sábado, 17 de setembro de 2011

RESPOSTA AO SIGNIFICADO DE RA TIM BUM

Amigos recebi um email de uma irmã muito querida, pedindo ajuda sobre a verdade do significado da palavra RATIMBUM! Segue email na íntegra:


Quem diria..... Pensar que fiz uso dessa palavra tantas
vezes após o Parabéns à você!
Ratimbum significa: eu amaldiçôo você

SIGNIFICADO DE RATIMBUM!!

RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média.

Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e, ao contrário, fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas
e realizar os desejos de quem os proclamou.

Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem.
O que muitos não sabem é que depois da música vem
um tal de Ratimbum (significado: eu amaldiçôo você).

Existiu até certo tempo um programa infantil, CasteloRatimbum, que significa "Castelo da Maldição".

Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento.

Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois
amaldiçoá-la? Tomemos muito cuidado.

Detalhe que depois de dizer Ratimbum, pronúncia-se o nome do
aniversariante várias vezes... Vamos nos atentar para isso.

Lembre-se de quantas vezes vc já cantou para alguém: " É BIG É BIG (égrande, é grande), É HORA É HORA (neste momento, nesta ocasião),

RA-TIM-BUM (eu amaldiçoou vc), FULANO, FULANO".

DEUS CRIOU TUDO PELO PODER DA PALAVRA, ...GN 1: 3

Repasse este e-mail para que outros tenham conhecimento e não repitam palavras apenas por força de expressão, sem saber, realmente, o significado real do que está por detrás das letras.
Isso é muito sério.

Deus perdoa o tempo da ignorância, mas uma vez que nos tornamos conhecedores, então precisamos agir de acordo com
a revelação que nos alcançou.


Então comecei a pesquisar sobre o significado Verdadeiro da Palavra Rá-Tim-Bum e encontrei um texto escrito por Wagner Oliveira (shekinah.org.br) que trouxe uma referência com credibilidade que é um artigo da USP (Universidade de São Paulo).

A origem da palavra Rá tim bum, é brasileira e não de origem Persa... caso contrário ela existiria em outros idiomas também. Não há nenhuma referência (livros, instituições, etc...) sobre o texto.


Conforme a pesquisa, não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, lembrando que os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação, não sendo assim, de fonte confiável.

E se essa é uma palavra de encantamento dos magos Persas porque só existe no Brasil?

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

Conforme pesquisa publicada na revista da FAPESP "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", um bordão, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo."

"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" .

"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:"

"Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum".

Como isso foi parar no Parabéns a você?
"Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás."

Fonte: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf, páginas 56 e 57

Nenhum comentário: