (Risos)

Nesse caso, vamos nos deparar com um Pai que é incompreendido pelos seus dois filhos, o filho mais novo não o compreende e vai embora; o filho mais velho fica, mas também não consegue compreender o pai, ou seja, nenhum e nem o outro traz dentro de si os valores do Pai!

Acredito que o filho dos sonhos deste Pai fosse a mistura do Filho mais novo quando volta com o Filho mais velho que fica!

Pare e pense! O quê fez esse menino sair de casa? O quê o fez sair debaixo da proteção de seu Pai?

O Pai deste menino é Deus! E o menino quem é?

Responda: SOU EU!

Neste contexto, o Pai tem um Inimigo, mas esse Inimigo é infinitamente menos poderoso que o Pai! Como diz São Tiago no seu capitulo 1: "DEUS É INACESSÍVEL AO MAL!", ou seja, o Mal não pode sair de Deus e nem pode chegar até a Deus.

O Inimigo sabe que a única forma de atingir um pai é atacar seus filhos. Mas esses filhos quando estão sob a Sombra do Onipotente, nada pode também os atingir!

Então qual a opção que resta para o Inimigo? Afastar os filhos do Pai, se faz necessário atrair esses filhos para uma terra distante do Pai!

Jesus quer nos ensinar uma grande verdade: O LUGAR MAIS SEGURO PARA SE ESTAR É NA PRESENÇA DO PAI!

Porém,d Jesus nos dar a entender que esse menino esta na presença do Pai, mas olhando para o quê esta acontecendo lá fora! E as coisas lá fora parecem mais coloridas, mais bonitas, mais cheio de vida do que na presença de Deus! E como tem gente encantadas com as luzes da terra longe do Pai!

Um detalhe interessante é que ele pede seus direitos, e mesmo sem o tê-los, o Pai os dar! Mas observe que por uns dias, o jovem não vai embora! Ele nesse momento tem tudo! Ele tem o Pai, tem os seus direitos, tem sua independência e história nos mostra que ele não foi embora logo! Ele não precisava sair da presença do pai! Ele tinha tudo para ser feliz! 

Assim somos nós, temos tudo para ser feliz na presença de Deus! Podemos ser prósperos, podemos nos divertir, podemos ser amados e amar!

Mas na casa do Pai tem Limites, tem ordem e as vezes os limites que o Pai nos apresenta nos tira, algo de grande valor para os filhos: a LIBERDADE!

Eu me recorro a frase de São João Paulo II, que nos ensinava que: "A verdadeira liberdade não constitui em fazer o quê quero e sim, em não fazer o que não quero!".

Esse Jovem vai descobrir a duras penas que não existe liberdade longe dos Valores e da presença do Pai!

Longe da presença do Pai, podemos até encontrar euforia, mas não encontraremos felicidade! Afinal Euforia é felicidade de fora para dentro e Felicidade é alegria de  dentro para fora!

Do que adianta ganhar o mundo e perder a vida?

O nosso menino cai em si, e segundo a psicologia, essa é a pior queda que uma pessoa pode ter!

Mas, ele lembra dos VALORES DO PAI, de como o Pai age! Ele estava disputando comida com os porcos e Jesus dar a entender que o funcionário, ficou analisando para quem deveria dar a comida e ele julgou que os porcos eram mais importantes do que o menino! 

Longe do Pai, não perdemos só as nossas riquezas, mas principalmente, nossa dignidade de filho!

Nosso menino, cai em si; reconhece o erro; faz o ato de contrição; e toma a atitude de voltar para casa, não mais para o amor do Pai e sim, para os valores deste Pai!

Só que ele havia esquecido que todos os valores do Pai eram regidos pelo o seu amor incondicional por seus filhos! E o Pai o perdoou INTEIRAMENTE!
Mandou matar o Bezerro (Afinal alguém tinha que morrer nessa história!), e colocar anel, vestes que representa o retorno da dignidade do menino de Filho do Pai!

E agora temos um filho que compreende o seu Pai pois experimentou dos Valores do Pai! Porém, o Filho mais velho que nunca saiu da presença do Pai, parece que nunca esteve, verdadeiramente, nessa presença, pois não assimilou nada dos valores do Pai. 

Na festa do perdão é comum ter pessoas que não queiram participar! Elas são livres para isso! Mas não deixe de estar na festa do perdão por causa dos outros! Se alguém não vai gostar deixe que ele vá se ter com o dono dos porcos, o PAI!


A anestesia do Pecado

É impressionante como Deus tem a capacidade de nos falar através dos acontecimentos do nosso cotidiano!

Eu comprei uma casa para os meus pais na cidade de Reriutaba, em uma localidade chamada Amanaiaras. 

Essa casa é centenária pois pertencia ao avô de minha mãe, trata-se de uma casa de telhado muito alto e que passa muito tempo fechada. 

Estive recentemente nesta casa para acompanhar uma reforma no teto e me chamou a atenção a quantidade de morcegos que  estavam na casa e o trabalhador me relatava que esses mamíferos quando vão sugar o sangue de uma animal de grande porte como um cavalo, por exemplo, antes de chupar o sangue, o morcego libera uma substância anestésica que faz com quê o animal não perceba que esta sendo "chupado o seu sangue" pelo mamífero! Eu fiquei impressionado com essa informação pois desconhecia totalmente.

E onde entra a capacidade de Deus nos falar?

Irmãos, o Inimigo de Deus faz a mesma coisa conosco! São Tiago nos explica na sua carta, no capítulo 1, versículo 15, a fisiologia do pecado e que o final é a morte!

E como nós podemos nos deixar levar em um processo que nos leva à morte?

Simples! Assim como o morcego injeta uma substância anestésica, o Inimigo através do pecado nos anestesia de tal forma, que não percebemos que estamos caminhando para a nossa morte, a morte espiritual!

Pare e pense!

Fiquem com Deus!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Serás Inteiramente do Senhor, Teu Deus!

Será Inteiramente de Deus – Deuteronômio 18, 9-13.
9. Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus lhe dar, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra.
10. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo,
11. ...à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos,
12. ...porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dá a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.
13. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.

Fisiologia do Pecado – Tiago 1, 12-18.
"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, depois de conceber,
...dá à luz ao pecado;
...e o pecado, uma vez consumado,
...gera a morte.
Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.
Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas".

Feliz o homem que suporta a tentação...
A tentação faz parte da vida do homem; e como acontece essas tentações? As armas utilizadas pelo o Inimigo são sempre as mesmas: AS CONCUPISCÊNCIAS do Prazer, Possuir e a do Poder.

Catecismo 1865 – Pecado aquilo que nos impede de ser Inteiramente do Senhor.
“O pecado arrasta ao pecado; gera o vício, pela repetição dos mesmos atos. Daí resultam as inclinações perversas, que obscurecem a consciência e corrompem a apreciação concreta do bem e do mal. Assim, o pecado tende a reproduzir-se e reforçar-se, embora não possa destruir radicalmente o sentido moral”.

Reprodutor de Pecados – Contágio de gripe/ O pecado é aparentemente gostoso

As dimensões do nosso ser atacado pelo Inimigo:
Físico – Corpo
Psico-afetivo – alma
Espiritual - Espírito


Catecismo 1866 – Os Pecados Capitais
Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com os pecados capitais que a experiência cristã distinguiu, na sequência de São João Cassiano (102) e São Gregório Magno (103). Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles:
A soberba (físico)
A avareza (Psico-afetivo)
A inveja (Psico-afetivo)
A ira, (Psico-afetivo)
A luxúria (físico)
A gula (físico) e
A preguiça ou negligência (acédia) - (Espiritual).

Efésio 4, 22 – 31.
22. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.
23. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,
24. ...e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
25. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros.
26. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.
27. Não deis lugar ao demônio.
28. Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados.
29. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.
30. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.
31. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia.
32. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.


Senhor nos conduz na travessia para uma vida nova

SENHOR CONDUZ-NOS A TRAVESSIA PARA UMA VIDA NOVA

É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou, ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão. (Gálatas 5,1)

A primeira coisa que primeiro eu tenho que responder é EU QUERO UMA VIDA NOVA? EU QUERO 

ATRAVESSAR O DESERTO?

VIDA SEM JESUS   –   TRAVESSIA   –   VIDA COM JESUS

I – EGITO (ESCRAVIDÃO)

Êxodo 2, 9 -11. - Ele disse ao seu povo: Vede: os israelitas tornaram-se numerosos e fortes demais para nós. 

Vamos! É preciso tomar precaução contra eles e impedir que se multipliquem, para não acontecer que, sobrevindo uma guerra, se unam com os nossos inimigos e combatam contra nós, e se retirem do país. 

Estabeleceu, pois, sobre eles, feitores para acabrunhá-los com trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto.

Êxodo 3, 7 - 8. - O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

II – DESERTO (CONDUÇÃO)

Atravessar o deserto é ser formado; é entregar o comando da vida á Deus; é onde eu vou ser treinado por Deus

Exodo 3, 7 - 8. Aceitar o desafio de Moisés!

- O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

Exodo 15, 23-25 – Deixe Deus transformar o que é Amargo em Doce;

Chegaram a Mara, onde não puderam beber de sua água, porque era amarga, de onde o nome de Mara que deram a esse lugar. Então o povo murmurou contra Moisés: “Que havemos de beber?”. Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor indicou-lhe um madeiro que ele jogou na água. E esta tornou-se doce. Foi nesse lugar que o Senhor deu ao povo preceitos e leis, e ali o provou.

Exodo 18, 14 – Delegue

O sogro de Moisés, vendo todo o trabalho a que ele se dava pelo povo, disse-lhe: “Que é isso que fazes com o povo? Por que te sentas só no tribunal com toda essa gente que se conserva em torno de ti da manhã à tarde?”. “É que, respondeu Moisés, o povo vem a mim para consultar Deus. Quando têm alguma questão, vêm procurar-me para que eu julgue entre eles, fazendo-lhes saber as ordens de Deus e suas leis”. O sogro de Moisés disse-lhe: “Não está certo o que fazes! Tu te esgotarás seguramente, assim como todo esse povo que está contigo, porque o fardo é pesado demais para ti, e não poderás levá-lo sozinho. Escuta-me: vou dar-te um conselho, e que Deus esteja contigo! Tu serás o representante do povo junto de Deus, e levarás as questões diante de Deus: ensinar-lhes-ás suas ordens e suas leis, e lhes mostrarás o caminho a seguir e como terão de comportar-se. Mas escolherás do meio do povo homens prudentes, tementes a Deus, íntegros, desinteressados, e os porás à frente do povo, como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dezenas. Eles julgarão o povo todo o tempo. Levarão a ti as causas importantes, mas resolverão por si mesmos as causas de menor importância. Assim aliviarão a tua carga, levando-a consigo.

Exodo 20, 1 – Submeta-se a uma Lei! È encontrar nos mandamentos não uma prisão e sim, sua verdadeira liberdade!

Então Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão”. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. “Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro”. 

Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”

Numero 9,15 -17 – Vá para onde Deus Mandar

No dia em que o tabernáculo foi levantado, a nuvem o cobriu. E sobre o tabernáculo, isto é, na tenda do testemunho, desde a tarde até pela manhã, apareceu como uma espécie de fogo. Assim acontecia continuamente: a nuvem cobria o tabernáculo e à noite assemelhava-se ao fogo. Quando se levantava a nuvem sobre a tenda, os israelitas punham-se em marcha; no lugar onde a nuvem parava, aí acampavam.

Confiar na providencia de Deus

Maná: o maná foi o alimento dado por Deus por quarenta anos, coisa miúda e redonda que deveria ser colhido todos os dias menos no sábado; deveria ser moído, cozido e comido (assim como a Palavra de Deus deve ser lida, meditada e guardada no coração para alimento espiritual). Ex. 16:14-15.

“E, tendo evaporado esse orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, granulosa, miúda como a geada sobre a terra! Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros: “Que é isso”?”, pois não sabiam o que era. Moisés disse-lhes: “Este é o pão que o Senhor vos manda para comer. “Eis o que vos ordena o Senhor: ajunte cada um o quanto lhe for necessário para comer; para aqueles que estão em sua tenda, um gomor por cabeça, segundo o número das pessoas.” Assim fizeram os israelitas: ajuntaram uns mais, outros menos. Mas, quando se media com o gomor, aconteceu que o que tinha ajuntado muito não tinha demais e, ao que tinha ajuntado pouco, não lhe faltava: cada um havia recolhido segundo a sua necessidade. Moisés disse-lhes: “Ninguém reserve dele para o dia seguinte.” Alguns não o ouviram e guardaram dele até pela manhã; mas criou vermes e cheirou mal. Moisés irritou-se contra eles.

Vencer a Idolatria

0 bezerro de ouro: feito de pendentes de ouro, por Arão em substituição ao Deus de Israel. Ex. 32:1-6.

A ira de Deus: Deus disse para Moisés: "o teu povo se corrompeu" Deus quer consumir o povo e fazer de Moisés um outro povo. Ex. 32:7-10.

 “Vendo que Moisés tardava a descer da montanha, o povo agrupou-se em volta de Aarão e disse-lhe: “Vamos: faze-nos um deus que marche à nossa frente, porque esse Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele.” Aarão respondeu-lhes: “Tirai os brincos de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas, e trazei-mos.” Tiraram todos os brincos de ouro que tinham nas orelhas e trouxeram-nos a Aarão, o qual, tomando-os em suas mãos, pôs o ouro em um molde e fez dele um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: “Eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.” Aarão, vendo isso, construiu um altar diante dele e exclamou: “Amanhã haverá uma festa em honra do Senhor.” No dia seguinte pela manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos. O povo assentou-se para comer e beber, e depois levantaram-se para se divertir. O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito. Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura. Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação. Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: “Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão”? Não é bom que digam os egípcios: com um mau desígnio os levou, para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra! Aplaque-se vosso furor, e abandonai vossa decisão de fazer mal ao vosso povo. Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna.” E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo. Moisés desceu da montanha segurando nas mãos as duas tábuas da lei, que estavam escritas dos dois lados, sobre uma e outra face. Eram obra de Deus, e a escritura nelas gravada era a escritura de Deus. Ouvindo o barulho que o povo fazia com suas aclamações, Josué disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!”. “Não, respondeu Moisés, não são gritos de vitória, nem gritos de derrota: o que ouço são cantos.” Aproximando-se do acampamento, viu o bezerro e as danças. Sua cólera se inflamou, arrojou de suas mãos as tábuas e quebrou-as ao pé da montanha. Em seguida, tomando o bezerro que tinham feito, queimou-o e esmagou-o até reduzi-lo a pó, que lançou na água e a deu de beber aos israelitas. Êxodo 32, 1-20.

Seu Deserto pode ser rápido ou demorar 40 anos, depende da sua obediência, o que você escolhe?

Geração condenada: salvo Josué e Calebe, todos de vinte anos e para cima cairão no deserto sem entrarem na terra prometida. Nm. 14:20-39.

 Aprender a Matemática de Deus

Relatório de chegada a Cades-Barnéia: a maioria pessimista e sem fé levanta a incredulidade e o medo entre o povo. Josué e Calebe ficam fiéis a Deus. Nm. 13:26-33.

III - TERRA PROMETIDA (LIBERDADE)

Coloque Deus na Frente, Coloque Deus em primeiro lugar!

Em Josué 3, 6 encontramos: ...Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliança e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à testa do povo.

Espero que a experiência do povo de Israel lhe ajude na sua travessia para uma vida nova e plena em Jesus Cristo! Amém.









terça-feira, 18 de novembro de 2014

Qualificando a vida Profissional e Espiritual

Como qualificar sua vida profissional sem deixar de qualificar a sua vida espiritual!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A Ousadia de Pedro

Vamos pegar a passagem do Evangelho de Mateus 14, o capitulo inicia com a noticia da morte de João Batista e essa noticia mexeu com Jesus, pois ao mesmo tempo que se perdia um familiar próximo, ficava claro para Jesus que a missão de João de ser o preparador para sua vinda havia terminado e deste modo, a bola do projeto de salvação elaborado por Deus estava com Jesus!

Jesus se considerava pronto para a segunda parte do projeto, mas ele sabia que a ultima parte ia depender do seus apóstolos, eram eles que iriam conduzir o projeto após a sua ascensão aos céus! Olhou para a sua equipe, aqueles que haviam sido escolhidos pessoalmente por ele e pensou em se retirar para se encontrar pessoalmente com o seu Pai! Porém, uma multidão o seguia, inclusive aqueles que haviam ficado órfãos, os discípulos de João.

Nesse momento, os discípulos (que em um futuro próximo ficariam responsáveis por este povo) manda dispensar o povo por que estava ficando tarde e pior, com fome! Jesus então vê que é hora de ensinar aos apóstolos como fazer; Jesus elabora um programa de treinamento para a sua equipe!

Primeiro, Ele multiplica os pães e os peixes e cria o futuro famoso MacFish (sanduíche de pão com peixe) e alimenta mais de 5 mil homens sem contar mulheres e crianças.

Depois, a coisa ficou quente para os apóstolos! São 3 desafios impostos por Jesus:
a) Obedecer e entrar na barca
b) Vencer a espera por Jesus na barca
c) Sair da Barca

O primeiro está no versículo 22 observe que Jesus obrigou os apóstolos a entrar no barco, isso demonstra que eles não estavam confortáveis em entrar no barco, na verdade eles ainda estavam lembrando da ultima experiência quando enfrentaram uma tempestade e o barco quase afundou, e naquela oportunidade Jesus estava com eles; e dessa vez Jesus disse vão na frente que eu vou depois, mas como ele ia depois de só havia um barco, mas mesmo assim, eles entraram no barco para atravessar o mar.

O segundo esta relacionado pela experiência de estar no mar agitado, com os ventos contrários e Jesus nada de aparecer. Imagine a dúvida tomando conta dos apóstolos e as discurssões sobre a a vinda ou não vinda de Jesus; cada apóstolo tem a sua personalidade e nos momentos de ansiedade essas ficam mais expostas, por exemplo: Tomé (O desconfiado) deve ter dito: Eu disse que não era para a gente entrar no barco; Natanael (O exigente) deve ter dito: Eu disse que esse barco era pequeno para todos nós!; Simão Iscariotes (O tesoureiro): Se esse barco afundar vai ser um prejuízo só!; Enfim, eles devem ter passados momentos de aflição e dúvidas, pois Jesus só foi ao encontro deles na terceira vigília da noite (As vigílias começavam as 18 horas e duravam 3 horas), ou seja, Jesus foi ao encontro deles após as 3 da manhã por isso, alguns gritaram Fantasma!

Movidos pelo medo, afinal, eles estavam num barco esperando por Jesus por toda a madrugada. Jesus tinha mais uma lição para ensinar a eles e olha que os discípulos eram ruim de aprender e desta vez, Jesus queria exercitar a paciência de esperar por Ele e o Acreditar na Sua Palavra, se Jesus disse que ia, os apóstolos precisavam acreditar, pois muitas coisas que Jesus havia dito a eles que só se concretizariam após sua paixão, morte e ressurreição.

E o terceiro desafio foi o mais difícil e só um apóstolo conseguiu ser vencedor!

Quando Jesus depois das 3 da manhã vinha andando sobre as águas, Pedro, mesmo sem ter a certeza de que era Jesus, teve a ousadia de tomar a iniciativa e pediu para ir ao seu encontro!

Todos os outros continuaram na barca, afinal onde era o lugar mais seguro, na barca!

Pedro nos ensina que você precisa fazer o que nunca fez para viver aquilo que você nunca viveu na sua caminhada. Se você faz as coisas sempre do mesmo jeito, sempre colherá os mesmos resultados.

Quem não sai do barco, tenta te convencer de que é loucura sai do barco e até torce contra para provar que eles estão cetos de não sair do barco!

Muitas pessoas se detém na frase de Jesus: Homem de pouca fé! Se Pedro que se lançou no mar tem pouca fé, imagina os quê Jesus não pensou dos outros onze que não tiveram se quer a coragem de sair do barco!

Em outra oportunidade, Jesus perguntou: E vós quem dizeis que sou? Todos responderam aquilo que todo mundo dizia, mas Pedro mais uma vez foi ousado e proclamou: Tú és o Cristo! E Jesus deu a ele o quê? Só as chaves da sua Igreja e o transformou em Pedra onde foi fundada a Igreja de Cristo! E os outros receberam o premio da mesmice!

Quem sai do barco conta milagres de si mesmo e quem fica no barco conta milagres que os outros viveram!

E você?

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ergue-te, Jesus te Chama!

Nosso artigo de hoje é sobre uma cura de uma mulher realizada por Jesus, vamos à passagem que está em Lucas 13, 10 -17: 

 " Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se. Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado. Hipócritas!, disse-lhes o Senhor. Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber? Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado? Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava." 

Observe que a mulher em questão estava possessa há 18 anos pelo Inimigo, quando nos permitimos ter experiências com obras que vem de Deus, eu me arrisco a dar poder ao Inimigo, e o pior de tudo é que depois de um tempo, ela se acostumou com a limitação imposta pela doença, observe que depois de tantos anos, talvez ela nem tivesse mais esperança de ter a sua vida transformada em uma vida saudável. 

Quantas pessoas hoje vivem como essa mulher ENCURVADO na sua fé, na sua estima e diante das maldades do Inimigo. Será que alguém observou que essa mulher encurvada em todos os sentidos da sua vida, NÃO PEDIU PARA SER CURADA? 

...Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe... 

Existem três atitudes de Jesus nessa frase: JESUS VIU, JESUS CHAMOU e JESUS FALOU! 

Repete comigo: Viu, Chamou e Falou! 

Para Jesus te ver, você precisa estar onde Jesus estava (na sinagoga), você tem que estar engajado, estar na missas, nas adorações, nos eventos cristãos, independente, de você pedir ou não, Jesus estará atento a sua necessidade; 

Jesus te pergunta hoje: Onde andas? Por quê eu não te vejo mais com tanta frequência? O que se espera de você? Esteja onde Jesus esta! 

Jesus te viu, depois disso, Ele te CHAMA e se você não estiver atento, você pode perder o chamado e com isso, a oportunidade de ser curado! Quantas pessoas estão na Igreja de corpo, mas a cabeça está longe, a distração é uma ferramenta poderosa do Inimigo! O que se espera de você? Esteja atento para quando Jesus chamar! 

Você quer ser Multidão ou discípulo de Jesus? Para a multidão, Jesus falava com parábolas mas, para os seus discípulos Ele conversava, tinha intimidade! Naquele momento, Jesus dedicou toda a sua atenção àquela mulher 

...Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus... 

O que se espera de você? Abrace a libertação, acolha acura e manifeste a sua fé em Jesus! Muitos são chamados mas poucos são escolhidos! 

 Ultimo detalhe: CUIDADO COM A TURMA DO CONTRA! 

...Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado... 

Preste atenção, o Chefe da Sinagoga! Diante da oportunidade de ser curado por Jesus, após 18 anos de escravidão no encurvamento do meu corpo, NADA PODE ME SEPARAR DA GRAÇA! 

Que Deus lhe proporcione hoje a cura de tudo que te impõe a se encurvar a tudo que não seja a Deus!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Administrar as diferenças


A pergunta mais importante que temos que responder com nossa vida é a seguinte: ONDE EU VOU PASSAR A ETERNIDADE?
Imagino que todos que estão lendo nesse momento, respondam passar no céu contemplando a face de Deus. A partir daí temos que decidir algumas posições fundamentais nessa jornada até o céu. Como vou me posicionar nessa vida terrestre de modo que eu tenha os recursos espirituais necessários para chegar no Céu.
Uma das decisões importantes que precisamos tomar é qual o ESTADO DE VIDA que vou abraçar para me levar até o céu? Como sabemos existe o Matrimônio, Celibato e a vida Religiosa. 

São Paulo escreve em I Cor 7, 1, que bom mesmo seria se o Homem não tocasse em mulher alguma, e vai mais longe no versículo 8, SE VOCÊ É SOLTEIRO, NÃO CASE! Claro que São Paulo falava de sua realidade pois para ele, seria mais fácil seguir o itinerário de celibatário por não depender de outra pessoa para chegar a Deus. No matrimônio, o esposo e a esposa são a ajuda adequada de um para o outro para que juntos possam chegar ao céu.

Mateus 19,1 nos mostra que o casamento é para sempre! E Como hoje eu escrevo para namorados, vou me deter no estado de vida do Matrimônio.

Existem 4 áreas que precisam ser bem administradas por quem escolhe esse caminho:
Administração da Sexualidade
Administração das diferenças
Administração dos Familiares
Administração do dinheiro

Já escrevi sobre a sexualidade, hoje vou me deter em administrar as diferenças do relacionamento a dois!

Você não precisa procurar alguém que seja igual a você, até por quê você não se aguentaria em outra pessoa! (rs) Escolher alguém é desafiador! Principalmente, quando esse alguém é para até que a morte nos separe, pois a cada ano, a expectativa de vida tem aumentado, o que de certa forma, nos faz passar mais tempo cumprindo a promessa do matrimônio, então precisamos escolher bem! Quem namora hoje precisa entender que seu atual namorado está sendo a escolha de hoje, mas nada garante de que ele será o escolhido para a promessa eterna, que para nós tem o nome de casamento!

Na parábola das Virgens prudentes o noivo exigia que as moças estivessem com sua lâmpadas acessas quando ele chegasse, sabe por quê? Por que NINGUÉM CASA NO ESCURO, muitos casais hoje, estão casando no escuro e sem conhecer o outro profundamente. Somente conhecendo bem o outro é que identificaremos as diferenças para depois aprendermos a conviver com elas!

Escolher anestesiado pela paixão parece nos não ser uma boa ideia! Pois a mesma não lhe permite escolher com a lâmpada da verdade, existe uma tendencia para se minimizar os defeitos, e isso, acredite É MUITO PERIGOSO!

Quantos casais em crise que eu acompanhei que diziam que não conseguiam se entender por que eram diferentes um do outro e eu sempre vos falei: Que eu sou diferente da minha mulher e me entendo perfeitamente bem com ela! Agora conhecer a diferença e ter a disposição de olhar além das mesmas é que faz um casal com sucesso na administração das diferenças!

O Professor Felipe Aquino em seu livro Santuário da Vida, nos ensina que um homem e uma mulher em um relacionamento bem administrado nas diferenças são como os rios Negro e Solimões que se unem para formar o rio Amazonas. Durante um certo tempo os dois rios andam lado a lado, o rio Negro com suas águas escuras e o rio Solimões com suas águas barrentas mas depois de algum tempo ninguém mais sabe que é rio Negro e rio Solimões, só se vê o rio Amazonas. Assim também deve ser um casal na administração das diferenças no seu relacionamento.

Para terminar, respeite as diferenças sob a ótica de Deus, pois no lugar de concentrar seus esforços nos possíveis problemas relacionados com as diferenças no casamento, concentre seus esforços nas soluções para sobrepor essas diferenças e construir um grande rio Amazonas no seu relacionamento.