sábado, 8 de agosto de 2009

CASTIDADE Uma Opção de Vida!

A Palavra Central, ou seja, aquela que está no meio da Bíblia e que os estudiosos dizem que tanto para frente como para atrás dela têm o mesmo números de versículos, nos fala o seguinte: "Mas vale confiar em Deus do que confiar nos homens!" Salmo 117,8

É com essa passagem que começo a falar sobre a Castidade, pois primeiramente, o Cristão têm que optar entre o conceito de Deus e o conceito dos homens sobre o assunto!

A poucos dias eu havia pregado sobre "A Verdadeira Liberdade de Deus" e naquela pregação, Deus falava que a verdadeira liberdade é ter a opção de dizer "NÃO" àquilo que não se quer fazer!

Os Mandamentos da Lei de Deus não nos aprisiona, na verdade, esses valores nos libertam da prisão das Trevas; Na vida secular temos as leis civis que regem nossa sociedade garantindo direitos e deveres! Quando nos colocamos fora dessas leis, normalmente, perdemos nossa liberdade, pois quem infringe as leis, são julgados e condenados a ficar presos em penitenciarias!

Toquei no assunto dos mandamentos, por quê um dos mandamentos mais desobedecidos hoje pela humanidade é´o sexto que nos diz: "NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE"!

A Santa Igreja nos ensina que para que aconteça um pecado mortal é necessário 3 coisas:
1ª - Desobediência a um dos mandamentos da Lei de Deus;
2ª - Ter conhecimento que aquele ato é um pecado, e
3ª - Querer cometer o pecado, mesmo sabendo que é pecado e que ofende a Lei de Deus.

Observemos que o pecado contra a Castidade é uma falta grave contra o Amor de Deus e não se limita só a FORNICAÇÃO (sexo antes do casamento) ou ADULTÉRIO, mas também às PORNOGRAFIAS, PIADAS dentre muitas outras coisas! As roupas merecem um cuidado especial pois, com roupas que a cada dia mais buscam valorizar o corpo e as formas, transformam sensualidade em uma ponte para o pecado contra a sexualidade!

Vejamos o quê nos ensina o Apóstolo Paulo, que optou por uma vida casta, na sua carta aos Felipenses ( Cap. 4,8):

"Irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, tudo que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos!"

Avalie a Castidade de seus pensamentos e atos, por essa dica de Paulo: Verdadeiro, nobre, justa, pura, amável, de boa fama, virtuosa e louvável!

Parece difícil, eu sei! Mas, Santo Agostinho nos ensinava: "O quê é Impossível `a Natureza humana, é possível à Graça!"

Existe 3 tipos de realidade de vivência da Castidade:
A Castidade dos Casados - São chamados a viver fiéis ao seu cônjuge;
A Castidade dos Solteiros - São chamados a viver a virgindade;
A Castidade dos Viúvos - Depois deterem sido casados, são chamados a se manter puros da Fornicação;

Só entende o plano de Deus para seus filhos através da Castidade quem reza! Antes de questionar aos irmãos que acreditam na Castidade, reze com isso e peça a Deus em oração que lhe convença!

Com relação à Castidade não existe neutralidade, ou você abraça a pureza ou não!

Vou deixar que mais uma vez o Apóstolo da Castidade lhe fale através do livro dos Romanos (Cap 12, 1 -2):

"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a ofereceres vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável à Deus; é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o quê é perfeito!"

Pense nisso e fique com Deus!

Nenhum comentário: