terça-feira, 31 de maio de 2016

Creio no Espírito Santo e na Santa Igreja Católica-Projeto ÉFETA (28/05)

                                
                     CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

Crer que a Igreja é "santa" e "católica" e que ela é "uma" e "apostólica" é inseparável da fé na Trindade.

1 - A Igreja no desígnio de Deus

a. As denominações e as imagens da Igreja: A palavra Igreja "ekklésia", do grego "ekkaléin" - chamar fora significa "convocação". Designa assembleias do povo, geralmente de caráter religioso. Na linguagem cristã, designa assembléia litúrgica, a comunidade local ou a comunidade universal dos crentes.
Como símbolo da Igreja, nos Atos dos Apóstolos, vemos o "Povo de Deus" a qual se torna Corpo de Cristo-Cabeça. Redil, grei, lavoura ou campo de Deus, construção de Deus, família, templo, Jerusalém celeste, nossa Mãe, esposa imaculada do Cordeiro imaculado.

b. Origem, fundação e missão da Igreja: um projeto nascido do coração do Pai, prefigurada desde a origem do mundo, preparada na Antiga Aliança, instituída por Cristo, manifestada pelo Espírito Santo e consumada na glória.

c. O mistério da Igreja: é ao mesmo tempo visível e espiritual, mistério da união dos homens com Deus e sacramento universal da salvação.

2 - A Igreja - Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo

a. Povo de Deus: possui as característica que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais na história. Constitui-se de um povo sacerdotal, profético e régio.

b. Corpo de Cristo: pelo Espírito e pela ação deste nos sacramentos, sobretudo a Eucaristia, Cristo morto e ressuscitados constitui a comunidade dos crentes como seu Corpo. Na unidade deste Corpo existe diversidade de membros e de funções. É o Corpo do qual Cristo é a Cabeça, vivendo dele e por ele; Ela é Esposa de Cristo, Mãe fecunda dos Filhos de Deus.

c.  Templo do Espírito Santo: o Espírito é como a alma do Corpo Místico, princípio de sua vida, da unidade na diversidade e da riqueza de seus dons e carismas.

3 - A Igreja é una, santa, católica e apostólica

Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão:

a. Una: por sua Fonte. Por seu Fundador. Por sua Alma. Tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança, no fim da qual serão superadas todas as divisões.

b. Santa: o Deus Santíssimo é seu autor; Cristo, seu Esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é "imaculada (feita) de maculados". Nos santos brilha a santidade da Igreja; em Maria esta já é toda santa.

c. Católica: a palavra "católico" significa "universal". É católica pelo seu Conteúdo e missão. Anuncia a totalidade da fé; enviada a todos os povos, dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; é por sua natureza missionária.

d. Apostólica: está constituída sobre fundamentos duradouros: os doze Apóstolos do Cordeiro; ela é indestrutível; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais apóstolos, presentes em seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.5

4 - Os fiéis de Cristo - hierarquia, leigos, vida consagrada

a. Constituição hierárquica: Papa, Bispo de Roma e sucessor de S. Pedro (perpetuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos bispos, quer da multidão de fiéis), possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. Bispos (individualmente são o visível princípio e fundamento da unidade em suas Igrejas particulares) exercem sua autoridade pastoral sobre a porção do povo de Deus que lhes foi confiada, assistido pelos presbíteros e pelos diáconos. Estes pelo seu ministério eclesial possuem o múnus de ensinar, santificar e reger.

b. Os fiéis leigos: entendem-se aqui todos os cristãos, exceto os membros das Sagradas Ordens o ou estado religioso reconhecido na Igreja. Vivendo em meio ao mundo e aos negócios seculares, são chamados a exercerem seu apostolado no mundo como fermento, graças ao vigor do seu espírito cristão. Tem participação no múnus sacerdotal, regio e profético de Cristo.

c. A vida consagrada: caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade em um estado de vida permanente reconhecido pela Igreja.



A água: simboliza a ação do Espírito Santo no Batismo. Água viva que jorra de Cristo crucificado. Significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo.

A unção: o simbolismo da unção com óleo (Batismo, Confirmação, Ordem e Unção dos Enfermos) torna-se sinônimo do Espírito Santo.
O fogo: simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo.
A nuvem e a luz: inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo desde o AT e cumpridas em Cristo.
O selo: símbolo próximo ao da unção. Exprime o “caráter indelével” dos sacramentos do Batismo, Confirmação e Ordem que uma vez impresso não podem ser reiterados.
A mão: pela imposição das mãos o Espírito é dado (falar da bênção e epiclese).
O dedo: simboliza o Espírito que é o dedo da direita paterna.
A pomba: o espírito que desce e repousa no coração dos batizados.

Questionário: (Creio na Igreja Católica)

1-Quais são os quatro traços essenciais da Igreja?
2-Qual a diferença entre o “povo de Deus” e os outros povos?
3-Na hierarquia da Igreja, onde você se encaixa? Porque?
4-Qual característica da Igreja nessa formação mais chamou a sua atenção?
    5-Você, como parte dessa Igreja, do Corpo de Cristo, deve sempre se informar sobre as decisões e declarações do Papa Francisco (atual), o chefe da nossa Igreja. Procure alguma citação do nosso papa, que causou em você uma grande admiração:









                 CREIO NO ESPÍRITO SANTO

O conhecimento de fé de que Jesus Cristo é o Senhor e que Deus é nosso Pai só é possível no Espírito Santo. É ele que nos precede e suscita em nós a fé. Por nosso Batismo, primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, nos é comunicada intimamente e pessoalmente pelo Espírito Santo na Igreja.

Ele, por sua graça, é o primeiro no despertar de nossa fé e na vida nova que é conhecer o Pai e aquele que Ele enviou, Jesus Cristo. No entanto, é o último na revelação das Pessoas da Santíssima Trindade.

Crer no Espírito Santo é, pois, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, “e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”. É muito importante percebermos, que o Espírito Santo está em ação com o Pai e o Filho do início até a consumação do Projeto de nossa salvação, apesar de ser revelado e dado, reconhecido e acolhido como Pessoa nos últimos tempos, inaugurados pela Encarnação redentora do Filho.

1 – A MISSÃO CONJUNTA DO FILHO E DO ESPÍRITO

a.     Na Encarnação: Aquele que o Pai enviou a nossos corações, o Espírito de seu Filho, é realmente Deus. Quando o Pai envia seu Verbo, envia sempre seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, ele, a Imagem visível do Deus invisível; mas é o Espírito Santo que o revela.

b.    Na missão: Jesus é Cristo, “ungido”, porque o Espírito é a unção dele, e tudo o que advém a partir da Encarnação decorre desta plenitude.


c.     Na glorificação: Por sua Morte e Ressurreição, Jesus é constituído Senhor e Cristo na glória. De sua Plenitude, derrama o Espírito Santo sobre os apóstolos e a Igreja. Este constrói, anima e santifica a de Jesus Cristo.

2 – O NOME, AS DENOMINAÇÕES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

a.     O nome próprio do Espírito Santo: Espírito vem do hebraico Ruah que significa sopro, ar, vento. Espírito e Santo são atributos comuns às três Pessoas Divinas, mas ao juntar os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo como Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

b. As denominações do Espírito Santo:

Por Jesus: Paráclito (advogado) ou Consolador (o Outro), Espírito de Verdade.

Por São Paulo: Espírito da Promessa, Espírito de adoção, Espírito de Cristo, Espírito do Senhor, Espírito de Deus.

Por São Pedro: Espírito de glória.

c. Os símbolos do Espírito Santo:


A água
O selo
A unção
A mão
O fogo
O dedo
A nuvem e a luz
A pomba

3 – O ESPÍRITO E A PALAVRA DE DEUS NO TEMPO DAS PROMESSAS:

Desde o começo até a "plenitude do tempo", a missão conjunta do Verbo e do Espírito Do Pai permanece escondida, mas está em ação. O Espírito prepara aí o tempo do Messias, e os dois, sem serem ainda plenamente revelados, já são prometidos, a fim de serem esperados e acolhidos quando se manifestarem.

Na criação: estão o Verbo e seu Sopro na origem do ser e da vida de toda criatura;

O Espírito da Promessa: A promessa feita a Abraão inaugura a economia da salvação, no fim da qual o  próprio Filho assumirá "a imagem" e a restaurará na "semelhança" com o Pai, restituindo-lhe a Glória, o Espírito "que dá vida".

Nas Teofanias e na Lei: as Teofanias iluminam o caminho da promessa aonde o Verbo de Deus, se fazia ver e ouvir, revelado e ao mesmo tempo "oculto" na Nuvem do Espírito Santo. A lei é um dom da pedagogia de Deus para conduzir o povo a Cristo cuja impotência de salvar o homem provado da semelhança suscita nele o desejo do Espírito Santo.

No Reino e no Exílio: purificação do povo que de, pois de Davi sucumbe, porém, o Reino prometido a Davi, será obra do Espírito Santo. O aparente fracasso, mas início da restauração prometida.

A expectativa do Messias e de seu Espírito: duas linhas proféticas vão desenhar-se, uma levando para a espera do Messias, a outra para o anúncio de um Espírito Novo e ambas convergindo para a "consolação de Israel".

4 – O ESPÍRITO DE CRISTO NA PLENITUDE DO TEMPO:

João, Precursor, Profeta e Batista: João (cheio do Espírito Santo) encerra o ciclo dos profetas inaugurados por Elias. É o Elias que deve vir. O Fogo que habita nele o faz correr adiante do Senhor que vem.
Alegra-te, cheia de graça: Maria é a obra-prima da missão do Filho e do Espírito. Nela, preparada pelo Espírito, o Pai encontra morada para seu Filho e para o Espírito entre os homens. Ela é o Trono da Sabedoria.
O Cristo Jesus: o Espírito vai sendo pouco a pouco sugerido por Jesus, mas na hora em que vai ser glorificado, promete Àquele que permanecerá conosco e que nos dará o pleno conhecimento do Pai e do Filho. Ao soprá-Lo sobre os discípulos, a missão de Cristo e do Espírito passa a ser missão da Igreja.

5 – O ESPÍRITO E A IGREJA NOS ÚLTIMOS TEMPOS:

Pentecostes: Neste dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. O Espírito Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos", o tempo da Igreja, o Reino já recebido em herança, mas ainda não consumado.
O Espírito Santo - Dom de Deus: é o Amor o primeiro dom, pois contém os demais. O primeiro efeito desse dom é a remissão dos pecados. Ele dá o penhor ou as primícias de nossa Herança. Por este Amor poderemos dar frutos.
O Espírito Santo e a Igreja: o Espírito Santo derramado por Cristo em sua Igreja, a constrói, a anima e a santifica. Ela é o sacramento da comunhão da Santíssima Trindade e dos homens.

Questionário: (Creio no Espírito Santo)

1-O que significa crer no Espírito Santo?
2-Dê um exemplo onde o Espírito Santo e Jesus Cristo atuarem juntos e explique como foi essa união:
3-O Espírito Santo possui muitas denominações, procure uma passagem na Bíblia e transcreva o versículo onde ele recebe uma dessas denominações:
4-Explique o que foi o Pentecostes e porque existe a “festa de Pentecostes”:
5-Explique porque é importante crer no Espírito Santo:





Nenhum comentário: