sábado, 15 de janeiro de 2011

A Busca da santidade!

Quando buscamos por algo, normalmente, nunca o tivemos ou o perdemos! Por isso, estamos a busca, concordam?

Quando falamos de santidade, no qual podemos definir de forma objetiva como a imagem e semelhança de Deus, que é o Santo dos santos, acredito que o ser humano convive com esta tão cobiçada santidade durante uma fase de sua vida sem esforço nenhum para vivê-la!

Afinal de contas somos criados por Deus ( Ele é a própria santidade!); somos gerados de forma miraculosa de ovo zigoto a feto ( Tentam, tentam mas, vida humana só da forma como Deus criou!); usufruimos desta santidade sem esforço até a infância! Aliás, Jesus utiliza as crianças como referência de santidade e de acesso ao Reino dos Céus ( Vide Mateus 18, 1-4).

Quando lemos 2 Timóteo 3, 1-9, ficamos nos perguntando onde então perdemos essa vivencia natural da santidade para vivermos em uma busca onde muitas vezes achamos até impossível ser santo?

Onde perdemos a santidade para que hoje estejamos correndo atrás de algo que era para ser natural em nós?

Sei que é difícil determinar onde pegamos o trem errado! Então não adianta malhar em ferro frio!

Vamos para o quê resolve!

Independente da distância quue estejamos da santidade, temos instrumentos extremamente eficazes para nos levar de volta a estrada certa: OS SACRAMENTOS!

Sabemos que se precisamos começar, temos os Sacramentos de Iniciação ( Batismo, Eucaristia e Crisma); Se precisamos de cura e de retomar, temos os Sacramentos de Cura ( Confissão e Unção dos enfermos) ou se ainda precisamos colaborar para que outros tenham acesso a santidade temos os Sacramentos de serviço ( Matrimônio e ordem).
Como esta formação é foi para casais, não posso deixar de abordar a responsabilidade da família para evitar a perda da santidade nos filhos que naturalmente são criados, gerados, nascidos na santidade.
Em Lucas 10, 25-28 um doutor da lei perguntou a Jesus o quê deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus apontou uma fórmula perfeita que devemos utilizar no nosso dia-a-dia:
"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo!
Então podemos entender que o SANTO DOS SANTOS que é o AMOR, nos aponta AMAR com fórmula de acesso à Santidade!
Quando eu pregava quinta para os jovens do Rumo certo sobre as falsas imagens de Deus, eu O apresentava como Amor e somente amando eles conheceriam o verdadeiro rosto de Deus!
A busca da santidade está ligada diretamente a amar, amar, amar, amar...

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo totalmente sobre nossa busca.