sábado, 15 de agosto de 2009

A Importância do Testemunho

A Formação de Hoje nos leva a uma reflexão sobre a importância do nosso testemunho de santidade para o mundo!

Nunca se falou tanto de Cristo como hoje! Nunca se evangelizou tanto, como se evangeliza hoje!
O Brasil pode se considerar um país bem servido de evangelizadores Cristãos, porém é considerado como uma Nação subnutrida espiritualmente falando!

O Crescimento do número de ex-evangélicos e católicos não praticantes é assustador!
Nos dias de hoje acompanhamos estarrecidos as denúncias contra a Igreja Universal e o descrédito à causa da evangelização! Por outro lado vemos Católicos que não testemunham o Poder de Jesus nas suas Vidas!

A Bíblia nos mostra uma Comunidade de Cristãos que nos é apresentada como exemplo de Testemunho por Paulo, Timóteo e Silvano:

I Tessalonicenses 1, 6 - 8
"... E vós vos fizeste imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações,com a alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. Em verdade, partindo de vós,não só ressoou a Palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus, por toda parte, de maneira que não temos necessidades de dizer coisa alguma!"

Se nos aprofundarmos na Palavra, podemos ler ATOS 17 onde é relatada a fundação desta Comunidade! Podemos observar que para uma Comunidade ou Grupo de Oração perseverar não há necessidade de muitos tempo e evangelização e nem de ambiente favorável, pois em apenas 3 sábados foi suficiente para que os Tessalonicenses abraçassem o Evangelho, sendo um testemunho vivo para os Apóstolos e demais Igrejas!

O Sucesso desta Igreja está fundamentada em alguns pilares, vejamos:
  • I Ts 1,3 - " Com efeito diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras da vossa fé, nos sacrifícios da vossa caridade e na firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus cristo".
  • I Ts 1,6 - " E vós vos fizeste imitadores nossos e do Senhor... Apesar das muitas tribulações..."
Fé, Esperança e caridade
Imitação de Cristo
Superar Tribulações

O Exercício destes pilares são os caminhos propostos pelos Tessalonicenses para um Grupo ou Comunidade exercerem um testemunho agradável a Deus!



sábado, 8 de agosto de 2009

CASTIDADE Uma Opção de Vida!

A Palavra Central, ou seja, aquela que está no meio da Bíblia e que os estudiosos dizem que tanto para frente como para atrás dela têm o mesmo números de versículos, nos fala o seguinte: "Mas vale confiar em Deus do que confiar nos homens!" Salmo 117,8

É com essa passagem que começo a falar sobre a Castidade, pois primeiramente, o Cristão têm que optar entre o conceito de Deus e o conceito dos homens sobre o assunto!

A poucos dias eu havia pregado sobre "A Verdadeira Liberdade de Deus" e naquela pregação, Deus falava que a verdadeira liberdade é ter a opção de dizer "NÃO" àquilo que não se quer fazer!

Os Mandamentos da Lei de Deus não nos aprisiona, na verdade, esses valores nos libertam da prisão das Trevas; Na vida secular temos as leis civis que regem nossa sociedade garantindo direitos e deveres! Quando nos colocamos fora dessas leis, normalmente, perdemos nossa liberdade, pois quem infringe as leis, são julgados e condenados a ficar presos em penitenciarias!

Toquei no assunto dos mandamentos, por quê um dos mandamentos mais desobedecidos hoje pela humanidade é´o sexto que nos diz: "NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE"!

A Santa Igreja nos ensina que para que aconteça um pecado mortal é necessário 3 coisas:
1ª - Desobediência a um dos mandamentos da Lei de Deus;
2ª - Ter conhecimento que aquele ato é um pecado, e
3ª - Querer cometer o pecado, mesmo sabendo que é pecado e que ofende a Lei de Deus.

Observemos que o pecado contra a Castidade é uma falta grave contra o Amor de Deus e não se limita só a FORNICAÇÃO (sexo antes do casamento) ou ADULTÉRIO, mas também às PORNOGRAFIAS, PIADAS dentre muitas outras coisas! As roupas merecem um cuidado especial pois, com roupas que a cada dia mais buscam valorizar o corpo e as formas, transformam sensualidade em uma ponte para o pecado contra a sexualidade!

Vejamos o quê nos ensina o Apóstolo Paulo, que optou por uma vida casta, na sua carta aos Felipenses ( Cap. 4,8):

"Irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, tudo que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos!"

Avalie a Castidade de seus pensamentos e atos, por essa dica de Paulo: Verdadeiro, nobre, justa, pura, amável, de boa fama, virtuosa e louvável!

Parece difícil, eu sei! Mas, Santo Agostinho nos ensinava: "O quê é Impossível `a Natureza humana, é possível à Graça!"

Existe 3 tipos de realidade de vivência da Castidade:
A Castidade dos Casados - São chamados a viver fiéis ao seu cônjuge;
A Castidade dos Solteiros - São chamados a viver a virgindade;
A Castidade dos Viúvos - Depois deterem sido casados, são chamados a se manter puros da Fornicação;

Só entende o plano de Deus para seus filhos através da Castidade quem reza! Antes de questionar aos irmãos que acreditam na Castidade, reze com isso e peça a Deus em oração que lhe convença!

Com relação à Castidade não existe neutralidade, ou você abraça a pureza ou não!

Vou deixar que mais uma vez o Apóstolo da Castidade lhe fale através do livro dos Romanos (Cap 12, 1 -2):

"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a ofereceres vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável à Deus; é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o quê é perfeito!"

Pense nisso e fique com Deus!

domingo, 2 de agosto de 2009

A Verdadeira Liberdade de Cristo

GÁLATAS 5,1
“É para que sejamos Jovens livres que Cristo nos libertou! Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão!”

Existe um CHAMADO DE ATENÇÃO e uma PREOCUPAÇÃO nesta passagem!

Ficai FIRMES e não volteis a ser ESCRAVO!

TRÊS DICAS PARA FICAR FIRME E NÃO VOLTAR A SER ESCRAVO!

Vamos buscar na passagem abaixo orientações sobre como usufruirmos da liberdade que conquistamos através de Cristo!

JOÃO 8, 31 – 32
“E Jesus dizia aos JOVENS que nele creram: Se permanecerdes na minha Palavra, sereis verdadeiros discípulos. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!”

1 – CRER EM JESUS (Assumir Jesus como alguém real na sua vida!)

2 – PERMANECER EM JESUS (Terminar o Retiro e perseverar na caminhada!)

3 – CONHECER A VERDADE (Não confundir a verdade de Deus e a verdade do mundo)

Porém, quando perguntamos a qualquer Jovem “O quê é Liberdade?”

Sempre encontramos como resposta, o conceito do Mundo e do Inimigo de Deus!

Deus me lembrou uma profecia proclamada um Pontífice muito amado por todos nós!

Eis palavras do saudoso Papa dos Jovens (João Paulo II):

“Liberdade não consiste em podermos fazer o quê se quer! Liberdade consiste em termos a opção de NÂO fazer, aquilo que não queremos!”

Essa é verdadeira liberdade! Foi para isso que Cristo te Libertou! Foi por causa dessa verdade que Deus quis pregar sobre o assunto!

A liberdade de poder dizer “SIM” para tudo, é um disfarce para uma nova escravidão! A liberdade de dizer “NÃO” ao que nos afasta de Deus nos liberta!

ALGUMAS PRISÕES ESPIRITUAIS:

Abaixo descrevo quatro situações que um jovem tem a liberdade de dizer “NÃO” e desta forma viver a verdadeira liberdade para o qual Jesus nos libertou:

1 – AQUELE PECADO COSTUMEIRO

Mesmo se considerado um pequeno ou insignificante, tenha coragem! Rompa com esse pecado!
Um pecado venial (popularmente conhecido como pecado-carrapato) é semelhante a um grão de milho que sozinho não pesa nada! Mas quando juntamos 50 Kg de grãos de milho em um saco, se torna muito pesado!)

2 – REBELDIA

Questionar e discordar é seu direito! Faz parte da personalidade dos Jovens! Porém, Obedecer é seu dever!
Só somos verdadeiramente livres quando obedecemos! Se uma pessoa se rebela contra a lei civil, e a descumpre, ela perde sua liberdade civil!
Rebeldia é um atraso no seu projeto de vida!

3 – MENTIRA

A Mãe da liberdade é a VERDADE! A mãe da escravidão é a MENTIRA!
Se a Verdade liberta, o oposto deve acontecer com a Mentira, ou seja, aprisiona!

4 – PERDOAR

O perdão fecha a porta da nossa alma para o Diabo!

ENTENDENDO O PERDÃO:

Vamos Ler: MATEUS 18, 21- 35

- 10.000 TALENTOS (Minha dívida com Deus); 100 DENÁRIOS (Dívida dos meus irmãos comigo)

- 10.000 Talentos = 350 mil KILOS de OURO. O Equivalente a 13 anos de impostos da Nação inteira devida ao REI!

- 100 Denários = 100 dias de trabalho (1 denário = 1 dia de trabalho), seria preciso 150 mil anos para se pagar 10.000 Talentos.

Assim como 10.000 Talentos é 600 mil vezes maior do que 100 Denários, a minha dívida com Deus é maior do que a do meu irmão comigo!

Com certeza, existes outras situações que precisamos exercer nossa verdadeira Liberdade, Deus quis que eu escrevesse sobre essas, pergunte a Deus que outras situações na sua vida precisam ser renunciadas por você!

Pense nisso, Fique com Deus e até a próxima!