domingo, 13 de outubro de 2019

Parábola da Gratidão

Um rei tinha dez cães selvagens. Quando um servo cometia um erro ele jogava para os cães para ser devorado.

Daí um dos servos mais antigos fez algo errado. O rei ordenou que ele deveria ser jogado aos cães.

O servo disse: "Eu o servi por dez anos, por favor me dê dez dias antes de me jogar aos cães?" O rei lhe concedeu.

Na prisão o servo disse ao guarda que gostaria de servir os cães durante os próximos dez dias.

O guarda concordou e servo pôde alimentar os cães, limpar o canil e banhá-los com todo o carinho.

Quando os dez dias acabaram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todos ficaram  surpresos ao ver apenas os cães vorazes lamberem os pés do servo!

O rei, perplexo com o que estava vendo,  disse:

"O que aconteceu com meus cães?"

O servo respondeu: "Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços.  Eu o servi por dez anos e o senhor se esqueceu de tudo no meu primeiro erro."

O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse restabelecido ao cargo".

Dedicado a todos aqueles que se esquecem as coisas boas que uma pessoa fez e assim que ela comete um erro, a condenam.

Que possamos sempre ver o melhor nos outros e olhar apenas para os nossos erros.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Despertar Vocacional

Você tem coragem para se arriscar? Você tem coragem de ser Feliz?

Recebi o chamado para ajudar a levar essas perguntas ao coração de vocês hoje? Estamos no Despertar Vocacional!
Antes de entrar no tema central, preciso revelar ou apresentar o ambiente em que nós estamos inseridos, pois isso, influência muito as repostas a serem dadas as perguntas acima!
Teve um tempo onde Deus era o Centro, hoje o homem se coloca como o centro. Estamos vivendo uma cultura do EUCENTRISMO, onde tudo gira em torno da minha opinião e da minha percepção de mundo e não a percepção de Deus.
Santo Agostinho dizia: Que acredita na Bíblia apenas no que quer e rejeita o que não quer, não acredita em si e não na Bíblia.
Ao contrário do século passado, onde o desafio era evangelizar índios e pagão, o nosso desafio é evangelizar aqueles que se dizem cristãos. Por ex: Você é contra o uso de anticoncepcionais? Você é contra o Aborto?
Tem gente que diz: Eu sou católico mas gosto de acreditar na reencarnação!
O problema é que o Papa Pio IX decretou como heresia quem acredita em reencarnação!
Observamos que o Deus do Século XXI é SUBJETIVO e PESSOAL, é o meu Deus! Não mas nosso e sim o Meu Deus!É um deus paz e amor, um Deus que não cobra e que me aceita do jeito que sou! (síndrome de Gabriela), com essa Subjetividade existe uma diluição de Deus, uma forte influência da Nova Era, onde a espiritualidade oriental esta muito presente, que me faz acreditar que deus esta em Tudo e que desejam sentir a energia de Deus, isso que acaba levando para uma infantilização da fé!
Não é a toa que a expressão Papai do Céu está em alta!
Padre, Pastor que falam muito de compromisso, sofrimento e cruz perdem publico! As pessoas estão em busca de esperança, cura e prosperidade.
Outra característica é a necessidade de demonstrar de forma externa que somos de Deus, Deus está na camiseta, no adesivo do carro só não está no coração! Pois se comportam como verdadeiros pagãos! Ex: Assaltantes fazem o sinal da cruz antes de assaltar!
Um exemplo disso é que o numero de casamento até aumenta, mas o interesse pela vida matrimonial tem diminuído casais que vivem a fornicação por não terem dinheiro para fazer a festa de casamento! Festa mais importante do que a vida na benção!
Minha oração é voltada sempre para meu bem estar, ninguém reza mais para o outro, pelo Pais ou pela sua santidade!
O pior que muitas expressões cristâs tem se rendido a Teologia da Prosperidade ou discurso de curas para atrair esses fiéis!
A prosperidade é o combustível da minha fé! Se eu encontrar Deus, meu nome vai sair do serasa!
Isso é muito perigoso, pois dá a ideia de que Deus que nos últimos 20 séculos que esteve ao lado dos pobres esta agora trocando eles pela classe média em ascensão.
Ou seja, vivemos um ambiente formalmente religioso, onde as pessoas tem dificuldade de encontrar o ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO!
Observem que nos anos 80 havia poucas TVs que falavam de Jesus, hoje temos uma infinidade de canais, programas, inclusive católicos que falam de Jesus. E continuamos com a sensação de que o mundo ainda perece pela FALTA DE DEUS!
Percebem também, nunca tivemos tantos encontros sobre Jesus, como Congressos, Fóruns, Seminários, Shows e jantares e ainda assim temos a percepção que retrocedemos no conhecimento de Deus.
Um dos diagnósticos é que Jesus não é uma ideia, Jesus é uma Pessoa!
As pessoas tem facilidade para falar de Jesus, mas continuam com uma enorme dificuldade para falar COM Jesus.
Podemos então concluir de que o ambiente atual nos mostra um desafio:
Em um mundo onde a fé media das pessoas se aproxima de um ateísmo religioso, o nosso desafio é falar de Jesus para pessoas que se dizem religiosas mas que não conhecem Jesus, o mesmo desafio de Jesus de falar da Lei para só Doutores da Lei, Escribas e Fariseus.
E nesse ambiente que chega ser até hostil, estamos nós aqui para falar de DESPERTAR VOCACIONAL!
Nesse mês dedicado as Vocações, onde fomos formados pela Santa Igreja de que a mesma se trata de um chamado, um chamado de Deus.
Ninguém se chamar para uma vocação! Pois a vivencia vocacional só pode ser sustentada por Aquele que me chamou!
Exemplo de Davi
Deus me fazia ressaltar que:
Para que esse chamado ocorra precisamos primeiro um relacionamento com Deus onde Ele Fala e eu escuto. E Deus fala gente! E como fala!
Ninguém pode calar o fala de deus! Ninguém pode calar a Boca de Deus! Deus fava ontem, Fala Hoje e Falará amanhã com os seus filhos amados!
O nosso desafio é NÃO TAPAR OS NOSSOS OUVIDOS! Se Deus não fala é porque eu não o escuto!
Como todo relacionamento, no começo as conversas são superficiais e a medida que ganhamos intimidade, começamos a falar de coisas mais profundas e intimas!
Veja dois exemplos de chamado:
Mateus 4,18 – O Chamado dos apóstolos
"18.Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19.E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”."
"20.Na mesma hora, abandonaram suas redes e o seguiram. 21.Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22.e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram."
São Mateus, 4 - Bíblia Católica Online
Mateus 19, 16 – O chamado do Jovem Rico
"16.Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus: 17.“Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.* – 18.“Quais?” – per­guntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, 19.honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo”. 20.Disse-lhe o jovem: “Tenho obser­vado tudo isso desde a minha infância. Que me falta ainda?”. 21.Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!”. 22.Ouvindo essas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens."
São Mateus, 19 - Bíblia Católica Online
Lucas 1, 26 – O chamado de Maria
"26.No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. 29.Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. 30.O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32.Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,* 33.e o seu reino não terá fim”.
34.Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”
35.Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37.porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.
38.Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela."
São Lucas, 1 - Bíblia Católica Online
Para responder as perguntas propostas nesta pregação, podemos decifrar o segredo nas seguintes sugestões:
A PRIMEIRA ATITUDE NECESSÁRIA A SER TOMADA É TER CONHECIMENTO DE CAUSA SOBRE DEUS, É TER UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM JESUS!
Um relacionamento sério com a Pessoa de Jesus, para termos as condições necessárias para ter coragem para se arriscar a ser Feliz atendendo chamado, digo a Vocação que Deus quis me dar, seja ela Sacerdotal, matrimonial ou como Religioso.
E aí?
Vc tem coragem para se arriscar?
A sair da ciranda da mesmice de viver uma vida numa ciranda onde se corre muito e não se chega a lugar nenhum?
E deixar DEUS FALAR e que suas palavras encontrem eco em vossos corações até o ponto de os inquietar

Vc tem coragem de ser Feliz?
E deixar Deus desarrumar a sua vida para arrumar do jeito dEle
Aprender o conceito de uma felicidade que não passa, que é perene e que não te aprisiona, mas te liberta!

Nesse encontro, não temos o poder e nem queremos de convencer pessoas para vocação A ou B, o que queremos é oportunizar às pessoas contemplar uma experiência de Deus nas sua vidas o restante será conduzido pelo Próprio Senhor Jesus.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

E vós, quem dizeis que eu sou?

E vós, quem dizeis que eu sou?

Nessa formação vamos meditar sobre essa pergunta de Jesus!

Vamos ler a passagem de São Marcos 8, 27-29.

"27.Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: “Quem dizem os homens que eu sou?”.
28.Responderam-lhe os discípulos: “João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas”.
29.Então, perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Respondeu Pedro: “Tu és o Cristo”.*
30.E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.*
31.E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.
32.E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.
33.Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: “Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens”.
Palavra da salvação - Gloria a vós Senhor!

Para essa formação, Deus nos dava uma visão de várias pessoas sentadas vestidas com a mesma roupa, cada uma com uma máscara de Jesus mas apenas uma das pessoas era o Jesus verdadeiro!

Jesus muitas vezes usou da metodologia das "perguntas", para a partir disso perceber a verdade e decisão do nosso coração.

As perguntas de Jesus vão muito a fundo: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Nessa pergunta mais abrangente a opinião é mais generalizada, temos outra ainda mais direta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Dependendo da autenticidade e da sinceridade da resposta, a vida do discípulo pode sofrer uma transformação radical.

Se Jesus é alguém realmente de destaque para o seu discípulo, isso vai determinar toda a maneira de ser e agir do mesmo.

É necessário então nos colocarmos no lugar de Pedro e examinarmos nossas atitudes para que estas sejam coerentes com aquilo que proclamamos. 

Pedro respondeu de maneira comprometedora. Se pra ele, Pedro, Jesus é o “Messias”, o “Filho de Deus” logo isso determina todo o restante da sua existência.

Em sã consciência e no uso do perfeito juízo, só pode então… segui-Lo.

Seguir Jesus, é ser um verdadeiro cristão. Cristão do jeito e forma que Jesus quer. EXEMPLO: Há dois tipos de cristãos: os admiradores, e os seguidores.

Os “admiradores” ficam nas arquibancadas aplaudindo, e só.

Os “seguidores” por sua vez, estão na “arena da vida” com o Mestre, acompanhando e seguindo de perto seus passos.

E sabem que, assim como seu Mestre, também são e serão perseguidos, caluniados, mas estão destinados à ressurreição, e à Vida Eterna prometida pelo Senhor.

Andar com JESUS e andar COMO Jesus.

Somos livres para viver de acordo com o nosso nível de intensidade do Evangelho
Só se vive grandes coisas se sair do natural

Lembra do andar nas águas? Quem era o personagem? Pedro viveu grandes coisas por que não teve medo de vivê-las !