A Palavra de Deus nos traz um uma história muito conhecida que nos conta a morte de João Batista! Essa passagem está em Marcos 6, a partir do versículo 17 e nos diz assim:
"Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram".
Palavras da Salvação!
Glória a vós Senhor!
A pregação de hoje esta direcionada para os casais do Projeto Amor e Responsabilidade e deste modo, nos leva a tirar o olhar da morte de João Batista e colocar no casal personagem desta passagem: Herodes e Herodíades!
Herodíades era esposa de Felipe, irmão de Herodes! Precisamos estar cientes de que se trata de um caso de Adultério!
João Batista, denunciou o pecado de adultério a Herodes e as palavras de João traziam constrangimento ao Rei e um risco real aos planos de Herodíades, e por isso, João passou a ser odiado e posto como Inimigo numero 1 dos planos de Herodíades!
Como o povo respeitava João, a denúncia do pecado que sustentava aquele casamento, deixava o casal Herodes/ Herodíades muito mal visto junto aos súditos, mas, por outro lado, Herodes não tinha coragem de matar João por medo de uma revolta popular!
Para entender o contexto da situação de Herodes, precisamos saber que naquele tempo o Império Romano, que dominava a região de Israel mantinham o organograma da sociedade das regiões conquistadas de acordo com a sua tradição, pois desta forma, diminuía o risco de rebeliões e por consequência, a diminuição do recolhimento dos impostos!
Mesmo não tendo tantos poderes, Herodes como rei, poderia escolher qualquer mulher para ser sua esposa ( Assim como os homens de hoje podem escolher de forma correta e sensata, as mulheres com a qual deseja namorar, ou casar), mas decidiu iniciar o relacionamento baseado no pecado, o pecado do adultério!
Nessa promoção é o seguinte, você leva o pecado e junto com ele, a morte! Quantos casais edificam seus relacionamentos no pecado e não sabem que o fruto é a morte! Morte de si e de inocentes, como também de justos!
Quando eu olho para Herodíades, eu me lembro de outras mulheres cruéis da Bíblia! Lembro da esposa de Putifar que acusou injustamente a José do Egito; Lembro também de Dalila que envolveu Sansão e o levou à morte; de Jezabel, esposa de Acab que levou Nabot a morte. Quatro mulheres cruéis!
Tenham cuidado para não escolher as Herodíades que estão soltas no mundo ( Herodíades nesse caso, pode ser um Homem também!). E onde encontraremos este tipo de mulher?
Em todo relacionamento onde a base é o pecado, o fruto é a morte! Mas, mesmo quando escolhemos uma boa mulher para namorarmos ou casarmos, precisamos impedir a espiritualidade de Herodíades entre na vida a dois! E qual é a espiritualidade dela? A espiritualidade do Pecado! Toda vez que deixamos o pecado entrar em nossa relacionamento, sem saber estamos implantando a espiritualidade de Herodíades em nossas vidas! E isso pode nos levar a morte, ou pior ainda, a morte de inocentes e até de profetas de Deus!
Pois o meu pecado pode derrubar todo o testemunho construído com minha vida de profeta (evangelizador na música, teatro e outros).
Herodes sabia que João falava a verdade, uma verdade que vinha de Deus! Vejam que não basta ter contato com a Palavra de Deus, se faz necessário, ter coragem para conduzir seus relacionamentos obedecendo essa Palavra!
João Batista foi decapitado por uma vingança! A Vingança de Herodíades foi pensada em todos os pequenos detalhes, dia e noite, e naquele dia tudo havia sido pensado, tudo estava preparado! Um Homem dominado pelo pecado, nunca vai perceber as armadilhas que as Herodíades estão preparando para seus relacionamentos!
Precisamos estar atento para as Herodíades que teimam entrar nos relacionamentos, pois como Paulo nos diz: " O salário do pecado é a morte!" e como vimos no texto, a morte até mesmo de pessoas inocentes!
Os atos decorrentes da presença do pecado nos relacionamentos, podem levar à sua própria morte, a morte do seu namorado ou dos pais! Afinal, quantas pessoas não fazem coisa horríveis em nome do "amor"!
Quantos pais são mortos pelos filhos por causa de namoros destemperados pelo pecado! Hoje, Jesus deseja lhe dar um relacionamento edificado na Rocha (Mt 7), onde seja sólido em seus ensinamentos de amor e responsabilidade pelo o Outro e esse Outro, além do namorado ou esposo, tambem alcance os Joãos Batistas que estão na sua vida!
Quantos pais são mortos pelos filhos por causa de namoros destemperados pelo pecado! Hoje, Jesus deseja lhe dar um relacionamento edificado na Rocha (Mt 7), onde seja sólido em seus ensinamentos de amor e responsabilidade pelo o Outro e esse Outro, além do namorado ou esposo, tambem alcance os Joãos Batistas que estão na sua vida!