sábado, 11 de fevereiro de 2023

Assumindo os nosso erros (Gênesis 3, 9-24)

Na passagem de Gênesis que narra Deus  confrontando Adão, Eva e a serpente pelo pecado original observamos um comportamento que até hoje testemunhamos quando nos deparamos com alguém que errou: NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO ERRO COMETIDO!

A situação narrada em Gênesis me ensinou que quando erramos e não assumimos a nossa responsabilidade, sofremos as consequências ainda maiores do que o necessário!

Assumir o erro é aprender com a situação e construir bases mais sólidas para evitar que esse erro ocorra novamente! Quando assumo o erro tenho mais condições de aprender com ele e desta forma, transformar uma situação ruim em algo extremamente positivo! Aprender com o erro é conhecimento e isso não é fácil adquirir!

Voltando a Adão e Eva. Na verdade os dois perderam uma grande oportunidade de ensinar a humanidade a confiar na misericórdia de Deus e que se errar, no lugar de ficar buscando culpados, poderíamos assumir o erro, pedir perdão e experimentar o Grande Amor de Deus por nós!

Imagine o texo de outra forma: Adão e Eva reconhecem o erro de deixar o quê DEUS DISSE para escutar o quê a serpente disse e que estavam profundamente arrependidos e apelassem para o Amor dAquele que os criou! Qual seria o final da história?

Assumir o erro está na base para todo bom arrependimento e desta forma uma boa base para a consciência do erro e correção de conduta! Quando me esquivo desse processo, só me resta imitar o trio da passagem:
Adão culpa Eva
Eva culpa a serpente
A serpente... Não tendo a quem culpar ficou calada! Pois ela era a maior culpada!
Mas observe que todos foram punidos pelo erro:
1. A serpente 
Serás maldita entre todos os animais domésticos..
Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos o dias de sua vida.
... Terás a cabeça ferida...
2. Eva
...multiplicarem os sofrimentos da gravidez...
... será dominada pelo seu marido.
3. Adão
...seja o solo amaldiçoado por causa de ti, com sofrimento tirarás dele o teu sustento...
... comerás o pão com o sofrimento do teu suor...
Abandonar o que Deus disse é abandonar a Ele e à Sua Providência.

Ainda tem gente que até hoje acha que o pecado original está relacionado a sexualidade, embora essa também tenha sido um alvo das concupiscências instigadas pela serpente, o pecado original é não escutar o quê Deus diz para escutar outras vozes de criaturas que não tem qualquer relevância quando comparadas a Deus!

Não vamos deixar de errar, mas podemos aprender com os erros e não mais errar e pela Graça de Deus chegarmos a nossa Salvação!