O ano de 2012 tornou-se o centro de gravidade do fim do mundo por uma confluência de achados proféticos. Primeiro, surgiu a tese de que a Terra será destruída com a volta do planeta Nibiru em 2012. Depois, veio à tona que o calendário dos maias, uma das esplêndidas civilizações da América Central pré-colombiana, acaba em 21 dezembro de 2012, sugerindo que se os maias, tão entendidos em astronomia, encerraram as contas dos dias e das noites nessa data é porque depois dela não haverá mais o que contar. Posteriormente, apareceram os eternos intérpretes de Nostradamus e, em seguida, vieram os especialistas em mirabolâncias geológicas e astronômicas com um vasto cardápio de catástrofes: reversão do campo magnético da Terra, mudança no eixo de rotação do planeta, devastadora tempestade solar e derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea – tudo em 2012 ou em 21 de dezembro de 2012.
Desde os anos 50, cada década tem pelo menos uma dúzia de filmes apocalípticos dignos de nota, de Godzilla a Apocalypto, de O Planeta dos Macacos a Matrix, de O Bebê de Rosemary a Presságio e claro, o mais famoso, 2012, o filme. Eles sempre narram algo do seu tempo.
Para tranquilizar nossos leitores, Veja as 10 profecias apocalípticas mais famosas sobre o QUANDO do fim do mundo de todos os tempos:
1 - No ano 1000 os teóricos do apocalipse disseram que o final do mundo seria 1000 anos após o nascimento de Jesus cristo! Depois explicaram que a data correta seria 1000 anos depois da morte de Jesus Cristo, em 1033;
2 – Em 1520, Astrólogos previram que o fim do mundo começaria com uma inundação em Londres em 1º de fevereiro! No dia nem chuviscou;
3 – Em 1530, Melchior Hoffmann, profeta anabatista, previu que, um milênio e meio depois da morte de Cristo, o mundo seria consumido em chamas! O profeta em questão foi preso e morreu na prisão.
4 – Em 1537, o astrólogo francês Pierre Turrel achou quatro datas para o fim do mundo: 1537, 1544, 1801 e 1814! Não se tem notícia de alguém tenha errado tanto quanto ele;
5 – Em 1648, o judeu Sabbatai Zevi descobriu que ele mesmo era o Messias e viria em 1648. Mudou a data para 1666! Preso, converteu-se ao islamismo;
6 – Em 1736, o teólogo inglês William Whiston previu que o fim seria em Londres em 13 de outubro. O rio Tâmisa fiou atulhado de barcos para fugir da inundação! De novo nem choveu;
7 – Em 1843, o adventista William Miller anunciou o apocalipse para o dia 3 de abril, depois 7 de julho, depois 21 de março de 1844 e, por fim, 22 de outubro! Viveu para ver todos os seus erros. Morreu cinco anos depois do fracasso da sua ultima previsão;
8 – Em 1914, Testemunha de Jeová esperaram o cataclismo final para 1914. Já havia fracassado na previsão anterior que indicara o ano de 1874! Só para registrar que falharam também na previsão futura em 1975;
9 – Em 1980, Um presságio astrológico árabe dizia que o mundo acabaria com Saturno e Júpiter em conjunção com o signo de libra a 9 graus, 29 minutos! Constatou-se que até a configuração astronômica estava errada;
10 – Em 1999, Diversas profecias previam o fim do mundo em 11 de agosto! Atribuíram o erro ao culpado de sempre, Nostradamus.
Quando Jesus profere seu sermão profético no capítulo 24 do Evangelho de Mateus, respondendo aos seus discípulos sobre quando se daria o fim dos tempos, Jesus disse: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Pois muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.”
Jesus cita nesta passagem acontecimentos que precederão o fim, Terremotos, guerras e outras tragédias que de certa forma percebemos estas profecias sendo concretizadas nos noticiários de hoje, mas Jesus avisa: “Todas essas coisa não são o fim e sim o princípio das dores”.
Para nós cristãos, o livro do Apocalipse escrito por São João é uma resposta de Deus para todos nós, onde não nos diz quando, mas nos ensina a identificar os sinais e os acontecimentos que antecedem o verdadeiro ARMAGEDON, um evento onde Jesus retornará de forma triunfal, onde será estabelecido o seu reino e a instalação da NOVA JERUSALÉM! Esse Acontecimento tem sido proclamado incessantemente por Nossa Senhora em Medjugorje, onde aparece há mais de 30 anos, como algo mais próximo! E nós cristãos devemos ter medo da volta de Jesus? Acredito que não, pois Jesus é o Senhor e sua vinda deve ser aguardada da forma que ele ensinou: Orai e vigiai!... (Mt 26,41)
A quem interessa tanto medo? Imagine quantas pessoas que entram em desespero por causa destas previsões de medo amplamente divulgado na grande mídia e redes sociais. Quando um Cristão deveria fazer a seguinte pergunta: E Jesus, o que diz sobre isso? Vejamos no Evangelho de São Marcos no versículo 32 do capítulo 13: “Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”. E quantas igrejas não difundem de forma exaustiva o medo, desconsiderando as palavras de Jesus e explorando o apocalipse de forma equivocada? E a Igreja católica, o quê nos diz?
Vejamos este texto retirado do documento do Concílio de Latrão: O Magistério da Igreja, seguindo os passos de seu Fundador, decretou em 1516, no V Concílio de Latrão: “Mandamos a todos os que estão, ou futuramente estarão, incumbidos da pregação, que de modo nenhum presumam afirmar ou apregoar determinado juízo”.
O nosso bispo Dom Odelir, na sua coluna A Voz do Pastor (Edição 454/ Jornal Correio da semana), também reintera essa posição da Igreja no seu primeiro artigo do ano, vejamos o que Dom Odelir nos escreveu:
“...O ano de 2012 está em evidência, relacionado ao fim do mundo, e se tornou o centro das atenções dos esotéricos. Segundo o calendário Maia, o ano de 2012 é a chave para muitas de mudanças e está associado ao fim de um ciclo. Para muitos este final está inteiramente ligado a destruição da humanidade por uma série de eventos terríveis e de cunho catastrófico. Para outros fica subentendido o fim da humanidade, como ela é hoje, dando inicio a um novo tempo de humanidade e espiritualidade do homem.
A numerologia explica que 2012 será um ano ímpar, que corresponde à soma dos números 2+0+1+2 = 5. Por ser um ano 5, será uma ano de grandes mudanças e consideráveis mudanças na vida das pessoas.
Os antigos povos Maias – habitantes do Sul do México e da América Central – eram observadores do universo e, por consequências disso, grandes astrônomos. Com base em seus estudos, os Maias previram que tendo como ponto inicial a civilização Maia (3113 a.C.) até o final do ano de 2012 d.C. , o sol emanaria raios mais intensos ao planeta Terra. Desta forma, eles descobriram que o Sistema Solar se encontra em um cruzamento entre duas galáxias, no qual as três galáxias, no qual as três galáxias irão se alinhar em 2012 e receberão um fluxo máximo de energia solar.
O ano de 2012 para os Maias é um ano marcado em seu calendário de longa duração como o fim de um ciclo. O fim do Quinto Sol e o início do Sexto Sol, que se inicia no ano de 3113 a. C. e termina em 21 de dezembro de 2012”.
Desta forma, segundo Dom Odelir, não se trata de uma profecia, mas sim um fim de um ciclo.
Então que a Esperança vença o medo em 2012, que seja um ano abençoado, cheio de bênçãos e realizações e que seja marcado por um novo ciclo de santidade e conversão na sua vida e nos seus familiares!
Então que a Esperança vença o medo em 2012, que seja um ano abençoado, cheio de bênçãos e realizações e que seja marcado por um novo ciclo de santidade e conversão na sua vida e nos seus familiares!