terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sede Prudentes e Sóbrias!

A mensagem de hoje está dirigida para as mulheres que buscam um caminho de santidade baseado em uma experiência pessoal com Jesus Cristo!

Tomamos por base o texto que se encontra na Carta aos Efésios 5, 15.

A passagem começa com o ensinamento da mensagem: Vigiai, pois com cuidado sobre a vossa conduta, que ela não seja seja condutas de INSENSATAS mas de SÁBIAS.

A insensatez precisa ser vigiada, todas as vezes que uma mulher deixa de agir de acordo com a sua imaginação, aumenta-se o risco da insensatez! Eu acabo me lembrando de um pregador que dizia que a Imaginação é a doida da casa e orientava que era preciso amarrar a doida!

Vejamos em Proverbio 14,1: A senhora Sabedoria edifica a sua casa e a senhora loucura destroi a sua com as suas próprias mãos!

Qual é a mulher sábia?

Seguindo Efésios...

... Que aproveitem CIOSAMENTE o tempo!

Como dizia nosso saudoso Pe. Léo, mente desocupada é oficina do encardido! A mulher deve lutar contra a ociosidade, nada de ficar o dia todo sem fazer algo de construtivo, algo que contribua para o seu crescimento pessoal e de sua familia!

... Não sejais IMPRUDENTES, mas procurai compreender a vontade de Deus!

Quantas mulheres se arriscam em situações que não são adequadas para uma mulher casada por exemplo! Quantas imprudencias constatadas no meio virtual! Quanta imprudencia no modo de vestir! Quanta imprudencia em nao aceitar a maturidade do seu corpo e de sua cabeça!

Outro dia, minha fundadora pregava para nós e se dirigia as mulheres ensinando uma forma de manter a SOBRIEDADE nas suas roupas, ela ensinava o seguinte: "Façam de conta que Nossa Senhora chegou na sua casa e vai precisar de uma roupa emprestada, será que suas roupas seriam adequadas?".

... Não vos embriagueis com o vinho que é fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito!

A bebida traz uma alegria fabricada e que é momentânea, ao passo, que o Espírito Santo proporciona uma alegria sem fim! Os apóstolos no dia de Pentecostes estavam tão cheio do Espírito Santo que os judeus pensavam até que eles tinham bebido!
Crie uma intimidade com Espírito Santo para que nunca te falte a verdadeira alegria!

... Recitai entre vós salmos, hinos, cânticos espirituais!

Que tipo de música você tem ouvido? As musicas cristãs fazem parte das suas playlists? As vossas músicas refletem uma mulher sábia ou uma mulher Insensata?

E por último!

...Rendei graças sem cessar e por todas as coisas!

A mulher sábia agradece a Deus por suas conquistas, pois sabe de onde vem todas as vitórias em sua vida e na sua família!

Que Nossa Senhora Rainha da Paz abençoe a todas as mulheres que leram essa mensagem! Amém!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sede Imitadores de Cristo

Em Efésios 5, 1 - 8, Paulo começa nos escrevendo assim:

Sede pois IMITADORES DE DEUS, como FILHO MUITO AMADOS, segundo O EXEMPLO DE CRISTO.

Hoje, Deus vem falar para cada um de vocês que experimentam a vivência da primavera da juventude que sejam IMITADORES DE DEUS, aceitem o convite para uma vida nova e de mais intimidade com Deus!

Deus nessa passagem nos dar 2 dicas para vivermos esse caminho de imitar a Cristo:

I . Filhos Amados

A Palavra nos fala que Jesus nos amou e se entregou à Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor, pois o amor cheira bem
Não se consegue medir o Amor de Deus por seus filhos, o amor de Deus é IMENSURÁVEL! Precisamos apenas assumir essa condição de amados! O mundo grita de que não somos amados, de que temos que nos virar sozinho, e que aqui É CADA UM POR SI.

Mentira! Você é amado INCONDICIONALMENTE por Deus! No exemplo do filho pródigo, Deus não pergunta por onde andou e nem o que fez, apenas o amou! Assim é Deus!


II. Exemplo de Cristo 

Quanto a fornicação, a impureza sob qualquer forma, ou a avareza que disto nem se faça menção entre vós, como convém aos SANTOS.

Nada de obscenidade, de conversas tolas ou levianas, por que tais coisas não convém, em vez disso, AÇÕES DE GRAÇA!

Encerramos com 3 alertas que finalizam a passagem de Efésios:

Alertas

1. Porque sabei-o bem, NENHUM DISSOLUTO, ou IMPURO ou AVARENTO (verdadeiros idolatras) terão herança no Reino de Cristo e de Deus.

2. Que ninguém vos seduza com vãos discursos;

3. Estes são pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes, NÃO VOS COMPROMETAS COM ELES (Os Rebeldes).

Que Nossa Senhora Rainha da Paz vos abençoe e lhes auxilie em seu caminho de Imitação de Cristo!

domingo, 19 de outubro de 2014

E eu disse: Aqui estou, envia-me!

Quando  Jesus no seu Evangelho de Lucas 10,2 nos diz: "Grande é  a Messe, mas poucos são os Operários!", encontramos um diagnóstico importante do exercício da missão dos cristãos de hoje; passamos a entender o porquê de tantos serviços de evangelização parados ou aguardando cristãos que respondam como Isaías no título deste artigo!

É claro que o reino do Inimigo não deseja que esta realidade mude, pois quanto menos gente  evangelizando mais poder ele exercerá sobre os filhos que estão afastado de Deus!

E o quê precisamos fazer para mudar esta realidade?

Vamos seguir o mesmo itinerário do profeta Isaías, e pedir à Deus que nos convença a proferir a mesma bela frase de Isaías: Aqui estou, envia-me!

Vamos ao Livro de Isaías, capítulo 6, no versículo 1 até o versículo 8, que nos diz assim:

" No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo. Ai de mim gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa, tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me".

No ano da morte do rei Ozias...

O primeiro passo é a morte de Uzias, todo o início do sim de Isaías, começou com a morte do Rei Uzias, mas quem era Uzias?

Esse personagem tem sua história contada no livro dos Reis e percebemos que enquanto era instruído pelo profeta Zacarias, foi um Rei próspero e bem sucedido, porém sua experiência com Deus dependia do profeta, quando este morreu, Uzias se desviou do caminho de Deus, se tornando orgulhoso e soberbo e passou a desobedecer a Deus e terminou seu reinado leproso abandonado ao ostracismo.

Para que Uzias morra na sua vida, são preciso duas atitudes:

a) Acabar com a dependência de outras pessoas para ter uma experiência pessoal e profunda com Deus;
Toda dependência que não seja a de Deus, não tem sentido e te faz mal!

Quantas pessoas dependem de tantas coisas para servir a Deus, dependem da sua agenda, de alguma autoridade que pastore e faça o controle da presença, outros dependem se vai ser reconhecido e exaltado como o servo fiel, enfim, o desejado por Deus é que você dependa exclusivamente dEle para ser Missionário, pois Deus não escolhe os capacitados mas, capacita os escolhidos!

b) Obedecer a Deus.
Quantas pessoas são designadas por Deus através de líderes que estão na Igreja ao serviço de Deus e simplesmente, desobedecem! Quantos irmãos e irmãs que querem fazer apenas o que querem e quase nunca o quê Deus quer!

Deus em Êxodo 30,1-8 e Números 3, 10 fala através da lei de Moisés que um rei não podia entrar no Templo e incensar o altar e Uzias na sua arrogância desobedeceu à Deus.

Se você é um consagrado, um cristão batizado, membro de movimentos religiosos e é designado para ministérios de evangelização, obedeça! 

"... eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele..."

O segundo passo de Isaías foi VER A  GLÓRIA DE DEUS, quando iniciamos a disposição de matar os Uzias que nos impedem de ser missionários, aumenta a abertura para a intimidade com Deus na missão, pois quem tem serviço na Igreja, reza mais! A Intimidade é maior, pois temos o Espírito Santo agindo em nosso favor!

"...Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa, tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada..."

O terceiro passo foi a PURIFICAÇÃO DO PECADO, ver a glória de Deus, a intimidade com Deus me purifica!

Certa vez, os discípulos retornavam felizes por terem expulsos demônios e curado doentes e Jesus vos disse que ficassem alegres não por isso, e sim , pelo fato de seus nomes estarem escritos no céu! (Lucas 10,20)

Resumindo....

Quando mato Uzias, vejo a glória de Deus através de uma experiência pessoal com Jesus e sou purificado dos meus pecados me capacito a dizer, assim como o profeta: Aqui estou, Envia-me!


terça-feira, 14 de outubro de 2014

ADMINISTRAR A SANTIDADE

É com muita preocupação que a Igreja olha para a forma com a qual os jovens administram a sua santidade na esfera da sexualidade, o Homem foi feito para a Mulher e a Mulher foi feita para o Homem; deste modo, ambos precisam estar cientes de sua responsabilidade na administração da sua santidade, aqui nesse texto representado pela imagem do Jardim do Éden!

Deus chamou o Homem e a Mulher para um projeto maravilhoso! O de administrar, dominar, cuidar, zelar toda a à sua criação!

Vamos recapitular a Criação do mundo feita por Deus (Gn 1).

1° Dia - Deus fez o DIA e a NOITE;
2° Dia - Deus fez os CÉUS;
3° Dia - Deus fez a TERRA, MAR e ESPÉCIES, PLANTAS, ERVAS COM SEMENTES;
4° Dia - Deus fez o SOL e a LUA;
5° Dia - Deus fez os MONSTROS MARINHOS, PEIXES e AVES DO CÉU;
6° Dia - Deus fez os REPTEIS, SERES VIVOS, ANIMAIS e por fim, O HOMEM!
7° Dia - Deus descansou.

As escrituras nos dizem que foi o Homem que deu sentido a tudo o quê Deus criou (Gn 2,5); e a Mulher deu sentido ao Homem, e por consequência, a toda criação! Na passagem é revelado que o Homem procurou alguém para ajudá-lo e não encontrou!

Deus entregou o Jardim do Éden nas mãos do Homem, e mais ou menos, em 48 horas descobriu que precisava Criar outro ser para ser uma ajuda adequada ao Homem na sua missão de administrar a Criação!

Deus diz que não convém deixar o Homem só! Refletindo sobre essa frase me lembrei quando minha esposa ia para Retiro de final de semana e como as meninas eram pequenas, eu ficava com elas no fim de semana inteiro! Ela organizava tudo, roupas, comida, horários e etc.. Quando chegava no Domingo, encontrava a casa de pernas para o ar! Colchões na sala, a pia lotada de louças para lavar dentre outras calamidades domésticas; Por isso, eu acabei associando com a possível bagunça que Deus encontrou o Éden depois que entregou para o Homem!

A ajuda adequada esta relacionada com a NECESSIDADE do Homem em administrar o Éden, Deus fez o Homem dormir para criar a Mulher, provavelmente, para o Homem não opinar! (rsrs)

E assim Deus fez a Mulher, Organizada, sensível, Subjetiva, envolvida e comprometida! Pronta para completar tudo aquilo que falta ao Homem.

E na sexualidade? Falando aos jovens é preciso esclarecer que Deus também pensou na COMPLEMENTARIEDADE dos Jovens casais de namorados!

Eu gosto muito da metáfora utilizada pelo Professor Felipe Aquino para exemplificar a diferença entre a sexualidade masculina e feminina; ele utiliza o exemplo de que a sexualidade masculina é parecida com um FOGÃO ELÉTRICO, ou seja, o Homem não precisa de muio estímulo para estar pronto para o ato sexual; ao passo que a sexualidade da Mulher é comparada a um FOGÃO A LENHA; é próprio da sexualidade feminina um conjunto de carícias para que a mesma, esteja pronta para o ato sexual!

E o que essa metáfora nos diz? Um Casal de namorados Cristãos, podem contar com essas diferenças para ADMINISTRAR a sua santidade no namoro! E nesse contexto, cabe a moça o controle do avanço das carícias ou do "clima" durante o namoro! As meninas sempre terão em suas mãos um maior nível de controle sobre essas situações que favorecem o pecado da fornicação, por que Deus as fez mais preparadas que os rapazes para controlar seus impulsos sexuais! 

E aos rapazes, o quê podemos recomendar?

Rapazes, escolham moças que sejam verdadeiramente, AJUDAS ADEQUADAS na administração de seu Éden, pois administrar o Éden, é administrar a santidade!

Parte 7 - Curso Teologia do Corpo

Finalizamos com a Lei da Vida como Herança!


Parte 6 - Curso Teologia do Corpo

Segue, Matrimonio como dimensão do Sinal de Deus!


Parte 5 - Curso teologia do Corpo

O tema é Matrimonio, a dimensão da aliança e da Graça!
vamos publicar as demais partes na sequencia!



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Parte 4 - Curso Teologia do Corpo

Irmãos e Irmãs, chegamos a quarta parte do nosso curso!


Esquema de Lectio Divina

LECTIO DIVINA




O quê é a lectio divina? 

É um modo de oração com base na Sagrada Escritura, que propicia a meditação e a contemplação interiorizando um diálogo com Deus para firmar uma comunhão com Ele. A expressão “lectio divina” significa “leitura divina”.

“... seu prazer está na lei de Iahweh, e medita sua lei dia e noite.” Sl 1,2

Método da Lectio Divina

 No livro de Deuteronômio 30,14, a palavra nos diz: “Mas essa palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração: e tu a podes cumprir.

Quer dizer: a Palavra de Deus está na boca para a leitura, no coração para a meditação e a oração, e na prática para a contemplação.

Essa é uma oração nascida da Bíblia e feita com Ela.

Invocação ao ESPÍRITO SANTO

      ATITUDE PRÉVIA: CLAMAR O ESPÍRITO SANTO.
      Ler a Bíblia sem o ES é conhecimento.
      Ler a Bíblia com o ES é adquirir a sabedoria de Deus (ser sábio).

·         Escolher um texto da Bíblia para fazer sua Lectio (pode ser o Evangelho do dia) – a agenda da Comunidade ou um livrinho chamado “Ano litúrgico” ou “Liturgia diária” traz esses textos.

ETAPAS DA LECTIO DIVINA       



 

1ª etapa - LEITURA

      Ler, reler (sem pressa) atentamente o texto.
      Sublinhar o que chama mais atenção.
      Refletir sobre o ambiente e as circunstâncias.

LEITURA  - O que a Palavra diz em si

      Procurar entender o sentido do texto.
      O que o texto diz?
      Se colocar em sentido de escuta.
      Significa ler e reler várias vezes, sublinhando, a palavra, a frase, ou a idéia que toca.
      Destaques importantes:
ü O contexto;
ü Os personagens;
ü O ambiente;
ü Os sentimentos, as imagens, os símbolos;
ü Os verbos, os textos afins. Ler a Bíblia com a Bíblia

Fazer perguntas:
      Quais os personagens principais e os secundários?
      Quais ações são significativas para o autor bíblico?
      Onde e quando se dá a narrativa?
      Quais imagens e símbolos usados no texto?
      Qual a ideia mais importante ou palavra chave, que o autor mostra aos seus contemporâneos?

Fazer a Leitura com todo o ser:
      Com os lábios – pronunciando as palavras;
      Com a memória para fixá-la.
      Coma a inteligência para compreendê-la.
      Com a vontade para colocá-la em prática.

Quando o homem lê assim a Escritura, Deus volta a passear com ele no paraíso. (Sto. Ambrósio).


2ª. Etapa: MEDITAÇÃO

      Interiorizar.
      Refletir sobre o texto.
      Confrontar-se com a Palavra.
      Colocar-se no texto.
      É ruminar a Palavra.
      É confrontar o texto com a vida. Cf. Lc 2,19.51
      Deus se revela no segredo da consciência.

MEDITAÇÃO - Questionar-se: O que o texto me diz?

      A qual conversão me chama?
      O que a Palavra diz para mim?
      Cf. Sl 84(85) – Escutarei o que diz o Senhor Deus.
      É o momento que Deus nos fala.
      É buscar o sabor da Palavra, não a ciência.
      É buscar a Face de Cristo atrás de cada uma de suas palavras.

Três momentos da Meditação

  1. A colheita da mensagem central. Essa mensagem se relaciona ao mistério de Cristo, que é o centro das Escrituras.
  2. A reflexão sobre a mensagem. É a semente acolhida no terreno fértil, o coração.
  3. O confronto. A Palavra interiorizada ilumina e orienta a vida para Deus.


3ª Etapa: ORAÇÃO – FALAR COM DEUS.

      Minha resposta a Deus.


ORAÇÃO – O que eu digo ao texto? Escrevo uma oração de:

      Perdão / arrependimento.  Cf. Lc 18,13.
      Amorização
      Louvor
      Agradecimento
      Suplica
      Assumir compromisso de mudança


Oração: resposta a Deus depois de escutá-lo

Orar com o texto. Se o texto é:
         Oração - reze;
         Gemido - gema;
         Reconhecimento - fique alegre;
         de esperança - espere;
         de temor - tema;
         de exortação - acolha, peça perdão, se comprometa com mudança.
         de amor - ame;
         de louvor - louve.



4ª.Etapa: CONTEMPLAÇÃO – O que o texto produz em mim?

      Conhecer Deus com a experiência do coração.
      Contemplar a Palavra é esquecer os particulares e chegar ao essencial.

Toda verdadeira oração é contemplativa

      Concentração contemplativa no mistério de Jesus Cristo. Cf  Jo 17,3
      Quem és “TU”, quem sou eu? (Para se render ao “TU”)
      “Ver” o texto com os olhos de Deus.

* Reprodução conteúdo RP