sábado, 7 de março de 2020

Medo e Fé

Iniciemos lendo o Evangelho de São Marcos, no capítulo: 4, versículos 35 a 41:

35. À tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado.36. Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam.37. Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água.38. Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?39. E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Cala-te! E cessou o vento e seguiu-se grande bonança.40. Ele disse-lhes: Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?41. Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?

Por que temos medo da vida nova proposta e dos projetos de Deus pata nossas Vidas?

Temos aqui um choque de realidade:
A Realidade Divina: Jesus
A Realidade Humana: Discípulos

Para entender esse diálogo precisamos daber quem e quem nessa passagem! Observem que no final da passagem, nos parece que os discípulos não sabem, pois perguntam: Quem é este?

Hoje no Evangelho, temos oitta demonstração do medo humano da manifestação divina de Deus na transfiguração de Jesus!

Jesus nos chamou a viver uma nova vida, para isso, se faz necessário PASSAR PARA O OUTRO LADO! Estamos na Quaresma onde nos preparamos para viver a Páscoa, que é justamente uma passagem!

De onde vem o medo?

Vamos à passagem onde Pedro vive algo extraordinário que foi andar sobre as águas, mas em determinado momento, no lugar de olhar para Deus, ele olhou para a sua condição humana, e por causa disso começou a afundar!

E onde afundamos?
R: Na nossa vivência do pecado!

Queremos te apresentar dois caminhos para te ajudar nesse itinerário de conversão:

Lutar e Assumir a identidade de Filho Amado de Deus!

Lutar
Precisamos deixar a nossa vida de pecado e vencermos as tentações que me levam a pecar para que experimentemos a verdadeira Passagem para o outro lado e assim viver a vida sobrenatural que Deus nos oferece hoje!

Vamos a Carta de São Tiago 1, 12 - 18!

12. Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.13. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém.14. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia.15. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.16. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.17. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.

Lutar, nos faz buscar entender a fisiologia do pecado e como ele nos leva a morte!
1. Somos tentados pelas nossas concupiscências;
2. As concupiscências nos ATRAI e nos ALICIA;
3. Depois de concebermos a concupiscência é dado à luz o Pecado
4. O pecado depois de consumado gera a morte.

Nessas lutas muitas vezes perdemos para as tentações, pois nossa condição humana é limitada e somos fracos e pecadores!

Mas como rezamos no ato de contrição: ....prometo com a Vossa Graça, não mais pecar!

Aqui chegamos a segunda parte: Reconhecermos a nossa filiação divina independente do nosso merecimento! Pois somos Filhos amados de Deus, não porque mereçamos mas sim por que Ele assim o quer!

A unica forma de unirmos as duas realidades: Divino e Humano é assumirmos nossa identidade: FILHO AMADO DE DEUS!

Nenhum comentário: