O povo estava sendo pilhado por Madianitas e outros povos, ao ponto de ter que escavar cavernas para esconder alimentos para não morrerem de fome!
O pior foi o que essa situação fez com o modelo mental do povo de Israel! Um povo com mentalidade de perdedor e que assumiu uma condição de derrotado e abandonou a condição e a mentalidade de ser o "povo de Deus", um povo temido por todos que viram os milagres em favor desse povo em várias batalhas!
Um povo sem tomar posse da sua condição de povo de Deus sempre vai portar como fraco e indefeso! Assim estavam vivendo o povo de Israel no tempo de Gedeão!
Deus interveio e procurou a Gideão para liderar a libertação do povo daquela situação de humilhação frente aos Madianitas!
Aqui vem outro ponto:
Quando estamos com mentalidade de perdedor, mesmo Deus enviando um anjo à nossa presença, nosso medo fala mais alto!
Deus chamou a Gideão de valente guerreiro; Deus reconhece em nós virtudes que nem nós mesmo conseguimos enxergar em si! Gideão precisou ser convencido por Deus de que ele foi escolhido para algo grande. Deus se submeteu aos desafios infantis de Gideão para que ele acreditasse que Deus estava com ele e muitas vezes, também nós sentimos tentados a desafiar a Deus para que Ele prive que se importa conosco!
Pois, qual é a grande nação
cujos deuses lhe são tão próximos
como o Senhor nosso Deus,
sempre que o invocamos?
E que nação haverá tão grande
que tenha leis e decretos tão justos,
como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?
Mas toma cuidado!
Procura com grande zelo não te esqueceres
de tudo o que viste com os próprios olhos,
e nada deixes escapar do teu coração
por todos os dias de tua vida;
antes, ensina-o a teus filhos e netos. Dt 4, 5 - 9
Logo após Deus convencer Gideão de assumir a sua identidade de vencedor, Deus sabendo que nós vamos do 8 a 80 muito rápido e para evitar uma euforia pelo desejo de combate Deus diminuiu o número de homens que andava com Gideão!
Deus usou dois filtros:
O primeiro era o do medo!
O medo nos paralisa e nos impede de viver grandes coisas que estão escritos no coração de Deus.
O segundo foi aqueles que encarnaram em si o espírito de vigilância astúcia e de cuidado com a missão de Deus!
O final da história nós já conhecemos mas o que precisamos centro lembrar mac independente do ambiente estamos não podemos perder a nossa identidade!