E vós, quem dizeis que eu sou?
Nessa formação vamos meditar sobre essa pergunta de Jesus!
Vamos ler a passagem de São Marcos 8, 27-29.
"27.Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: “Quem dizem os homens que eu sou?”.
28.Responderam-lhe os discípulos: “João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas”.
29.Então, perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Respondeu Pedro: “Tu és o Cristo”.*
30.E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.*
31.E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.
32.E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.
33.Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: “Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens”.
Palavra da salvação - Gloria a vós Senhor!
Para essa formação, Deus nos dava uma visão de várias pessoas sentadas vestidas com a mesma roupa, cada uma com uma máscara de Jesus mas apenas uma das pessoas era o Jesus verdadeiro!
Jesus muitas vezes usou da metodologia das "perguntas", para a partir disso perceber a verdade e decisão do nosso coração.
As perguntas de Jesus vão muito a fundo: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Nessa pergunta mais abrangente a opinião é mais generalizada, temos outra ainda mais direta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Dependendo da autenticidade e da sinceridade da resposta, a vida do discípulo pode sofrer uma transformação radical.
Se Jesus é alguém realmente de destaque para o seu discípulo, isso vai determinar toda a maneira de ser e agir do mesmo.
É necessário então nos colocarmos no lugar de Pedro e examinarmos nossas atitudes para que estas sejam coerentes com aquilo que proclamamos.
Pedro respondeu de maneira comprometedora. Se pra ele, Pedro, Jesus é o “Messias”, o “Filho de Deus” logo isso determina todo o restante da sua existência.
Em sã consciência e no uso do perfeito juízo, só pode então… segui-Lo.
Seguir Jesus, é ser um verdadeiro cristão. Cristão do jeito e forma que Jesus quer. EXEMPLO: Há dois tipos de cristãos: os admiradores, e os seguidores.
Os “admiradores” ficam nas arquibancadas aplaudindo, e só.
Os “seguidores” por sua vez, estão na “arena da vida” com o Mestre, acompanhando e seguindo de perto seus passos.
E sabem que, assim como seu Mestre, também são e serão perseguidos, caluniados, mas estão destinados à ressurreição, e à Vida Eterna prometida pelo Senhor.
Andar com JESUS e andar COMO Jesus.
Somos livres para viver de acordo com o nosso nível de intensidade do Evangelho
Só se vive grandes coisas se sair do natural
Lembra do andar nas águas? Quem era o personagem? Pedro viveu grandes coisas por que não teve medo de vivê-las !